terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Justiça

Nomeada nova juíza para a Comarca de Juruti
Roberta Guterres vai assumir
em Juruti
O Pleno do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) decidiu na semana passada que a magistrada Roberta Guterres Caracas será a nova juíza do município de Juruti e ficará à frente da comarca local. A comarca de Juruti recebeu a nomeação de uma juíza titular pelo fato do TJPA realizar a promoção de 16 juízes substitutos para cargos de titulares e uma remoção de magistrado.
Pela primeira vez o Pleno promoveu a movimentação de juízes segundo os novos critérios estabelecidos pela Resolução nº 106 de 6 de abril de 2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A nova juíza da comarca de Juruti ocupava o cargo de juiz substituto e recebeu a promoção para juiz titular para assumir a comarca local. Em breve a juíza Roberta Guterres estará chegando à cidade de Juruti para assumir o cargo maior do Judiciário local.
Além de Juruti, municípios como Prainha, Almeirim e Terra Santa, no Oeste do Pará, também passarão a ter juízes titulares.
Comentário do editor: sem dúvida a juíza Roberta Guterres será muito bem vinda, já que temos uma demanda muito grande no município e já precisamos de uma magistrada permanente aqui. Bem-vida doutora Roberta.

Santarém

Prefeitura promove encontro de prestação de contas
População acompanha prestação de
contas da prefeita Maria do
Carmo
Moradores da grande área da Aldeia - integrada pelos bairros Aldeia, Caranazal, Mapiri, Liberdade, Aparecida, Laguinho e Fátima - participaram na noite de ontem (24/01) de uma reunião promovida pela Coordenadoria do Orçamento Participativo (COP).
Leia mais...

Previdência Social

INSS abrirá 14 novas agências no Pará

O governo federal pretende expandir o sistema de acompanhamento dos serviços prestados pela Previdência Social ao cidadão. Segundo explicou nesta segunda-feira, 30, a presidente Dilma Rousseff, no programa Café com a Presidenta, o sistema já permite ao governo acompanhar cada etapa do atendimento nas 1.353 agências do INSS, controlando o tempo de espera e de atendimento, e a ideia é levar as agências para perto das pessoas. Desse total, 14 serão no Pará e uma está prevista para Juruti. Leia mais

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Esporte


Rui Neri analisa a 5ª rodada
do Parazão

Gastando a Bola
                                          [Por: Rui Neri]

