sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Futebol

Filhos de Juruti x Seleção de Juruti: jogo e solidariedade


Seleção de Juruti X Jurutienses de Manaus
Filhos de Juruti que moram em Manaus estiveram visitando a cidade natal neste final de ano. Aproveitaram para fazer uma partida amistosa de futebol quando enfrentaram a Seleção de Juruti em partida que aconteceu no estádio Pimpão. A partida era mais de festa do que em bisca de uma vitória. Mesmo assim, a seleção dos filhos de Juruti que moram em Manaus venceu por 1 a 0. A entrada foi um quilo de alimento não perecível  e todo o material arrecadado foi doado uma instituições sem fins lucrativos. 


O blog parabeniza mais essa iniciativa dos jurutienses que moram em Manaus e que outras iniciativas dessas natureza sejam sempre realizadas.


Confira mais fotos do evento


Seleção de Juruti


Alimentos arrecadados foram parar na mesa de
pessoas carentes



Fotos: Blog do Isaías


Política


Juiz de plantão anula sessão extraordinária que afastou vereador em Belterra

" Mais uma vez o poder legislativo do municipio de Belterra teve a decisão derrubada pela justiça"
O Tribunal de Justiça do Estado, através do juiz de plantão Silvio César dos Santos, em decisão a ação cautelar ajuizada pelo presidente decidiu anular a sessão extraordinária realizada no dia 27/12/2011, na qual ilegalmente, os vereadores haviam afastado o presidente da Câmara Municipal do Município de Belterra, vereador Ademar Sanches(PT).
A decisão imposta pelo magistrado coloca mais um capitulo na novela que envolve a briga interna no legislativo desse município.
Veja na integra o despacho do juiz Silvio César dos Santos.
Diante dos últimos acontecimentos sobre a tomada do poder legislativo de Belterra por alguns vereadores do município tendo a frente os vereadores Ulisses Medeiros, Dr. Macêdo e Nilda Paixão, o Presidente da Câmara Municipal de Belterra, Ademar Sanches da Silva comunica que:
  • O Tribunal de Justiça do Estado, através do juiz de plantão Silvio César dos Santos, em decisão a ação cautelar ajuizada pelo presidente decidiu anular a sessão extraordinária realizada no dia 27/12/2011, na qual ilegalmente, os vereadores haviam afastado o presidente desta Casa.
  • A referida decisão se deu endossando a liminar expedida pela desembargadora Gleide Pereira de Moura no dia 26 de dezembro que suspendeu tal sessão.
  •  A legalidade da permanência de Ademar Sanches da Silva a frente desta casa legislativa.
  • Todas as decisões tomadas pelos vereadores discutidas e aprovadas pelos vereadores não tem nenhuma validade.
  • Todas as decisões devem estar submetidas a apreciação do presidente da Casa.
  • Caso os vereadores se recusem a deixar as dependências do prédio da Câmara, pagarão multa pessoal de R$ 100.000,00(Cem mil reais) conforme determina a decisão judicial em anexo.
  • Reconhecendo desta feita a completa ilegalidade dos atos praticados pelos referidos vereadores, eis que constituíam verdadeiro atentado ao Estado democrático de direito, ao devido processo legal, às leis constituídas e, sobretudo, o Regimento Interno da Câmara Municipal de Belterra.
  • Deixamos claro quem nosso país sempre prevalecerá as leis e a justiça, jamais a lei do mais forte.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Religião


Cristoval 2012 será na Praça do Santíssimo


O corpo de bombeiros realizou vistoria no lugar e informou a coordenação do evento que o lugar comporta o número de fiéis.Cristoval 2012 será na Praça do Santíssimo

Praça da igreja SantíssimoSantarém - A programação do Cristoval 2012 começa a ser definida. Nesta edição, as novidades são acerca do local e datas.

O Cristoval será realizado na Praça da igreja Santíssimo. O corpo de bombeiros realizou vistoria no lugar e informou a coordenação do evento que o lugar comporta o número de fiéis participantes.

O Cristoval é o maior retiro espiritual católico do oeste do Pará. No ano passado 8 mil fiéis acompanharam a programação no estádio Colosso do Tapajós. Durante o carnaval os católicos fazem uma festa diferente com a mesma alegria e vibração do período festivo.

Além das caravanas que participam do evento outros municípios realizam o retiro.

Política


Jader vai retribuir solidariedade ao Estado


Jader Barbalho foi empossado quarta-feira (28) senador do Pará. Em uma cerimônia concorrida que aconteceu na Sala da Presidência do Senado Federal, Jader foi empossado pela presidente em exercício do Senado, Marta Suplicy (PT-SP. Ele fez o juramento e assinou o termo de posse.

Apesar do recesso do Congresso Nacional, vários deputados federais ficaram em Brasília para acompanhar a posse do líder peemedebista. Além de Marta Suplicy, a posse foi acompanhada por sete senadores: Waldemir Moka (PMDB-MT), Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), João Vicente Claudino (PTB-PI), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Cícero Lucena (PSDB-PB), Gim Argelo (PTB-DF) e Romero Jucá (PMDB-RR).

Diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) no último dia 17, ele apresentou ao Senado documento mostrando que obteve 1.799.762 votos preferenciais, do total de 4.483.459 votos válidos registrados nas eleições de 2010. Logo após a cerimônia, o senador foi entrevistado por cerca de 100 jornalistas, entre eles correspondentes de agências internacionais de notícias. Sem esconder a emoção, Jader Barbalho lembrou que retorna ao Senado “com muita satisfação”, casa da qual já foi presidente e líder do PMDB por mais de seis anos.

“Não foi fácil disputar as eleições tendo a recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que o voto seria nulo. Foi o pior adversário que tive em minha carreira”, disse o senador Jader Barbalho, ao iniciar a entrevista.

Jader comentou ainda que, depois das denúncias que sofreu, foi eleito deputado federal pelo Pará em duas oportunidades: em 2002, quando foi o deputado federal mais votado do Brasil, e em 2006, quando foi o terceiro mais votado do país.

Instado sobre o papel que deverá desempenhar no Parlamento a partir de 1º de fevereiro – já que é um dos principais líderes políticos nacionais –, o senador reforçou seu propósito de atuar em defesa do Pará. “Meu compromisso maior é com o povo do meu Estado”, disse ele, descartando a hipótese de disputar algum cargo de liderança na casa.

“Entro no final da fila, como recruta, para aprender muito mais no Senado. Chego aqui como o melhor aprendiz. Meu papel será o de unir forças pelas grandes questões fundamentais ao povo brasileiro e, principalmente, em defesa do meu Estado. Devo meu mandato exclusivamente ao povo do Pará”, ressaltou.

O senador foi questionado sobre a validade da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010). Ele lembrou ter votado a favor da lei quando era deputado, mas disse acreditar que a regra só deve ser aplicada a partir das eleições de 2012.
“Eu votei favorável (quando era deputado na Câmara Federal) e vocês podem conferir isso. Agora, acho que este momento é o momento em que o Supremo tem de analisar esta questão da constitucionalidade (para avaliar se a lei vale para as eleições de 2012)”, disse o senador no gabinete da liderança de seu partido, PMDB, no Senado.

“Eu lamento que, a partir do momento em que o Supremo declarou que a lei era inconstitucional, eu não teria o direito de exercer o mandato que me foi concedido pelo povo do Pará. Lamento profundamente, mas o mandato de senador é longo, de oito anos, e eu terei mais de sete anos para exercer o mandato pelo Pará e devolver a solidariedade ao povo do Pará”, completou.

O senador também falou sobre o momento em que foi obrigado a renunciar ao mandato, em 2001. Ele disse aos jornalistas que “de certa forma” se arrependeu de ter agido de forma passional na época (no embate com o falecido senador baiano, Antônio Carlos Magalhães). “Renunciei na época porque havia um clima impossível para permanecer no Senado, o embate havia sido muito passional. Foi um gesto de natureza política”, desabafou.

Pará sempre em primeiro lugar


O novo senador paraense afirmou também que, apesar de fazer parte da base aliada do governo federal, não terá nenhum problema em divergir do governo nas votações em plenário, principalmente nas questões que forem em prejuízo ao Estado do Pará.
“O fato de o vice-presidente (Michel Temer) ser do meu partido não me impedirá de eventualmente vir a divergir de alguns pontos, pois devo meu mandato exclusivamente ao povo do Pará. Se acreditar que devo divergir é o que vou fazer”, reforçou Jader.

Sobre as razões que levaram a Mesa Diretora da Casa a dar posse a Jader, mesmo o Congresso Nacional estando em recesso, o senador respondeu aos jornalistas que não houve “pressa” para empossá-lo e que a decisão de fazê-lo antes do recesso parlamentar foi do presidente do Senado, o também peemedebista José Sarney (AP).

“Eu acho que foi até um pouco demorado. Eu perdi 11 meses do meu mandato. Acho que houve demora, mas o mandato do senador é longo e há tempo suficiente. Se tivesse vindo antes teria sido melhor”.

Antes de se dirigir à Sala da Presidência do Senado, Jader Barbalho – acompanhado pelos filhos Daniel, 9, e Giovanna, 15 – seguiu para o gabinete do senador e companheiro de partido, Renan Calheiros (AL), onde, por telefone, recebeu os cumprimentos do colega de parlamento. Durante os cerca de 40 minutos em que ficou no gabinete, o telefone dos assessores do senador não paravam. Muitos colegas que não puderam estar presentes à cerimônia ligaram para dar as boas-vindas ao paraense, entre eles o presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp (RO).

(Diário do Pará)

Política


Governador mudará seis secretarias


O governador do Pará, Simão Jatene, confirmou que fará uma minirreforma no secretariado assim que retornar das férias, na segunda quinzena de janeiro de 2012. Pelo menos seis pastas terão novos titulares a partir do início do ano que vem. Por enquanto, o governador se limita a confirmar a saída de Teresa Cativo da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Ela será remanejada para outro posto. O governador não quis adiantar quem será o substituto, tampouco qual será o novo cargo da atual titular da Sema.

