quinta-feira, 30 de junho de 2011

Esporte

Jurutienses disputam campeonato brasileiro de Karatê

Alberto Nazaré fez treino apronto em Santarém
Os atletas jurutienses Alberto Nazaré e Letícia Nazaré viajaram no início desta manhã para participar do Campeonato Brasileiro de karatê em Recife. Eles foram aconpanhados da delegação de Santarém.

Ao comando do professor Beto Rego, o último treino foi realizado ontem. Atletas de Juruti e de Santarém vão se integrar à seleção paraense com o objetivo de obter título do campeonato.
O faixa preta, Bruno Rego já conquistou duas vezes o vice campeonato e agora, busca se tornar o melhor do Brasil.

“Treino há muito tempo pra essa competição, onde eu venho de lesão, eu fiquei um pouco parado, mas os treinamentos fizeram eu ter um bom rendimento, pra ‘ta’ 100% pra competir esse campeonato brasileiro.”

Segundo o professor é uma competição difícil, o nível é alto, mas os atletas estão preparados. “Os atletas treinaram esses meses todinhos se preparando para essa competição, que é o
campeonato mais importante do caratê no Brasil. (...) vão em busca de medalhas, são atletas a nível nacional e com certeza vai vim medalhas.”
destacou o professor de karatê, Beto Rego.

Em engtrevista à imprensa, o professor e karateca Alberto Nazaré disse que é a quarta vez que participa dessa competição. "Para mim é um prazer muito grande representar não apenas o Pará, mas também a cidade de Juruti, pois é fruto de um trabalho de quatro anos", destacou.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Política

PTB de Juruti monta estratégia para eleições 2012

Júnior Canto, Manoel Borges, Peruano e Marquinho
Aconteceu hoje pela manhã no gabinete do vereador Manoel Borges, nas dependências da Câmara Municipal de Juruti, uma reunião envolvendo as principais lideranças do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) do município de Juruti. Estiveram presentes o presidente do partido, empresário Júnior Canto, o vice-prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane (Marquinho), o vereador Manoel Borges (Cobra) e o empresário Edjânio Figueira (Peruano).

O assunto principal da reunião foi discutir as eleições do ano que vem. Nessa reunião o partido decidiu que vai manter candidatura própria a prefeito ano que vem e que o candidato é o vice-prefeito Marquinho. Segundo Júnior Canto, o PTB não abre mão da cabeça de chapa. Se não houver acordo com outros partidos, o PTB deve sair com chapa única à Prefeitura de Juruti; nesse caso os candidatos seriam Marquinho e Peruano.

As lideranças informaram que no momento o PTB está aberto à negociações, inclusive conversando com outros partidos como o PMDB, PSDB e o próprio PT, mas não abre mão de uma decisão: o candidato é o  vice-prefeito Marquinho. 

O presidente do partido disse que no próximo dia 14 de julho deverá ocorrer um grande evento em Juruti em homenagem ao aniversário do deputado Júnior Ferrari quando deverá ser fechada uma pré-aliança com a melhor proposta que possa aparecer até lá.  A partir de julho também o PTB vai iniciar uma forte campanha de refiliação e novas filiações com o objetivo de fortalecer ainda mais as candidaturas à Câmara Municipal. 

"O partido estará aberto para conversar com todos os partidos, mas uma decisão já é certa: o PTB não abre mão de ter a cabeça da chapa com o vice-prefeito Marquinho", ressaltou Júnior Canto, palavras ratificadas pelo empresário Peruano, pelo vice-prefeito Marquinho e o vereador Manoel Borges.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Parintins 2011

Festa Vermelha: Garantido bate o favorito Caprichoso e fica com o título de Parintins

 Após apuração ocorrida esta tarde, na Sala de Imprensa do Bumbódromo, o Boi Bumbá Garantido sagrou-se campeão do Festival Folclórico 2011 de Parintins.
O resultado apurado foi o seguinte:
 
Dia 24/06:
Garantido - 419,0
Caprichoso - 419,4
 
Dia 25/06:
Garantido - 419,9
Caprichoso - 419,6
 
Dia 26/06:
Garantido - 419,9
Caprichoso - 419,6
  
TOTAL:
Garantido - 1.258,8
Caprichoso - 1.258,6
 
Diferença a favor do Garantido - 0,2
 
 
Os torcedores se aglomeraram no local durante toda a apuração. Os visitantes que ainda estão em Parintins também puderam participar da passeata da vitória vermelha e branca, que levou milhares de torcedores às ruas da cidade.
 