·         O São Raimundo perdeu a grande oportunidade de figurar pela primeira vez no G 4. Após estar na frente por 2 a 0 permitiu o empate do Independente e ainda correu risco de perder. Saiu no lucro o Pantera com o empate.
·         O que faltou ao time alvinegro? Preparo físico, pois vários jogadores só conseguem correr no primeiro tempo: preparo psicológico, pois para os três jogadores expulsos faltou controle emocional, principalmente para Evair que agrediu o árbitro.
·         Muitas reclamações dos jogadores e diretores do São Raimundo contra o árbitro Marcelo da Silva Ramos. Ainda que ele estivesse mal intencionado, os jogadores do São Raimundo não tinham o direito de agredi-lo.
·         Com essa atitude de Evair e Labilá, quem saiu perdendo foi o São Raimundo que perdeu quase toda sua defesa: Helder, Evair e Labilá. Com isso o time fica comprometido para a partida decisiva em casa contra o Cametá na quarta-feira.
·         Para a maioria dos comentaristas esportivos de Santarém, o técnico Nildo Pereira teve uma boa parcela de culpa no empate (com gosto de derrota) contra o Galo. Para estes, as mexidas e as orientações para o time se recolher favoreceu ao adversário que foi pra cima e conseguiu empatar.
·         Na minha opinião, a maior parcela de culpa pelo resultado dessa partida foi do zagueiro Helder. Além de cometer o pênalti, que não sei se ocorreu ou não, ainda fez uma falta violenta provocando sua expulsão.  Ele deveria ter mais controle e saber que seria menos ruim para o Pantera sofrer um gol do que ficar com um homem a menos.
·         Com o mesmo número de jogadores em campo, pelo menos o São Raimundo não levaria o sufoco que levou e ainda poderia ter um jogador a mais no ataque e tentar a vitória. Mas a expulsão de Helder proporcionou ao Independente a vantagem de ir com tudo pra cima e quase venceu.
·         Tem gente que afirma que o árbitro foi bonzinho com o São Raimundo ao anular o terceiro gol do Gao Elétrico, quando Labilá soltou a bola no pé do atacante. Alegam os “analistas” que o goleiro é intocável na pequena área. Isso não á regra, o goleiro pode ser tocado sim desde que não seja falta. Vale a interpretação do árbitro.
·         Quem culpou o árbitro que iria confirmando o terceiro gol do Independente, não conseguiu percebeu que o auxiliar nº 1 Luis Diego Nascimento  não marcou falta no goleiro Labilá e sim impedimento do atacante que chutou a bola. Quem conhece regra sabe que as jogadas na área são de responsabilidade do árbitro central; os auxiliares marcam as laterais e impedimentos. Foi isso que assinalou Luis Diego. Se estava ou não impedido é outra questão, mas foi isso que ele marcou. Menos mal para o Pantera.
·         Labilá e Evair estão errados em tentar resolver problemas de arbitragem de forma agressiva. Quem deve cuidar disso é o departamento jurídico do clube. Afinal, nunca vi um árbitro desmarcar um pênalti ou um gol depois que o jogo terminar. Calma Labilá, não pega corda de alguns jogadores e alguns repórteres. Só quem vai perder é você, o clube e o torcedor que paga para ir ao estádio. Se o torcedor se aborrecer e não for mais ao estádio, vocês ficarão sem receber seus salários e vales.
·         Um dos obstáculos para o São Francisco na derrota para a Tuna foi o sol escaldante da manhã de sábado em Belém. Talvez tenham apostado numa chuva (já que sempre chove nesse horário em Belém) que não aconteceu. Agora que me desculpem o técnico Osvaldo e a diretoria do Leão, mas vocês não deveriam aceitar essa imposição de jogar pela manhã.
·         Ou será que existe alguma regra que mande que esse jogo seja realizado pela manhã? Para a Tuna, tudo bem, eles são acostumados a jogar esse horário, mas para o Leão foi uma péssima ideia jogar na hora do almoço. O São Francisco perdeu para sua própria diretoria. Mas é isso mesmo, vivendo e aprendendo.
·         Querem minha opinião sobre o futuro de Leão e do Pantera: os dois devem ir se preparando para o segundo turno, pois o primeiro já foi. Dificilmente o Leão passa pelo Águia em Marabá e é muito difícil o São Raimundo ganhar de Cametá e Paysandu, suas duas últimas partidas.
·         Tomara que eu esteja errado.   Até sábado. 
[ Rui Neri é professor especialista, jornalista e cronista esportivo há 25 anos]

Parazão 2012

Rodada amarga para os clubes tapajônicos
Pantera e Leão decepcionaram no final de semana
A 5ª rodada do Campeonato Paraense deve ser esquecida pelos clubes de Santarém que disputam a competição. Jogando no sábado sob sol escaldante o São Francisco perdeu para a Tuna, no Souza, pelo placar de 3 a 1. O São Raimundo que tinha a chance de ficar entre os quatro primeiros se vencessem o Independente de Tucuruí acabou deixando escapar essa oportunidade e ficou no empate em 2 a 2. 
Nessa rodada o São Francisco caiu para o 6º lugar enquanto que o São Raimundo amarga a vice-lanterna. Na 6ª rodada que será realizada na quarta-feira, 1º, o Leão do Tapajós enfrenta o Águia em Marabá. Já o Pantera continua em Santarém onde enfrenta o único invicto da competição, Cametá.
Para sonhar com uma das quatro vagas ao quadrangular decisivo do primeiro turno tanto para São Francisco quanto para São Raimundo só a vitória interessa.
Confira os resultados, a classificação e os próximos jogos no box ao lado.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Política