Jatene afirma que ainda não falou com os secretários que deixarão os cargos nem definiu todos os futuros secretários, mas afirmou que a mudança atenderá ao novo momento pelo qual passará o governo no segundo ano de mandato. “Não vai ser bem uma reforma. É uma mudança de pessoas”, define o governador.

No caso da Sema, Jatene explicou que considera que a missão de Teresa Cativo já foi concluída. “Ela foi rigorosamente cumprir uma missão. Todo mundo sabe que essa não era a área da Teresa. A área dela é a gestão e esse era um dos grandes nós da Sema. Era preciso moralizar a gestão, dar uma arrumada interna”, disse, afirmando que cada um terá uma razão específica para troca. “Não são razões particulares ou pessoais”.

Indagado se o ex-chefe da Casa Civil, deputado federal Zenaldo Coutinho, voltará ao governo, Jatene informou que ainda não conversou sobre o assunto com o deputado, que deixou o cargo para presidir a frente contra a criação do Estado de Carajás durante a campanha do plebiscito. A conversa vai levar em conta os desenhos do apoio ao governo na Câmara Federal, uma vez que o PSDB perdeu André Dias, que assumiu uma vaga no Tribunal de Contas do Estado. “Vamos levar em conta a representação parlamentar”, explicou. O governador disse que a mudança não levará em conta a necessidade de acomodar lideranças do sul e oeste do Estado que lutaram pela divisão do Pará. Segundo ele, a divisão regional de cargos já vinha ocorrendo e não se dará em função do plebiscito.

“Se alguém acordou só agora para as questões regionais está acordando tarde para burro”, disse, lembrando que o ex-prefeito de Marabá e atual deputado estadual Tião Miranda chegou a ser convidado para assumir uma secretaria, mas não aceitou. O primeiro ano do mandato, segundo Jatene, foi mais para organizar a gestão em todos os órgãos. A indicação é de que, a partir de agora, haja mais investimentos.

DESAFIOS

O governador classificou 2011 como um ano crítico para o Pará. Entre os desafios, ele cita a campanha do plebiscito que dividiu o Estado entre favoráveis e contrários à divisão. Mas afirma que, apesar disso, a administração encerra o ano em condições melhores do que havia imaginado. “Hoje o Estado tem mais condições de responder às demandas da população”. Jatene informou que houve redução do custeio em cerca de R$300 milhões voltando ao padrão de gastos de 2009. (Diário do Pará)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Política


Jader Barbalho assume hoje sua vaga no Senado


cerimônia está marcada para as 15 horas e será realizada no gabinete da presidência do Senado Federal.

Jader Barbalho assume hoje posse no Senado
Jader Barbalho vibrando com a colta ao Senado
Pará - A posse de Jader Barbalho no Senado, nesta quarta-feira, 28, será acompanhada por senadores do PMDB, colegas da bancada paraense e familiares. A cerimônia está marcada para as 15 horas e será realizada no gabinete da presidência do Senado Federal. A Mesa Diretora da casa vai se reunir, em caráter excepcional, para dar posse a Jader, que já perdeu 11 meses de mandato por ter tido sua candidatura barrada pela interpretação inconstitucional da Lei Complementar 135/2010.

“Perdi um ano desta legislatura no Senado, mas tenho sete para fazer deste o meu melhor mandato”, declarou Jader, em sua mensagem para os paraenses. “O meu compromisso é público – vou brigar por cada tostão das verbas federais que são devidas ao meu Pará. Vou acompanhar, como senador, todos os projetos paraenses que estão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo da presidente Dilma. Já reuni com lideranças e profissionais para ter um diagnóstico dos nossos maiores problemas e, assim, estabelecer prioridades”, destacou Jader em sua mensagem.

À imprensa, o senador afirmou que está acostumado a “enfrentar longas batalhas” e ressaltou que não foi o Supremo Tribunal Federal (STF) quem lhe deu o mandato no Senado e, sim, a população do Pará. De volta ao Senado, Jader diz que aprendeu muito com o afastamento involuntário. “Estou voltando para ajudar o meu Estado, o Pará. Passados esses 10 anos, aprendi muita coisa. Foi uma experiência dolorosa demais” disse, em entrevista à imprensa.

Jader Barbalho tem uma trajetória política de mais de 45 anos de trabalho pelo Estado. Iniciou a carreira política como vereador em Belém. Desde então foi deputado estadual, quatro vezes deputado federal, ministro do governo José Sarney no final da década de 80 e governador do Pará por duas vezes. Foi eleito para o Senado pela primeira vez em 1995.

Na eleição de 2010, foi o segundo mais votado no Estado, com 1,8 milhão de votos, mas não pode assumir o mandato em 2 de fevereiro por imposição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que analisou que a Lei da Ficha Limpa estava valendo já para 2010. A lei, contudo, acabou sendo declarada inaplicável ao pleito de outubro de 2010, pelo STF, em março deste ano, por seis votos a cinco. Os candidatos que haviam sido barrados, então, entraram com recursos para assumir os cargos para os quais concorreram.