Em Juruti muitos fogos e vibração por prte de boa parte da população que torce pelo Garantido, principalmente nos últimos dois anos quando um filho da terra, Sebastião Júnior, passou a ser o cantor oficial do boi vermelho, assumindo lugar deixado por David Assayag que foi para o boi Caprichoso. Este ano uma equipe de dançarinos de Juruti foi integrar as tribos coreografadas do Garantido, outro motivo para se fazer festa na cidade.
 
Equipe do site Alvorada e Portal de Juruti

Administração Municipal

Júnior Canto deixa Secretaria de Comunicação

Em contato direto com o blog, o empresário da comunicação, Ival de Sousa Canto Júnior (Júnior Canto), informou que deixou a Secretaria de Comunicação do governo do prefeito Henrique Costa. Depois de mais de três anos à frente do setor de comunicação, Júnior alegou, entre outras, seus afazeres particulares para não continuar mais à frente da Semcom de Juruti.


Parintins 2011

Apuração das notas do Festival Folclórico de Parintins começa às 14h

O Festival Folclórico de Parintins de 2011 está perto do fim. Depois de três noites fantásticas de Garantido e Caprichoso na arena do Centro Cultural da Ilha Tupinambarana, agora a decisão de quem será o campeão está nas mãos dos jurados, que assistiram atentamente às apresentações e deram notas para cada um dos 21 itens.

Neste ano, o corpo de jurados é formado por nove pessoas mais o presidente, que não dá notas em nenhuma das noites. Após um sorteio realizado na semana passada, ficou decidido que o júri seria composto de profissionais ligados às artes dos Estados do Espírito Santo, Piauí e Ceará. Eles chegaram à ilha na quinta-feira passada e ficaram hospedados em uma casa do lado azul da cidade.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC), a apuração das notas dos juízes será feita hoje, a partir das 14h, na sala da Agência de Comunicação (Agecom), que fica localizada no Bumbódromo. Um telão será montado para que os órgãos de imprensa acompanhem a leitura de cada bloco de jurados. Cada um dos bois também terá uma comissão para acompanhar os detalhes da apuração.

Do lado de fora do Bumbódromo, como sempre, deve haver muita expectativa. Além de televisores, os torcedores de Garantido e Caprichoso acompanham as leituras por rádios locais e gritam a cada dez lido. À medida que o tempo vai passando, com um boi se sobressaindo sobre o outro, uma das galeras sempre acaba deixando o local mais cedo, deixando a festa para o adversário.

Depois que o resultado for anunciado, uma carreata vai tomar conta da ilha e passar pelas principais ruas de Parintins. Após passar pelas ruas próximas ao reduto do rival, a comemoração se concentra no curral do campeão e dura a madrugada inteira. Só então chega ao fim o 46º Festival Folclórico de Parintins. Mas ano que vem tem mais!

Parazão 2011

Título do Campeonato Paraense vai pela primeira vez para o interior

O novo campeão estadual é o Independente, de Tucuruí

Em uma decisão emocionante, o Independente de Tucuruí leva pela primeira vez o título do Campeonato Paraense para o interior do estado. O título quase foi decidido no tempo normal, com vantagem conquistada em uma atuação arrasadora do Galo nos dez minutos finais do primeiro tempo. Mas o Paysandu equilibrou a partida e levou a decisão para a disputa de pênaltis.

Decidindo em casa, com mais de 21 mil pagantes nas arquibancadas do Mangueirão, o Paysandu estava pronto para comemorar o título. Do outro lado, o Galo entrou em campo desfalcado de um dos destaques do campeonato, o goleiro Dida, que teria sido visto conversando com diretores do Paysandu e foi barrado pela diretoria do Independente.

O Paysandu começou a partinda impondo seu ritmo de jogo ao Independente, encurralou o adversário e dominou a partida até abrir o placar. Aos 12 minutos, Sidny soltou a bomba em uma cobrança de falta na intermediária, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro Osmair. Festa no Mangueirão, o título estava cada vez mais próximo.

Mas o Independente não sentiu o baque, e equilibrou a partida. Aproveitando o "amolecimento" do Paysandu,  o Galo Elétrico foi pra cima do adversário e seria responsáveis por sete minutos eletrizantes no final do primeiro tempo. A reação começou aos 38 minutos, quando Marçal recebeu de Fábio Gaúcho, cortou a zaga e acertou o ângulo. Golaço.