Sancionada lei que cria a Região Metropolitana de Santarém

Zé Matia PT) desarquivou projeto do ex-
deputado Carlos Martins
Agora o Estado do Pará conta com mais uma área de integração entre municípios, que juntos podem contribuir para desenvolver a região Oeste do Pará. Foi sancionada a Lei Complementar nº 079, de 17 de janeiro de 2012, que cria a Região Metropolitana de Santarém, composta ainda pelos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos.
A proposta é de autoria do ex-deputado estadual petista Carlos Martins e foi desarquivada por meio de requerimento apresentado pelo deputado Zé Maria (PT), natural de Juruti. A criação de uma região metropolitana deve contribuir com a integração, organização, planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum das localidades.
“No Brasil há mais de trinta regiões metropolitanas. No Pará, contamos com a Região Metropolitana de Belém. Há questões políticas, sociais e estruturais que não podem ser enfrentadas apenas por um município, considerando a proximidade física e de outras identidades, como a cultural e educacional, existentes entre municípios. Portanto, os problemas a serem enfrentados saem da seara de apenas um município e ganham dimensão metropolitana”, destacou Zé Maria.
O relator da proposta, o deputado Airton Faleiro, também do PT, articulou a aprovação do projeto em meio às discussões do plebiscito realizado em dezembro, que consultou a população sobre a criação dos estados Carajás e Tapajós.
O norte terá a partir de agora a sua quarta região metropolitana. Até então existiam duas no Centro-Oeste, dez no Nordeste, três no Norte, 09 no Sudeste e 16 no Sul do país. Estas regiões envolviam 482 municípios, uma área de 366 milhões de km2 e,no ano de 2004, possuíam uma população de 106 milhões de habitantes, cerca de58% da população brasileira. A instalação do município de Mojuí dos Campos, o144º do Estado, deve ocorrer nas próximas eleições municipais, passando a integrar oficialmente a região metropolitana de Santarém.

Juruti

Diretores visitam terreno da Acej
Gustavo Hamoy e Gilson Moura por ocasião da
visita ao terreno da Acej
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juruti (Acej), Gustavo Hamoy, acompanhado do diretor tesoureiro, Gilson Moura, visitou na manhã desta terça-feira, 27, o terreno da Acej localizado no bairro São Marcos. No local foi feita uma limpeza completa, bem como a área foi toda cercada. Gustavo Hamoy disse que no momento o terreno está sendo usado pelo clube Sport Juruti que realiza ali seus treinamentos, mas assim que a entidade começar as obras o clube liberará o imóvel.
Segundo Gustavo Hamoy, o terreno mede 100 m de frente  por 100 m de fundo ocupando uma quadra ,  uma área de  10.000 m 2
 Localização:           
Situado na rua Arnaldo Batista de Souza, confinando pela direita com a travessa Mário das Neves Batista e pelo lado esquerdo com a travessa Padre João Braz e pelos fundos com a rua Aluirson Rosso da Fonseca no Bairro São Marcos
Como foi adquirido?
Um grupo de sócios fundadores da associação entre eles: ( Gilson, Joílson, Orivaldo, Moço,)  identificou a área e iniciou a articulação politica que culminou com a doação da área pela PMJ na administração do ex-prefeito Isaias Batista, conforme  Título de Aforamento 1.989 de 28/01/2003.
Vista do terreno da Acej no bairro São Marcos
Qual projeto para lá? 
Futuras instalações da entidade, com a  construção da sede própria equipada com auditório para 200 pessoas, centro de convenções, pavilhão para realização de feira e eventos.

O terreno foi cercado na gestão do ex-presidente Otavio Barbosa. Atualmente por solicitação formal do  time de futebol de campo atual campeão da temporada a ACEJ cedeu ao Esporte Clube Juruti, que tinha deveres de zelar pelo terreno. Atual diretoria mandava limpar anualmente e agora foi todo capinado, depois roçado, efetuados consertos e pintura  dos barrotes de madeira da cerca, e reparos nos arames.