O Supremo ainda não concluiu o julgamento sobre a constitucionalidade da lei. Dois ministros já votaram pela validade da regra nas eleições de 2012, mas a Corte aguarda a abertura dos trabalhos judiciários após o recesso. A nova ministra, Rosa Weber, já tomou posse. Assim, não haverá chances de um novo empate na votação.

Marinor

O ministro Carlos Ayres Britto, do STF, indeferiu ontem a liminar da senadora Marinor Brito (PSol-PA) na qual ela pedia o cancelamento da reunião da Mesa Diretora da casa que dará posse a Jader hoje. Com isso, Marinor terá de dar lugar ao peemedebista no Parlamento. A senadora argumentava no mandado de segurança que a convocação extraordinária - o Congresso está em recesso - viola dispositivos constitucionais e é um “privilégio absolutamente contrário ao Estado de direito”.

Na semana passada, o ministro Joaquim Barbosa, do STF, já havia arquivado outro recurso de Marinor contra decisão que liberou o registro de candidatura de Jader Barbalho. Ela questionava que o presidente do Supremo, Cezar Peluso, não poderia ter votado duas vezes. Como a votação estava empatada em cinco a cinco, como é previsto no regimento interno da Corte, ele votou também na qualidade de presidente da Corte para solucionar o impasse.

“A jurisprudência desta Corte firmou-se no sentido de que, exceto em situações excepcionalíssimas, o mandado de segurança não se presta a atacar atos de conteúdo jurisdicional”, ressaltou o ministro Joaquim Barbosa, ao arquivar o pedido da semana passada.

Uma das missões é unir o PMDB no Senado

A missão de unir o PMDB no Senado deve ser o foco na chegada de Jader Barbalho (PMDB-PA) à casa. A criação do “Grupo dos Oito”, em oposição ao líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), causou racha na bancada do partido e agora Jader tentará restabelecer uma boa relação entre os peemedebistas.

O PMDB vê a posse de Jader como um fortalecimento do grupo de seus dois aliados, José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, e do próprio Renan. O grupo dissidente do PMDB tem entre os seus nomes os senadores Eduardo Braga (AM) e Ricardo Ferraço (ES).

A posse desta quarta-feira deve ajudar Sarney e Renan no reequilíbrio de forças dentro do próprio Senado, principalmente depois que os ex-senadores Gilvan Borges (AP) e Wilson Santiago (PB) perderam o mandato com a posse de João Alberto Capiberibe (PSB-AP) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), os quais assumiram suas vagas depois da decisão do STF, assim como Jader.


Fonte: DOL e O Globo

Educação Superior

Pará pode ter sua quinta universidade  federal


O Pará pode receber sua quinta Universidade Federal nos próximos anos. A criação da Universidade Federal da Amazônia Tocantina (UFAT), a partir dos campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) sediados em Abaetetuba, Cametá e Tucuruí, está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA para os próximos cinco anos.

O projeto ainda está em fase de elaboração, mas já nasce multicampi. A iniciativa ganha força graças as parcerias entre os campi da UFPA envolvidos. Atualmente, Cametá e Abaetetuba já mantêm oferta de cursos de graduação e dois projetos para criação de cursos de pós-graduação em conjunto. Um pólo acaba de ser criado no município de Tomé-Açú, onde um processo seletivo especial ofertou 145 vagas para ingresso em 2012.

“Tivemos 960 inscritos no concurso e todas as vagas forma preenchidas. Nesta oferta especial as turmas de Licenciatura de Matemática e Pedagogia está sendo flexibiliza por Abaetetuba e o curso de História, por Cametá”, revela Eliomar do Carmo, coordenador do Campus de Abaetetuba. Integrante da equipe que trabalha no projeto, o professor conta que ainda estão realizando os estudos iniciais para verificar as demandas da região Tocantina. Além disso, em 2012, pretendem submeter duas propostas para cursos de mestrado, um na área de linguagem e cultura e o segundo na área de desenvolvimento regional.

O coordenador da universidade multicampi e vice-reitor da UFPA, Horacio Schneider, defende a importância do projeto. Para o pesquisador a Região Tocantina é muito complexa internamente e apresenta demandas industriais, demanda na área produtiva e rural e ainda na área de energia. Por isso, a nova universidade surge do esforço de integração dos campi envolvidos, mas o mérito da iniciativa vem da complexidade da região e de seu potencial para sediar uma universidade.

“O projeto será encaminhado ao longo dos próximos anos, conforme aponta o PDI da UFPA, mas a efetivação da nova universidade depende da aprovação no Congresso Nacional. Também já temos demanda para a criação de uma sexta universidade, na região nordeste do Pará, sediada, provavelmente, no campus da UFPA em Bragança”, revela.

O reitor Carlos Maneschy é também defensor dos projetos. “Neste caso específico a ‘divisão’ é benéfica já que, em geral, estaremos ganhando mais cursos de graduação e pós-graduação para o Pará. Já a UFPA, mesmo com menos campi, sempre será grandiosa pelo que representa para a sociedade e porque todas as novas universidades carregarão o DNA da UFPA, assim como aconteceu com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)”, assegura o reitor.