Minutos depois, Vanderson desperdiçou cara-a-cara com goleiro, e no lance seguinte Marçal fez grande jogada pela direita e cruzou para o centroavante Wegno empurrar para o gol bicolor. A virada calou o Mangueirão. O Paysandu tentou reagir com Rafael Oliveira, que dividiu com o zagueiro e ficou sozinho, mas chutou em cima do goleiro.

E mais um contra-ataque fulminante, o Independente chegou ao terceiro gol aos 44 do primeiro tempo. Gian recebeu lançamento na área e tocou de primeira para Joãozinho bater de esquerda no canto de Fávaro. O surpreendente resultado de 3 a 1 e o domínio absoluto da partida deixaram o Galo em situação confortável para o segundo tempo.

Coube ao Paysandu entrar a mil por hora, com Sandro no lugar de Alisson e Heliton no lugar de Alexandre Carioca. Com 1 minuto de segunda etapa, Heliton aproveitou o rebote do goleiro e empurrou para o gol, mas o auxiliar já apontava o impredimento. Logo depois, no rebote da falta cobrada por Mendes, Heliton não perdoou e diminuiu.

O gol impulsionou o Paysandu, aproveitando o campo cedido pelo o Independente, que recuava cada vez mais em campo. Mendes chegou a acertar a trave, depois de troca de passes no ataque bicolor. O Independente acordou aos 23 minutos, com a cabeçada de Wegno que acertou a trave. Logo depois o atacante saiu para a entrada de Moisés.

Enquanto Sinomar tentava preencher o meio de campo e enfraquecia o ataque, Roberto Fernandes gastou a última alteração tirando Andrey e colocando Marquinhos, frustrando os torcedores que pediam a entrada de Zé Augusto. Mas a alteração surtiu efeito e o Papão voltou a dominar a partida, pressionando a defesa do Independente.

A pressão bicolor deixava espaço para os contra-ataques do Galo, e foi em uma falta cometida por Diguinho que Fávaro rebateu e Gian empurrou para o gol, mas o árbitro anulou marcando o impedimento. Logo depois, Joãozinho avançou sozinho, mas Fávaro faz um milagre e salvou o Paysandu. Aos 42 minutos, o Galo vencia e levava perigo.

Perdendo chances de matar o jogo, o Galo foi penalizado. O veterano Sandro aproveitou a sobra e soltou a bomba de fora da área, no canto direito do goleiro, e empatou a partida aos 44 minutos do segundo tempo. O empate heróico, a festa da torcida, o nervosismo do Galo, tudo conspirava para o tricampeonato bicolor, certo? Errado.

O 99º campeonato paraense seria decidido nos pênaltis, e o Paysandu parecia bem mais inteiro. Fábio Gaúcho abriu a série de cobranças acertando o canto esquerdo de Fávaro. Sidny chutou por cima o primeiro pênalti bicolor. Lima converteu com força o segundo do Galo. Rafael Oliveira mandou uma bomba, mas também  por cima do gol.

Dependendo das mãos de Fávaro, o Paysandu ficou em situação complicadíssima quando o zagueiro Adison descolocou o goleiro, convertendo a terceira cobrança do Independente. Se Mendes perdesse a terceira cobrança, o Galo seria campeão. E Mendes perdeu. Mais um chute por cima do gol, para silenciar a capital do Estado.

Prestes a fazer parte de um possível novo estado, Tucuruí é a primeira cidade do interior a comemorar um título paraense. Com uma equipe formada basicamente por jogadores da região e com uma folha salarial de cerca de R$ 90 mil, o Independente agora colhe os frutos de uma conquista que vai muito além da fase ruim de Remo e Paysandu, que inclusive, foram derrotados pelo Galo Elétrico na brilhante arrancada que terminou com o título do campeonato. (DOL)

PAYSANDU x INDEPENDENTE DE TUCURUÍ

BRASILEIRÃO 2011

Cariocas têm um bom final de semana no Brasileirão.