Monte Alegre


SEMMA apreende várias toneladas de peixe ilegal em Monte Alegre

Pescado apreendido foi
doado para instituições
filantrópicas
Foram apreendidos na manhã desta quinta-feira, dia 26, no porto de Monte Alegre, Oeste do Pará, três embarcações (geleiras) que estariam praticando pesca ilegal na região do Lago Grande. Nas embarcações foram encontradas duas toneladas e meia de pescado da espécie Mapará que está proibida a pesca pela Portaria do Defeso, no período de 15 de novembro a 15 de março.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Juruti

Acej divulga edital para eleição da nova diretoria
Gustavo Hamoy
convoca associados
para eleição
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juruti, Gustavo Hamoy, divulgou edital de convocação para inscrição de chapas e eleição da nova diretoria da entidade. Gustavo está concluindo o seu segundo mandato (4 anos) e deve deixar a Acej em fevereiro deste ano. Confira a seguir a íntegra do edital.

Edital de Convocação

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juruti (Acej), no uso de suas atribuições legais que lhe confere o Estatuto, convoca todos os associados em pleno gozo de seus direitos para a reunião de Assembleia Geral que será realizada no dia 28 de FEVEREIRO de 2012, no auditório da Acej, sito à rua: Marechal Rondon, 91 – Centro, às 19 horas em primeira convocação e as 20:00h em segunda e última convocação  para deliberar sobre os seguinte assunto:

= Eleição da nova diretoria da ACEJ para o biênio 2012/2014
     
Obs: De acordo com o Estatuto, fica assegurado a qualquer associado o direito de apresentação de chapas o que deve ser feito até às 18:00 horas do dia 20/02/2012.

Juruti (PA), 16 de Janeiro de 2012.
Gustavo Hamoy
Presidente da Acej

Concursos

Estado vai nomear quase três mil concursados somente em 2012
Alice Viana, secretária de
Administração do Pará
O Estado irá nomear todos os aprovados em concursos que expiram este ano, obedecendo ao limite de vagas ofertadas. Foi o que afirmou a Secretária de Estado de Administração Alice Viana, durante a reunião com a Associação dos Concursados do Pará (Asconpa), na manhã desta terça-feira, 24, na sede da Secretaria de Administração (Sead).
Leia mais...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Parazão

Remo e Cametá empatam em 2 a 2 
São Raimundo tenta
sua primeira vitória
na competição
O atacante Rodrigo Ayres salvou o Remo da primeira derrota na Taça Cidade de Belém que vale pelo primeiro turno do Parazão 2012. O Cametá saiu na frente com Hallison aos 41 do 1º tempo; o Remo empatou com  Marciano aos 11 do 2º tempo. O Mapará fez 2 a 1 com Soares aos 13 do 2º tempo. Aos 39 do 2º tempo o Remo empatou com Rodrigo Ayres. 
Assim, o Remo começa seu declínio e perde dois pontos, mesmo assim permanece em primeiro lugar na tabela de classificação com 10 pontos e não poderá ser alcançado nesta rodada. O Mapará continua na vice-liderança com 8 pontos e pode perder o posto para o Águia.
Confira os jogos da 4ª rodada
Cametá 2 x 2 Remo - 24/01/12 - Parque do Bacurau - 20h30
Águia x Paysandu - 25/01/12 - Zinho de Oliveira - 20h30
Independente x São Francisco - 25/01/12 - Navegantão - 20h30
São Raimundo x Tuna - 25/01/12 - 20h30 - Colosso do Tapajós

Santarém


Praça das flores será inagurada nesta quinta-feira

Praça das Flores será inaugurada pela
prefeita Maria do Carmo
Construída pela Prefeitura para ser o mais novo espaço de lazer e prática de exercícios físicos dos santarenos, a Praça das Flores será inaugurada nesta quinta-feira, 26 de janeiro.
A Praça foi construída em uma área de 5.400 m2. Está localizada à Rua Afonso Pena com as avenidas Barão do Rio Branco e Ismael Araújo. O espaço foi arborizado e conta com diversos canteiros de flores. O maior atrativo do local será uma academia pública onde a população terá acesso a diversos equipamentos de ginástica, a exemplo da Praça do Parque. Leia mais