Segundo o dirigente máximo da UFPA, a população pode ajudar no projeto “discutindo e apontando informações para que ele contemple as demandas reais. Já a bancada política paraense será essencial para a aprovação da iniciativa no Congresso e no Senado. Embora seja a melhor saída para a resolução das limitações de expansão da universidade com a possibilidade de ampliação dos serviços que estão a disposição da sociedade, não é uma ‘saída fácil’, precisaremos lutar conjuntamente pelo projeto”, conta Carlos Maneschy.

“Temos convicção de que esta é a única garantia que temos para que possamos atender as demandas da população. São inúmeras as famílias da região que vêem nos portões da Universidade a única porta efetiva para a transformação social e ascensão econômica”, conta Eliomar do Carmo. 


Fonte: Ascom UFPA

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cultura


Vinte a quatro músicas foram selecionadas no IV Fecanj


A Prefeitura de Juruti, através da Secretaria de Cultura, anunciou as 24 músicas que já foram selecionadas e vão disputar as 12 vagas para a grande final do IV Festival da Canção de Juruti (FECANJ) no dia 30 de dezembro.
Confira abaixo as Músicas selecionadas e seus compositores:
NOME DA MUSICA
AUTOR DA LETRA
01
AMAZÔNIA SAVANA
NAIRO QUEIROZ
02
MENTES SENS LIMITES
NAIRO QUEIROZ
03
DOIS UNIVERSOS
FÁBIO SANTARÉM
04
APOTEOSE DO TEMPO
RODOLFO SIMÕES
05
O CORAÇÃO E A FLOR
JONAS SILVA
06
ATROCIDADE E FÉ
IRINEU ALBUQUERQUE
07
VENTO
FÁBIO AUGUSTO
08
VERVE
NAIEF QUEIROZ
09
GRITO DO SILÊNCIO
GEIZZIANE PEDROSO
10
O HOMEM E A FÉRA
DIORLANDO SANTANA
11
JULGAMENTO HUMANO
DIORLANDO SANTANA
12
AMOR DE INDIO
JONAS SILVA
13
BANDÊ
ANDREILSON ANDRADE/NETO PINK
14
REIS
ANDREILSON ANDRADE/NETO PINK
15
CHUVA DE PERDÃO
EDUARDO CASTRO
16
ADOLESCENTE SONHADOR
LEONARDO SOUZA
17
SIM OU NÃO
LEONARDO SOUZA
18
BELLA BAMBINA
ALDAMIR SILVA
19
A DANÇA DA VIDA
DOMINGOS DINIS
20
ENTRE AS FLORES DO TUFÃO
DOMINGOS DINIS
21
NADA SERÁ COMO ANTES
INÁCIO SERGIO
22
TEMPO DE PAZ E AMOR
DUALEX AMARAL
23
JULGAMENTO
FÁBIO LIMA
24
GRANDE AMOR
ANAÍAS BRELAZ


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Educação


SiSU oferece 108 mil vagas em 95 instituições, a maioria no NE e no SE

Sistema do MEC foi lançado nesta segunda-feira (26) para consulta

O Ministério da Educação lançou nesta segunda-feira (26) o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que vai oferecer, em 2012, 108.552 vagas no ensino superior em 3.327 cursos de 95 instituições. A seleção será feita de acordo com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, divulgado na última quarta-feira (21).
As notas podem ser consultadas individualmente no site do Enem. Para consultar o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF e a senha cadastrada no sistema.
Segundo o MEC, o número de vagas disponíveis no SiSU cresceu 30% desde o ano passado e inclui universidades, faculdades, institutos e centros universitários estaduais e federais dos 26 estados brasileiros, com exceção do Distrito Federal..
Neste ano, 77,6% das vagas estão concentradas em duas regiões. O Nordeste tem o maior número de vagas disponíveis pelo sistema. Das 108.552 vagas, 37.634 estão na região, ou 34,6% do total. As instituições do Sudeste oferecerão 35.924 vagas, ou 33% das ofertas. O Sul tem 15.756 vagas, seguido do Centro-Oeste, com 13.985. A região Norte tem 5.253 vagas, mais da metade oferecida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Em números absolutos, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) é a campeã de ofertas de vagas pelo SiSU em 2012: 5.954 estudantes serão selecionados para 99 cursos de acordo com seu desempenho no Enem. Já a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é quem participa do sistema com maior discrição: apenas 25 vagas do curso de oceanografia estão em disputa por meio do SiSU.

Veja abaixo a lista de instituições que participam do sistema no processo seletivo de 2012. A lista completa de cursos e vagas está disponível no site do MEC (arquivo em pdf).