Confira os resultados da 6ª rodada


6ª RODADA
25/06 - 18h30 Flamengo-RJ 4 x 1 Atlético-MG
25/06 - 18h30 Atlético-PR 0 x 2 Bahia-BA
25/06 - 21h00 Cruzeiro-MG 2 x 1 Coritiba-PR
26/06 - 16h00 Avaí-SC 0 x 1 Fluminense-RJ
26/06 - 16h00 Ceará-CE 2 x 0 Palmeiras-SP
26/06 - 16h00 Botafogo-RJ 2 x 1 Grêmio-RS
26/06 - 16h00 Corinthians-SP 5 x 0 São Paulo-SP
26/06 - 18h30 Internacional-RS 4 x 1 Figueirense-SC
26/06 - 18h30 Atlético-GO 0 x 1 Vasco da Gama-RJ
2/07 - 18h30 Santos-SP x América-MG

sábado, 25 de junho de 2011

Esporte


Juruti faz história nos jogos estudantis

Terminou hoje a tarde no ginásio da Uepa, em Santarém, os jogos paraenses estudantis, regional Oeste do Pará. Pela primeira vez participando da competição, Juruti foi representada pela escola de ensino médio Raimundo de Sousa Coelho que participou com duas seleções: uma de vôlei e outra de futsal, ambas masculinas.

Ao final da competição, nossos alunos alcançaram a segunda colocação na modalidade de voleibol e o terceiro lugar em futsal. Segundo a professora Caroline Miranda, uma das coordenadoras da nossa seleção, os jurutienses só não foram mais longe por causa de uma irregularidade, pois os jogos eram para seleções das escolas e a cidade de Alenquer participou com uma seleção geral do município.

A coordenadora de Juruti disse que nossos selecionados ainda entraram com um recurso junto à coordenação, mas não foram atendidos, ficando protocolado apenas uma nota de repúdio. Neste sábado, acontece a entrega de medalhas no ginásio da Uepa, mas em forma de protesto a delegação de Juruyti não irá à solenidade.

Desde já nosssos parabéns aos bravos atletas da escola Raimundo Coelho que, entre doze seleções, conseguiram o segundo e terceiro lugares.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Religião

Milhares de fiéis vão às ruas reverenciar Nossa Senhora da Saúde

Milhares de féis foram às ruas em Juruti
Aconteceu na tarde noite desta quinta-feira, 23, o Círio de Nossa Senhora da Saúde, evento que abre as fesdtividades da padroeira de Juruti. Este ano, a imagem da santa saiu da comunidade São Benedito, no planalto, e percorreu cerca de 16 km até chegar a cidade. A partir do cruzamento da Translago com a Tugo Maruoka, a procissão seguiu por várias ruas de Juruti, sempre recebendo homenagens.

Foram muitas as homenagens prestadas à Nossa Senhora da Saúde. A primeira delas acontecenu no Posto Santo antonio. A segunda foi na escola municipal Maria Pereira; em seguida foi a vez da Secretaria Municipal de Educação prestar sua homenagem. A imagem também recebeu homenagem da Prefeitura de Juruti, mas uma das homenagens mais marcantes aconteceu em frente a Associação Comercial e Empresarial de Juruti (Acej), onde um palco foi armado para que os alunos da Escola de Música Wilson Fonseca cantassem o hino da festa.

Após percorrer toda a extensão da avenida Marechal Rondon, a procissão chegou à praça da Matriz onde foi celebrada a Santa Missa. Em seguida aconteceu  leilão de oferendas e apresentações artístico-culturais . A programação das festividades de Nossa Senhora da Saúde prosseguem até o dia 2 de julho, dia da festa, quando uma vasta programação será realizada para fechar a festa da padroeira do povo de Juruti.

Confira outras fotos do Círio 2011

Coral com om presidente da Acej


Primeira dama Aparecida Camarão acompanhou o Círio
Prefeito Henrique Costa acompanha o Círio todos os anos

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Concursos



CespUnb divulga data provável para resultado do Concurso da Seduc-AM

 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília - CespUnb divulgou na noite de ontem, um comunicado informando a data prevista para o resultado do Concurso da Seduc-AM, realizado em maio passado.


 
Abaixo, o Comunicado na íntegra:

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO (SEDUC)
DE NÍVEL MÉDIO E DE NÍVEL FUNDAMENTAL
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR,

 O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE/UnB) comunica que o resultado final da prova objetiva e o resultado provisório da prova discursiva (somente para os cargos de nível superior), bem como o resultado final da prova objetiva (somente para os cargos de nível médio e nível fundamental) e a convocação para a prova prática (somente para os cargos de nível fundamental) estarão disponíveis no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/seduc_am2011, na data provável de 24 de junho de 2011.