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Comunicação

TV Cultura volta a operar em Juruti
Inaugurada em 2010 por ocasião do governo de Ana Júlia Carepa, a TV Cultura ficou fora do ar por longos meses. Informações dão conta de que os equipamentos da emissora foram roubados já que não havia ninguém responsável pelos mesmos em Juruti após o fim do governo anterior. Agora, depois de algumas reivindicações, a emissora estadual voltou ao ar e proporcionar mais uma opção de programação aos telespectadores jurutienses.
Uma das atrações da TV Cultura atualmente é a transmissão ao vivo dos jogos do Campeonato Paraense de Futebol. Nesta terça-feira, por exemplo, o jurutiense poderá assistir ao jogo entre Remo x Cametá. A TV Cultura tem uma programação produzida no Estado e outra parte nacional em conjunto com a TV Brasil. Outra atração da TV Cultura (TV Brasil) é a transmissão da Copa São Paulo de Futebol Júnior que tem sua decisão nesta quarta-feira, 25, entre Corinthians e Fluminense às 09 horas. A TV Cultura em Juruti é sintonizada no canal 8.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Santarém


Estádio Colosso do Tapajós será ampliado para Copa do Mundo

Estádio santareno poderá ser uma das
sub-sedes da Copa de 2014
A notícia sobre a chegada de membros do Comitê da FIFA em Belém e Santarém foi divulgada com exclusividade pelo RG 15/O Impacto, na quinta-feira, dia 19. Informações que chegam são de que emissários do Comitê Organizador Local da Copa 2014, nomeados pela FIFA, do qual faz parte Ronaldo Fenômeno, visitarão Belém e Santarém no dia 2 de fevereiro, para inspecionar os estádios do Mangueirão e o Colosso do Tapajós.

Óbidos


Carnapauxis arrasta multidões atrás do trio elétrico

Bloco Águia Negra fez a
festa nas ruas de Óbidos
Carnaval não privilégio só da Bahia. Isso o obidense pode falar de peito aberto. Pois desde novembro o povo Pauxis está indo às ruas brincar o carnaval.
Na medida em que se aproxima a folia oficial, aumenta mais o número de brincantes nos diversos blocos que saem às ruas do Município. 

Tragédia

Homem é linchado após assassinar comunitário na Vila de Curuai

Um homem conhecido por João Augusto (Gugu) foi linchado por várias pessoas na Vila de Curuai, região do Lago Grande, no município de Santarém. O crime aconteceu ontem, domingo. João Augusto, após cometer um assassinato no sábado na localidade de Cruzador, região do Lago Grande, às margens da Translago, durante um torneio de futebol, fugiu do local e se embrenhou na mata. Leia mais...

Campeonato Jurutiense

Sport Juruti conquista o título de 2011
Torcida lotou as dependências
do estádio Pimpão
Apesar de acontecer em janeiro, a decisão do campeonato jurutiense de futebol se referia ao certame de 2011. Os times classificados para a grande final foram Sport Juruti e Ariramba. Na primeira partida realizada sábado passado, 7, o Sport saiu na frente e venceu pelo placar de 2 a 1 ficando com a vantagem de jogar pelo empate na segunda partida.
No último sábado, 14, os dois times voltaram ao estádio Pimpão e o jogo terminou empatado em 1 a 1. Belo marcou para o Sport e Bagana anotou o gol do Ariramba. Com esse resultado o Sport Juruti ficou com o título de 2011. Segundo informações do presidente da Liga Esportiva de Juruti, Wilásio Barroso, mais de 1 mil pagantes compareceram ao estádio proporcionando uma renda de cerca de R$ 3 mil.
Presidente da Liga fez
avaliação positiva
 
Wilásio Barroso, disse que foi um dos mais disputados campeonatos dos últimos tempos, uma vez que cada time recebeu a quantia de R$ 5 mil para comprar seus materiais e participar da competição.  Na decisão, o Sport Juruti levantou um bonito troféu e os jogadores receberam medalhas.
Conforme ainda informações de Wilásio Barroso, a partir de agora a Loga Esportiva vai trabalhar na preparação da Seleção e Juruti que vai disputar a Copa Oeste do Pará que está programa para acontecer em Santarém na segunda quinzena de fevereiro.
Parazão 2012: São Raimundo perde para o Águia
Valendo pela última partida da 3ª rodada do Campeonato Paraense de 2012, o São Raimundo perdeu para o Águia de Marabá pelo placar de 3 a 1. Jogando na casa do adversário, o time alvinegro santareno saiu na frente, mas não segurou o voo do time marabaense. Agora o Pantera faz três partidas em Santarém começando nesta quarta-feira, 25, às 20 horas, contra a Tuna. O time que já foi campeão brasileiro da série D tem apenas um ponto e ocupa a 7ª posição.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Parazão