Instituições de ensino superior participantes do SiSU em 2012
UFInstituiçãoCursosVagas
ACInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac)6240
ALInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal)14677
ALUniversidade Federal de Alagoas (Ufal)1075.128
AMInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam)15119
AMUniversidade Federal do Amazonas (Ufam)1112.603
APInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Amapá (Ifap)4160
BAInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano)11420
BAInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)24682
BAUniversidade do Estado da Bahia (Uneb)87939
BAUniversidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)41833
BAUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)521.165
BAUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)231.250
CEInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)551.805
CEUniversidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)5156
CEUniversidade Federal do Ceará (UFC)1004.197
ESInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)23850
GOInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)27170
GOInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)28324
GOUniversidade Federal de Goiás (UFG)1181.067
MAInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)321.280
MAUniversidade Federal do Maranhão (UFMA)541.958
MGCentro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)1291
MGInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)25476
MGInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)14395
MGInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG)24454
MGInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas)17366
MGInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)1594
MGUniversidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)221.037
MGUniversidade Federal de Itajubá (Unifei)341.395
MGUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)4701
MGUniversidade Federal de Lavras (UFLA)22592
MGUniversidade Federal de Ouro Preto (UFOP)311.228
MGUniversidade Federal de São João del Rei (UFSJ)37164
MGUniversidade Federal de Uberlândia (UFU)751.789
MGUniversidade Federal de Viçosa (UFV)672.644
MGUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)21447
MSInstituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)7280
MSUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)532.370
MSUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)894.165
MTInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)29461
MTUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT)995.148
PAInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)26905
PAUniversidade Federal Rural da Amazônia (Ufra)690
PBInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)291.000
PBUniversidade Estadual da Paraíba (UEPB)731.138
PBUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)1171.561
PEFundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)15650
PEInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)20262
PEInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambuco (IF Sertão)12387
PEUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE)125
PEUniversidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE)613.240
PIInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)281.095
PIUniversidade Federal do Piauí (UFPI)995.954
PRInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)17340
PRUniversidade Federal do Paraná (UFPR)86529
PRUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)893.530
RJCentro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ)17622
RJCentro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo)10380
RJEscola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence)2120
RJInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)171.080
RJInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense)11200
RJInstituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj)370
RJInstituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam)284
RJInstituto Superior de Tecnologia de Paracambi (IST Paracambi)496
RJInstituto Superior de Tecnologia em Ciência da Computação de Petrópolis (ISTCCP)242
RJInstituto Superior de Tecnologia em Ciências da Computação do Rio de Janeiro (IST-Rio)242
RJUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)16546
RJUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)342.412
RJUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)1064.707
RJUniversidade Federal Fluminense (UFF)981.766
RJUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)501.970
RNInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)5192
RNUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)11330
RNUniversidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)211.165
ROInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)416
RRInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)6210
RRUniversidade Federal de Roraima (UFRR)32209
RSFundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)11448
RSFundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa)623.110
RSInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)28481
RSInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF Farroupilha)26232
RSInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul)13208
RSUniversidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)29531
RSUniversidade Federal de Pelotas (UFPEL)713.168
RSUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM)290
RSUniversidade Federal do Rio Grande (Furg)532.439
SCInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IF Catarinense)24490
SCInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC)16160
SEInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)7145
SPUniversidade Federal do ABC (UFABC)61.960
SPInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)532.160
SPUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)572.553
SPUniversidade Federal de São Paulo (Unifesp)462.391
TOFundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)42402
TOInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)15299
TOTAL3.327108.552
 
Fonte: Ministério da Educação

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Transporte

Programação do Ferry Boat São Domingos III - Fim de ano


Quinta-feira, 22/12/11 - saída de Santarém às 15 horas
Sexta-feira, 23/12/11 - saída de Juruti às 19 horas
Domingo, 26/12/11 - saída de Santarém às 17 horas
Segunda-feira, 27/12/11 - saída de Juruti às 19 horas
quinta-feira, 29/12/11 - saída de Santarém às 15 horas
Sexta-feira, 30/12/11 - saída de Juruti às 19 horas
Domingo, 01/01/12 - saída de Santarém às 17 horas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Educação

Vereadores votam PCCR dos servidores da educação


Uma das últimas ações dos vereadores neste ano de 2011 será a votação do projeto de lei do Executivo que estabelece o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCR) dos servidores da educação de Juruti. Segundo informações do presidente da Câmara, vereador Cleverson Mafra (PT), a votação deve ocorrer nesta terça-feira, dia 20 de dezembro.


Nesta manhã, membros do Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Juruti que atuam na área da educação, solicitaram uma reunião com o presidente da Câmara a fim de que o projeto não seja votado e aprovado sem que os próprios professores tenham participação nas discussões. Cleverson Mafra aceitou conversar com os trabalhadores da educação para definir alguns pontos que estão presentes no PCCR dos servidores de Juruti.


O diretor sindical José Luiz disse que o plano do jeito que está não contempla os anseios dos trabalhadores da educação. Entre os pontos mais polêmicos estão o pagamento de hora aula atividade, a progressão vertical e a gratificação de nível superior com os quais os trabalhadores não concordam com a forma colocada no documento. 


Trabalhadores da educação devem lotar as galerias da Câmara nesta terça-feira para acompanhar de perto a votação do referido projeto de lei.