Parintins 2011


Garantido vai abrir o Festival de Parintins 2011


Após o sorteio ocorrido na manhã desta quinta-feira, 23, na Praça da Catedral, está definida a ordem de apresentação de Caprichoso e Garantido na arena do Bumbódromo, durante as noites de 24, 25 e 26 de junho.
O prefeito municipal Frank Bi Garcia fez o sorteio e a ordem ficou assim:
Dia 24 (sexta): 

1 - Garantido
2 - Caprichoso

Dia 25 (sábado):
1 - Garantido
2 - Caprichoso

Dia 26 (domingo):
1 - Caprichoso
2 - Garantido

Esporte

Copa Oeste do Pará será em Santarém

Seleção de Juruti, campeã da Copa Oeste do Pará
A informação foi forrnecida pelo presidente da Liga Esportiva de Santarém, Silvestre Campinas, que disse que recebeu sinal livre do secretário de Esporte e Lazer do Estado do Pará para que a cometição aconteça em Santarém. A previsão de Silvestre é que dez seleções participem do evento deste ano, entre elas Santarém, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Itaituba e a atual campeã que é a seleção de Juruti.

Com essa informação, o presidente da Liga Esportiva de Juruti, Wilásio Barroso, já começa a realizar o trabalho de montagem da comissão técnica que vai dirigir nosso selecionado em busca do bicampeonato da Copa Oeste do Pará. Sehgundo ele, Juruti tem bons profissionais que podem atuar à frente da seleção, como o próprio técnico André Braga e seu auxiliar Donaldo.

Wilásio Barroso, presidente da Liga de Juruti
Quanto aos jogadores, Wilásio disse que Juruti tem tudo para montar uma seleção competitiva com bons valores, uma vez que no momento está sendo realizado o campeonato juurutiense de futebol amador e os times estão em ação. Portanto, os jogadores que fiquem atentos e comecem a mostrar serviço porque dentro dos próximos meses, a Liga Esportiva vai convocar os jogadores que defenderão Juruti na Copa Oeste.

A competição terá como placo o estádio Colosso do Tapajós. O período ainda não está definido, mas ao que tudo indica deve ser na segunda semana de setembro.

Meio Ambiente

Aquífero Alter do Chão pode ser entregue a pesquisadores estrangeiros‏

O desprezo do governo federal e o desinteresse da Agência Nacional de Águas (ANA) está levando o gigantesco aquífero Alter do Chão, no município de Santarém, para as mãos de pesquisadores estrangeiros e, por via quase direta, para as mãos de potências estrangeiras. É o que revela a jornalista Zilda Ferreira, que esteve por uma semana na vila balneária de Alter do Chão, e entrevistou o cientista paraense Milton Mata, da Universidade Federal do Pará.
 A abrangência deste aquífero é genuinamente nacional, pois ele se estende pelo oeste da Amazônia brasileira, nos Estados do Pará, Amazonas e Amapá. Entretanto, para que se possa afirmar com precisão sua extensão é necessário um estudo mais aprofundado. Mas, há poucas dúvidas de que não seja o que possui o maior volume de água, uma vez que está abrigado debaixo da maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônica.
Diz  o pesquisador da UFPA: O Aquífero Alter do Chão, já nosso conhecido e de toda a comunidade científica da Amazônia, desde a década de 60, mas ninguém jamais expressou vontade de estudar isso de forma sistemática. Eram somente poços isolados que abasteciam comunidades específicas. Meu grupo de pesquisa, depois que eu defendi minha tese de Doutorado, em 2002, e calculei a reserva hídrica de outro sistema aquífero (Aquífero Pirabas) resolveu investigar o Aquífero Alter do Chão mais de perto. Isso iniciou ano passado.
Hoje não se tem qualquer controle sobre o que vai ser feito com esse aquífero. Não se tem nem planos pra uso e proteção de duas águas. Soube-se que a ANA vai divulgar um edital fazendo uma licitação internacional para contratar estudos sobre o Alter do Chão. Eu, particularmente, acho isso um absurdo. A licitação em si não teria sentido, uma vez que existe um grupo que o conhece, que o está estudando, que é da região e que por isso mesmo conhece as condições sócioeconômicas e políticas locais. Isso, associado à competência profissional desse grupo, sua vasta experiência na matéria, demonstrada pelos inúmeros trabalhos publicados nas últimas décadas sobre o assunto, já justificaria a não realização de licitação. 
O aquífero Alter do Chão pode ser o maior do mundo em volume de água, anunciava, em abril deste ano, o geólogo Milton Matta da Universidade Federal do Pará (UFPA) aos jornais brasileiros, à mídia européia e à TV Globo. Um estudo preliminar aponta um volume superior a 86 mil quilômetros cúbicos de água, o suficiente para abastecer a população mundial por 100 (cem) anos. Para se ter um idéia, o Aquífero Guarani, tido até agora como um dos maiores do mundo, tem um volume estimado de 45 mil quilômetros cúbicos, ressaltava o professor Milton Matta, um dos cinco pesquisadores responsáveis pelo estudo.
(Veja a entrevista exclusiva do professor Milton Matta, da UFPA, que confirma que a ANA -Agência Nacional de Águas- pretende abrir licitação internacional para pesquisar o Aquífero Alter do Chão e, possivelmente, entregar a grupos estrangeiros).
*Por Zilda Ferreira (Zilda Ferreira esteve em Santarém e na Vila Balneário de Alter do Chão, durante uma semana, no período de 21 a 28 maio de 2010)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Religião