São Francisco fica no empate com Cametá
Após uma boa sequência de bons resultados, o São Francisco entrou em campo neste sábado, 21, para tentar se manter na liderança do Parazão, mas não saiu de um empate em 1 a 1 contra o representante de Cametá. O time santareno mostrou mais uma vez um bom futebol, principalmente no primeiro tempo, mas encontrou pela frente um time bem montado que justifica a boa colocação. O gol do Leão do Tapajós só saiu aos 33 do primeiro tempo após uma cobrança rápida de falta que sobrou para Maurian bater sem apelação para o goleiro cametaense.
No segundo tempo, o Cametá veio determinado a mudar o placar e até chegou a mandar no jogo parecendo que estava jogando em casa. De tanto tentar, o Cametá chegou ao empate aos 7 minutos numa jogada manjada: levantamento de bola na área para cabeçada do artilheiro Rafael Paty. Precisando da vitória, o técnico Osvaldo Monte Alegre reforçou o ataque, colocou em campo Léo Oliveira, Caçula e Mazinho que se juntaram a Ricardinho, mas os atletas não corresponderam. Final de jogo 1 a 1 e a torcida saiu frustrada do Colosso do Tapajós.
Ficha da partida
São Francisco 1 x 1 Cametá
Renda: R$ 48.670,00
Público pagante: 4.896. Não-pagante: 722. Público total: 5.621
Árbitro: Wasley do Couto (com fraca atuação)
Aux. 1: Lúcio Ipojucan
Aux. 2: Rinaldo Pimentel
São Francisco: Jader, Cleidir, Aldair, Perema e Maurian; Marcelo (Caçula), Diego Carioca, Balão Marabá e Sidvan (Léo Oliveira); Rodrigão (Mazinho) e Ricardinho. Técnico: Osvaldo Monte Alegre.
Cametá: Evandro, Américo, Gil Cametá, Alison e Sousa; Ricardo Capanema (Moisés), Paulo de Társio, Soares e Ratinho (Júlio César); Rafael Paty e Jailosn (Marcelo Maciel). Técnico: Cacaio.
Outros resultados
Paysandu 2 x 1 Tuna
Independente 0 x 1 Remo
São Francisco 1 x 1 Cametá
Águia x São Raimundo (hoje às 16 horas)
Classificação até o momento
1 - Remo - 9 pontos
2 - Cametá - 7 pontos
3 - São Francisco - 5 pontos
4 - Águia - 3 pontos
5 - Paysandu - 3 pontos
6 - Tuna - 3 pontos
7 - São Raimundo - 1 ponto
8 - Independente - 0 ponto


Próximos jogos - 4ª rodada

24/01 - 21h30CametáxRemo
25/01 - 21h30IndependentexSão Francisco
25/01 - 21h30São RaimundoxTuna Luso
25/01 - 21h30ÁguiaxPaysandu

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Esporte


Campeonato Jurutiense de Futebol
Decisão: sábado, 21/01/2012
Sport Juruti x Ariramba
Local: Estádio Pimpão
Hora: 16h30
Ingresso: R$ 3,00
Realização: Liga Esportiva de Juruti

Retificação

Lúcio Santarém é demitido do comando técnico do São Raimundo
Lúcio foi pego de
surpresa com
a demissão
Essa deveria ser a manchete do blog em relação à saída do técnico Lúcio Santarém do São Raimundo. Na matéria anterior, repassada às pressas para o blog, deixamos a entender que Lúcio teria pedido para sair sem motivos aparentes do comando do time. Na verdade, Lúcio foi demitido pela atual diretoria do Pantera, também sem motivos aparentes.
A diretoria alegou que os dois resultados negativos, um em´pate e uma derrota, foram motivos para a troca de técnico, mas há quem duvide disso. Informações dão conta de que por trás há outros interesses que fizeram com que Lúcio fosse demitido. A notícia abalou toda comissão técnico e o plantel alvinegro.
Tomara que o time consiga um bom resultado fora de casa contra o Águia no domingo, caso contrário, vai ficar insustentável a situação da atual diretoria do Pantera que demite um técnico que ajudou a formar o time e que tem consigo o título de campeão brasileiro da série D.
Uma coisa é certa em Santarém: os diretores terão que dar uma boa explicação à torcida, pois esta está ficando cada vez mais revoltada com a situação em que o time se encontra.