Bauxita


Juruti vira nome de navio bauxiteiro

Norsul prestou uma homenagem ao município de Juruti, onde atua no transporte de bauxita extraída pela Alcoa.
A empresa de navegação batizou o mais novo navio da sua frota com o nome “Norsul Juruti”.
A viagem inaugural do Juruti está prevista para o próximo dia 28.

Fonte: Blog do Jeso

CONCURSOS & CIA


INSS abre concurso com 1.875 vagas
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta sexta-feira (16), no "Diário Oficial da União", a abertura de concurso para 1.875 vagas. Ao todo, são 375 vagas para o cargo de perito médico previdenciário e 1,5 mil para técnico do seguro social. As vagas são distribuídas nas Agências da Previdência Social nos 26 estados e Distrito Federal. No caso dos médicos, o salário chega a R$ 9.070,93. Para os técnicos, a remuneração alcança R$ 4.496,89 com gratificações e auxílio alimentação.

O concurso era um dos mais esperados do ano devido ao grande número de vagas de nível médio. O concurso realizado em 2008 para 1,4 mil vagas de técnico do seguro social e 600 para analista do seguro social, de nível superior, teve cerca de 600 mil inscritos. Cerca de 508 mil candidatos fizeram as provas.

O edital foi publicado no "Diário Oficial da União" entre as páginas 220 e 236 da Seção 3.

Para o cargo de técnico será exigido certificado de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau) ou curso técnico equivalente. Para perito é exigido diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em medicina e registro regular no Conselho Regional de Medicina.

O candidato pode poderá concorrer aos dois cargos, mas deverá optar pela mesma Gerência Executiva (cidade de realização das provas).

As inscrições serão pelo site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) a partir das 10h da próxima segunda-feira (19) até 14h de 11 de janeiro de 2012. As inscrições vão custar R$ 61,70 e R$ 51,70, respectivamente para médicos e técnicos. Os candidatos também podem se inscrever em postos listados no anexo III do edital.

Para o cargo de perito médico previdenciário a seleção será realizada por meio de provas objetivas e de títulos; para o cargo de técnico do seguro social a seleção será realizada por meio de provas objetivas.

Para técnico serão aplicadas provas de conhecimentos gerais nas disciplinas de ética no serviço público, regime jurídico único, noções de direito constitucional, língua portuguesa, raciocínio lógico e noções de informática, além de prova de conhecimentos específicos, relacionados à legislação previdenciária.

Para perito as provas de conhecimentos gerais terão língua portuguesa, ética no serviço público, noções de direito constitucional e noções de direito administrativo. haverá ainda prova de conhecimentos específicos.

Para ambos os cargos, as provas objetivas terão caráter eliminatório e classificatório, sendo considerados eliminados os candidatos que não obtiverem, no mínimo, cumulativamente, 30% de acertos na prova de conhecimentos gerais; 30% de acertos na prova de conhecimentos específicos; 40% de acertos no total de ambas as provas.

A aplicação das provas objetivas para o cargo de perito médico previdenciário está prevista para o dia 12 de fevereiro de 2012, no período da manhã, e para o cargo técnico do seguro social, no período da tarde. (G1)

Adquira sua APOSTILA com conteúdo completo para este concurso. Ligue 9124-2674 e 8117-2900. Fale com Prof. Rui Neri

sábado, 17 de dezembro de 2011

Educação

Ufopa prorroga inscrições para processo seletivo

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) prorrogou o prazo para as inscrições no processo seletivo 2012. Gratuitas, as inscrições serão realizadas até a próxima segunda-feira, dia 19 de dezembro de 2011, no endereço eletrônico http://www.ufopa.edu.br/processoseletivo2012. “Prorrogamos as inscrições devido à solicitação de alguns municípios do Oeste do Pará, que tiveram problemas de acesso à internet”, explica o Pró-reitor de Ensino da UFOPA, Prof. Dr. José Antônio de Oliveira Aquino.

Os candidatos devem ficar atentos para os procedimentos de inscrição on line, que envolvem duas etapas: cadastro e registro do candidato. O primeiro passo é o cadastro no sítio da UFOPA, usando o número do CPF e uma senha. Em seguida, é necessário entrar novamente na página da inscrição, usando o número do CPF e a senha escolhida, para o preenchimento do registro do candidato. Somente após a finalização do registro é que o candidato estará efetivamente inscrito no processo seletivo da UFOPA.

Seleção - Para o preenchimento das vagas ofertadas para 2012, a UFOPA utilizará o resultado do ano de 2010 ou 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a ser indicado, pelo candidato, no momento da sua inscrição. De acordo com o Edital nº 22, de 24 de outubro de 2011, que rege o processo seletivo 2012, serão admitidos, em primeira chamada, os 1.150 inscritos melhor classificados pelo ENEM, com notas superiores a zero nas provas objetivas e de redação.

A classificação dos candidatos será feita em ordem decrescente da média obtida no resultado do ENEM. Em caso de empate, a classificação dos candidatos obedecerá sucessivamente aos seguintes critérios: maior nota em redação; idade do candidato (será classificado o candidato de maior idade cronológica).