Juruti se enfeita para o Círio de Nossa Senhora da Saúde

Capa do programa de N. S. da Saúde
Nesta quinta-feira, 23, além de ser feriado nacional de Corpus Christi, também é feriado municipal em Juruti, pois trata-se do dia do Círio da padroeira do município, Nossa Senhora da Saúde. Durante os dois dias que antecedem a festa maior do povo católico juurutiense, as pessoas e entidades enfeitam as ruas e as frentes de suas casas para homenagear Nossa Senhora por ocasião de sua passagem.

Este ano as festividade acontecem de 23 de junho a 02 de julho, dia da festa, e tem como tema "Maria escuta, Maria se levanta", com o qual a coordenação da Paróquia pretende realizar váios debates e celebrações para mostrar o poder e a força da mãe de Jesus, Maria. 

O Círio começa às 16 horas desta quinta-feira, 23, com o seguinte itinerário: comunidade de São Benedito; estrada do Curumucuri; Comunidade São João da Mataria; Santo Antonio; Rodovia PA-257 até o posto Santo Antonio de onde seguirá em procissão pela travessa Tugo Maruoka, avenida Marechal Rondon até a igreja Matriz onde será celebrada a Santa Missa. Após a missa haverá leilão de oferendas e apresentações culturais e artísticas, no Clíper.

Como se pode observar, este ano, houve uma mudança no trajeto do Círio. Nos anos anteriores, a imagem de Nossa Senhora era levada para a comunidade de Santa Rita, região de várzea,  de onde vinha para a cidade de barco. Após desembarcar no porto, a procissão seguia por várias ruas da cidade. Este ano, os paroquianos resolveram conduzir a imagem de uma comunidade do planalto para a cidade.

Durante todas as noites seguintes ao dia 23, até dia 2 de julho, uma série de atividades vão acontecer, sempre com celebrações e depois noite alegre na praça e no Clíper Arco-Íris.

Educação

Uepa: resultado da isenção sai dia 2 de agosto
Os candidatos a uma vaga nos Processos Seletivos 2012 da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que solicitaram isenção do pagamento da taxa de inscrição, serão conhecidos no dia 2 de agosto, e não mais no dia 19 do mesmo mês, conforme a instituição havia determinado nos Editais 017 e 018/2011 – UEPA.

A errata dos editais, que tratam sobre a isenção de taxas de inscrição para o Processo Seletivo (Prosel) e para o Processo Seletivo Seriado (Prise)–Subprograma XV (1ª Etapa), foi divulgada nesta quarta-feira (22), no site da Universidade e no Diário Oficial do Estado (DOE).

No dia 2 de agosto, a divulgação oficial do resultado será até às 14h em: www.uepa.br, na reitoria da Universidade (Rua do Una, 156 –Bairro Telégrafo – Belém - Pará), e também nos 15 campi da Uepa no interior do Estado; na Unidade Regional de Educação (URE) dos municípios de Abaetetuba, Breves, Capanema, Itaituba, Parauapebas e Santa Izabel do Pará; e nas Escolas Sedes dos municípios de Rondon do Pará e Tailândia.