Esporte

Lúcio Santarém deixa o São Raimundo
Lúcio entregou o cargo
de técnico do
São Raimundo
Sem motivos aparentes o técnico Lúcio Santarém entregou na manhã desta sexta-feira, 20, o cargo de técnico do Pantera Negra santareno. As informações iniciais dão conta de que Lúcio teria sido muito criticado pelos dois resultados negativos nas duas primeiras partidas disputadas pelo time quando empatou com o São Francisco e perdeu para o Remo. Lúcio teria pedido a contratação de alguns jogadores e não foi atendido pela diretoria, um deles era o atacante Fernando Caranga.
A diretoria do Pantera ainda não anunciou o novo técnico, por isso, Nildo Pereira, auxiliar técnico,  deve comandar o time na partida de domingo contra o Águia de Marabá, fora de casa.
É a primeira queda de técnico no Parazão 2012. Todos pensavam que o primeiro a cair seria Nad do Paysandu que tem duas derrotas nas costas, mas Lúcio saiu na frente.

Feriado

Festa de São Sebastião em Tabatinga e Juruti Velho é folga em Juruti
São Sebastião é o
padroeira de Tabatinga
O município de Juruti está de folga nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro. É que o Distrito de Tabatinga festeja o dia de seu padroeira e por causa de uma tradição antiga mantida até os dias de hoje, é feriado não apenas na vila, mas também em todo município. Dessa forma, a população de Juruti aproveita para folgar um pouco mais.
Na vila de Tabatinga, a coordenação dos festejos organizou uma programação que começou na semana passada e termina hoje com torneio esportivo, competições diversas, celebrações religiosas, apresentações culturais, bandas musicais e um grande almoço que é servido aos visitantes.
Como chegar lá? Tabatinga é um dos três maiores distritos de Juruti com cerca de 10 mil habitantes. Dependendo do meio de transporte que se usar, pode-se levar de 40 a 60 minutos para se chegar ao centro da vila. Para ir à Tabatinga o caminho inicial é a rodovia PA-257 (Translago) até o km 13. A partir daí segue por estrada própria que leva até a vila de Tabatinga.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Imprensa

Jornalista revoltado manda e-mail para apresentador do SBT


O jornalista e professor Rui Neri, residente atualmente em Juruti, mas árduo defensor do Estado do Tapajós, depois de tomar conhecimento que cortaram a energia elétrica  e a água do vestiário do São Raimundo no estádio Evandro Almeida, em Belém, escreveu para o apresentador do SBT Esporte, de Belém, Edson Matoso, manifestando sua indignação por esse situação.
O jornalista Rui Neri desafiou o apresentador Edson Matoso a ler seu e-mail, uma vez que ele (Matoso) poderia enfrentar problemas com os dirigentes azulinos.
Confira a seguir os dois e-mails encaminhados ao apresentador Matoso:



MATOSO, 
A DIRETORIA DO REMO ACHA CORRETO O QUE ELES FIZERAM COM O SÃO RAIMUNDO ONTEM, CORTANDO A ENERGIA E E ÁGUA DO VESTIÁRIO DO SÃO RAIMUNDO. VOCÊ, COMO UM JORNALISTA RESPONSÁVEL, MESMO SENDO DE BELÉM, ACHA QUE PRECISA FAZER ISSO PARA SE CONSEGUIR UMA VITÓRIA? CADÊ O CORPO DE BOMBEIROS E A POLÍCIA MILITAR QUE SÓ VIVEM INTERDITANDO O COLOSSO DO TAPAJÓS EM SANTARÉM, MAS NÃO VÊEM ESSES GRAVES PROBLEMAS NO BAENÃO, NA CURUZU, NO SOUZA, ETC?