O processo seletivo habilitará para admissão à UFOPA no seu semestre inicial, intitulado Formação Interdisciplinar I, comum e obrigatório a todos os ingressantes em nível de graduação, que será ministrado pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI). As vagas serão distribuídas igualmente nos turnos matutino, vespertino e noturno. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar o turno por ordem de preferência, válida somente para o primeiro semestre interdisciplinar.

Funcionalismo

Prefeito confirma pagamento do 13º para dia 20


Em seu programa semanal pela Rádio Cidade FM de Oriximiná o prefeito Henrique Costa anunciou para o próximo dia 20 o pagamento do 13º salário de todos os servidores públicos de Juruti. Segundo ele, estarão recebendo seus salários nesse dia, os funcionários de todas as secretarias. O prefeito disse ainda que até o final de dezembro estará pagando o salário do m~es de dezembro, fechando normalmente o ano de 2011.


Agência da CEF - no mesmo programa o prefeito de Juruti falou sobre o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Juruti esta semana que prevê a cessão de uma área do município para a construção da agência da Caixa Econômica Federal. Henrique Costa explicou que pelo acordo, o município cede o terreno e a Caixa constrói o prédio que será usado pela instituição financeira por dez anos.


Após esse período o prédio passa para o domínio do município e a Caixa passa a pagar um aluguel. O prefeito lamentou que alguns vereadores tenham votado contra esse projeto já que ele é de suma importância para a sociedade jurutiense que anseia por uma agência da CEF, assim como de outros bancos como Basa, etc. 


Com a implantação da agência da Caixa Econômica Federal em Juruti, o município passa a ter os seguintes bancos: Banco do Brasil, Banpará, Bradesco e Caixa Econômica Federal. O terreno onde será construída a agência da Caixa Econômica Federal em Juruti fica na rua Rui Barbosa esquina com a Joaquim Gomes do Amaral.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Administração

Fundação apresenta resultados sobre indicadores de Juruti



Prefeito Henrique Costa cumprimenta
funcionários da Fundação
Getúlio Vargas

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) fez o lançamento da edição 2011 dos Indicadores de Juruti, na tarde de 12 de dezembro, no salão Dom Bosco, e entregou nas mãos do prefeito Henrique Costa. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento, a partir de agora vai se responsabilizar em dar continuidade ao processo. Além do lançamento e da entrega, a FGV celebrou o final de um trabalho iniciado em 2007. Na abertura, a escola Manoel Teixeira, da região do Piranha, fez uma homenagem aos indicadores, com uma paródia da música Malandragem, de Cássia Eller. Em seguida, a FGV apresentou o vídeo “Vozes”, feito em 2006, colocando as expectativas da população jurutiense quanto ao desenvolvimento do município.

A coordenadora do programa de desenvolvimento local da FGV, Cecília Ferraz, explicou que o trabalho dos indicadores é para que a população de Juruti tenha acesso aos dados dos mais variados temas de interesse da população e que ela possa acompanhar e discutir os rumos que o desenvolvimento de Juruti está tomando. E acresceu que acredita na Prefeitura Municipal de Juruti. “A gente não tem dúvida de que a Prefeitura tenha um desafio muito grande pela frente, mas ela vem nos acompanhando nesses anos todos. Da edição de 2009 para 2011, o livro melhorou muitíssimo graças a toda dedicação do trabalho da Prefeitura Municipal, em disponibilizar e sistematizar os dados, que a população queria saber e que não estavam organizados”, frisou Cecília.

A secretária de Planejamento, Heriana Barroso, afirmou não ser uma responsabilidade somente da secretaria ou da Prefeitura, os parceiros deverão continuar. “É um desafio grande, mas eu acredito que todo o trabalho que foi realizado pela FGV vai nos ajudar muito. Foram feitas três oficinas com o governo para que nos apropriarmos da ferramenta e pudéssemos alimentar. Esse material vai ser importante para que possamos pensar o planejamento estratégico do governo. Não é só de responsabilidade da Prefeitura cuidar para que melhore os índices, mas toda a população. É fundamental a participação da sociedade”, disse Heriana.

Participaram do evento toda a equipe da FGV, o gerente geral da Alcoa Juruti, Evandro Rolim, secretário municipais, lideranças comunitárias e entidades, assim como o prefeito Henrique Costa, que vê a importância desses indicadores não só para a população e para o governo. “Os indicadores são muito mais do que dados estatísticos. São pesquisas e diagnósticos que precisamos nos apropriar cada vez mais delas e delas fazer uso para planejar melhor as nossas ações. Este livro também serve de informação para os pretensos candidatos que irão disputar as eleições em 2012 e aqueles que não se apropriarem dessas informações eu penso que não estão a altura do cargo”, frisou o prefeito.

Juruti é o primeiro município do Brasil que tem conhecimento de seus indicadores. Como por exemplo o número de matrícula em curso superior passou de 102 em 2007 para 608 matrículas em 2010, ou seja, houve investimento na área educacional relacionada ao curso superior.