Este ano, a Uepa disponibiliza 11.500 mil isenções, sendo 8.050 destinadas ao Prosel e 3.450 para o Prise.

fonte: Diário do Pará

Política


Jader Barbalho

STF publica acórdão sobre a candidatura de Jader‏

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou ontem (20) o acórdão do julgamento da impugnação da candidatura do presidente do PMDB do Pará, Jader Barbalho ao Senado nas eleições do ano passado.
O registro de Barbalho foi o único caso de aplicação da Lei da Ficha Limpa pelo plenário do Supremo, tornando-o inelegível por ter renunciado ao mandato.

Apesar do empate no julgamento, a maioria dos ministros do Supremo decidiu que Jader
Barbalho estaria inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. Meses depois, em março, a própria Corte voltou atrás sobre a aplicação da norma e determinou que a lei não poderia ser aplicada nas eleições de 2010. Leia mais…

No ano passado, o político paraense obteve cerca de 1,8 milhão de votos na eleição para o Senado no Pará, mas não pôde assumir o cargo porque teve o registro negado pelo plenário do STF. No início de maio o ministro relator do processo de Jader, Joaquim Barbosa, negou um juízo de retratação solicitado pela defesa de Jader para inverter a decisão do plenário que negou o registro da candidatura.

EMBARGO
Com a publicação, os advogados de Jader impetraram ontem mesmo embargo de declaração em que pedem que a decisão seja reformada já com base em novo julgamento que determinou a não aplicação, em 2010, da Lei de número 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa.

A espera foi longa. Na próxima semana, o julgamento completará oito meses. “Foi quase uma gestação”, compara o advogado de Jader, Sábato Rossetti. O caso vem se arrastando desde o ano passado, quando o Ministério Público Eleitoral impugnou a candidatura e Jader com base na alínea K da 135/2010. Se aplicada em 2010, Jader seria punido por ter renunciado ao mandato em 2001, em meio a uma briga com o então senador Antônio Carlos Magalhães.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), contudo, aceitou o registro da candidatura e o caso foi parar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou o registro. Jader recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em julgamento no dia 27 de outubro do ano passado, os ministros analisaram o caso, mas a questão terminou em empate e eles decidiram manter a decisão anterior do TSE.

REPERCUSSÃO GERAL
Em março deste ano, ao julgar outro caso – do candidato a deputado estadual Leonídio Bouças, de Minas Gerais – o Supremo decidiu pela não aplicação da lei em 2010.
A decisão beneficiou Jader porque o próprio Supremo decidiu que ela teria “repercussão geral”. Além disso, ficou definido que não haveria necessidade de novos julgamentos por parte da corte. Bastaria a decisão monocrática (de um único ministro) para decidir os casos semelhantes.

Para recorrer, porém, era necessário aguardar a publicação do acórdão. Com a demora, os advogados de Jader chegaram a impetrar mandado de segurança contra o ministro relator do processo, Joaquim Barbosa. Apresentaram também um recurso direto ao relator em que pedia que Barbosa fizesse a retratação da decisão do plenário. Barbosa negou o pedido alegando que o acórdão não havia sido publicado.

Segundo Joaquim Barbosa, após a publicação do acórdão caberá novamente à Corte reapreciar a questão e aplicar a decisão proferida em março. Com a publicação feita ontem, os advogados de Jader puderam enfim recorrer. O entendimento deles é de que o próprio Barbosa poderia julgar o recurso. 

Fonte: DOL

terça-feira, 21 de junho de 2011

Educação

Governador Simão Jatene conhece o projeto acadêmico da UFOPA


“Aqui está nascendo, de fato, um novo olhar sobre a Amazônia”, afirmou o governador do estado do Pará, Simão Jatene, durante sua primeira visita à Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), ocorrida na manhã de hoje, dia 20 de junho, em Santarém (PA). Recebido no Campus Tapajós pelo reitor da UFOPA, Prof. José Seixas Lourenço, Simão Jatene mostrou-se feliz e entusiasmado com o inovador modelo acadêmico adotado pela instituição, que se baseia na interdisciplinaridade e nas demandas regionais. “O que vejo na UFOPA é o caminho interessante da interdisciplinaridade. Vocês estão, de forma muito precisa, enfrentando o desafio do desenvolvimento regional, de forma ética”.

Durante a visita, Simão Janete e Seixas Lourenço assinaram o termo de criação do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) do Tapajós, que será implantado na universidade e terá como carro-chefe o uso sustentável da biodiversidade amazônica. “A questão de transformar Santarém em um polo de conhecimento e inovação é um marco e um desafio. Precisamos romper com o processo inadequado de ocupação da Amazônia ocorrido até agora. Teremos, assim, chance de ser contemporâneos numa revolução planetária que deve ser pautada pela busca de uma nova matriz energética, com o desenvolvimento de novos padrões de consumo menos agressivos ao meio ambiente e a criação de novos nichos de prestação de serviços ambientais”, afirmou o governador.

Antes da assinatura do convênio, o reitor da UFOPA fez uma retrospectiva sobre a criação da universidade, sediada em Santarém, a partir do processo de interiorização da Universidade Federal do Pará (UFPA). “Isso implicou em um esforço muito grande da sociedade para transformar o Campus de Santarém em uma universidade multicâmpi”, afirmou Seixas Lourenço, que também apresentou o novo modelo acadêmico adotado pela UFOPA, que se estrutura no princípio da interdisciplinaridade. “Resolvemos estruturar a universidade a partir dos grandes temas relacionados à Amazônia, como biodiversidade e florestas, água, geociências, entre outros. Outro foco de atuação é a formação de professores, pois temos um compromisso muito forte com a Educação Básica”.

A visita oficial contou ainda com a presença da prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, que chegou junto com o governador Simão Jatene, além do vice-governador do Estado, Helenilson Pontes, do senador Flexa Ribeiro, e de vários deputados e secretários do governo estadual.

PCT - Orçado em 47 milhões de reais, o PCT Tapajós abrigará uma incubadora e um condomínio de empresas de base tecnológica. Os recursos serão oriundos tanto do poder público quanto da iniciativa privada. O uso sustentável da biodiversidade, através da agregação de valor aos produtos regionais, deverá ser o carro-chefe do Parque, que também poderá acolher incubação na área de pesca, aquicultura, minerais, entre outros. O Parque estará aberto às instituições públicas e privadas da região. Além de estimular a formação e a instalação de empresas no Parque, a UFOPA também terá uma função gerencial, engajada na transferência de tecnologia e na capacitação dessas empresas.

Fonte: Ascom/UFOPA

Esporte

Escola RSC vai participar dos Jogos Estaduais Paraenses

Seleção de Futsal do RSC
Pela primeira vez o município de Juruti estará representado nos Jogos Estaduais Paraenses, regional Oeste do Pará, que começa neste dia 22 de junho e prossegue até dia 26, em Sanarém, tendo colo local de jogos os ginásios do Colégio Dom Amando e da Uepa. Juruti estará representado na competição pelas seleções de Futsal e Voleibol, ambas masculinas, da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo de Sousa Coelho.

Os times da escola Raimundo Coelho são coordenados pelas professoras de Educação Física Caroline Miranda e Sueley Lopes, tendo como auxiliares os professres Denilson Pereira e Adenilson Barroso. Essas seleções de volei e futsal têm conquistado vários campeonatos em Juruti, por isso a expectativa é grande em relação a obtenção de bons resultados nesses jogos que reúnem equipes de vários municípios da região.

A delegação de Juruti seguiu nesta segunda-feira, 20, no Ferry Boat São Domingos para Santarém onde deve permanecer para os jogos até dia 26, domingo. Caso consiga a classificação, Juruti irá para a etapa estadual que será realizada na capital do Estado no mês de setembro. Juruti está na competição com 20 atletas, sendo 10 para o time de volei e 10 para o time de futsal, todos alunos da escola RSC.

Seleção de volei do RSC   

O sorteio para definir os jogos foi realizado nesta segunda-feira  e a partir de quarta-feira nossos times entram em quadra em busca do título no voleibol ou no futsal. Boa sorte aos meninos da escola Raimundo Coelho e que consigam se destacar nesses jogos em Santarém.



PATROCINADORES DAS SELEÇÕES DE JURUTI



PREFEITURA MUNICIPAL DE JURUTI
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE
AMERICAN AUTO SERVIÇOS
AUTO POSTO DAVI
OFICINA CENTRO PEÇAS
FEIRÃO DA CONSTRUÇÃO
MINI BOX DA LOURA
MERCANTIL THIAGÃO
GRÁFICA JURUTI
AGÊNCIA TAPAJÓS