MATOSO,

SEI QUE VC NÃO PASSA A MÃO NA CABEÇA DE NINGUÉM E DÁ OPORTUNIDADE PARA TODOS, INCLUSIVE, SEI QUE VC TEM UM GRANDE CARINHO POR SANTARÉM, POIS FOI HOMENAGEADO NA CÂMARA. MAS QUERO VER SE VC VAI LER ESSE -EMAIL AQUE MANDEI SOBRE A SACANAGEM QUE FIZERAM COM O SÃO RAIMUNDO NO BAENÃO... UMA VERGONHA PARA OS DIRIGENTES DO REMO... O SÃO RAIMUNDO TEVE QUE USAR VELA PARA NÃO VESTIR A CAMISA DO AVESSO... BRINCADEIRA... 

Juruti

Basa anuncia recursos de R$ 10 milhões para Juruti
Socorro Costa em atendimento
na Acej
Como acontece todos os anos, a gerente do Banco da Amazônia, agência de Óbidos, Socorro Costa, visitou Juruti esta semana para dar continuidade aos atendimentos à clientela local. O projeto conta com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Juruti (Acej) que cede suas dependências para que o atendimento seja feito, uma vez que o Basa ainda não tem numa agência no município. Segundo informações da gerente do banco, Socorro Costa,  o banco tem cerca de R$ 10 milhões de reais para oferecer aos seus clientes nos mais diversos tipos de financiamentos que atendem desde as pequenas até as grandes empresas e também o setor agrícola.
A gerente disse ainda que o trabalho em Juruti vem se fortalecendo aos longo dos anos porque os empresários locais estão cada vez mais buscando implementar seus negócios e o Basa sempre atua nesse direção, de apoiar aqueles que desejam aumentar e modernizar seus negócios. Hoje a base de clientes do Basa em Juruti já conta com mais de 100 cadastros e os clientes ficam à vontade para escolher a melhor opção de captação de recursos bem como definem os prazos de pagamento. Uma das linhas que o banco disponibiliza é o FNO que tem um prazo bem longo de pagamento.
Em Juruti Socorro Costa faz não apenas o registro de novos negócios, mas também anuncia a liberação de recursos para contratos que já foram firmados anteriormente. Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juruti, Gustavo Hamoy, a presença do Basa no município é uma demonstração de compromisso da instituição com nossa região e uma alternativa a mais para os empresários aumentarem e modernizarem seus negócios.

Geógrafa apresenta resultados de estudos
Gustavo Hamoy, presidente da
Acej, e Maria Rita, geógrafa
O auditório da Associação Comercial e Empresarial de Juruti foi local de apresentação dos estudos feitos pelo professor James, da Inglaterra,  sobre os impactos da implantação do projeto de mineração da Alcoa em Juruti. Os resultados da pesquisa foram apresentados pela geógrafa Maria Rita Borba que atua como assistente de pesquisa do referido professor que vem realizando estudos em vários países sobre integração entre comunidades e empresas em empreendimentos de mineração e exploração de petróleo e gás.
Segundo Maria Rita, no momento estão sendo feitas as validações das respostas das pessoas de vários setores da comunidade, como empresarial, comunicação, governo, comunidades rurais e outras. A divulgação dos dados só será feita depois que todos os grupos confirmarem as informações a fim de que não ocorram erros. Ela acredita que o relatório em inglês deve ficar pronto em março, logo em seguida será feita a tradução para o português quando Juruti deverá receber o resultado dessa pesquisa.
Na pesquisa foram questionados temas como interação entre a empresa e a comunidade, os benefícios que a vinda da Alcoa trouxe para Juruti, as barreiras e obstáculos que a população enfrenta em decorrência do projeto e as recomendações para que a região se beneficie mais com a presença do empreendimento.
Assessoria de Imprensa da Acej 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Parazão

São Raimundo é derrotado pelo Remo: 1 a 0
Ao contrário do seu adversário, São Francisco, o São Raimundo não foi muito bem na segunda rodada do Campeonato Paraense de Futebol. Em jogo realizado na noite desta quarta-feira no estádio Baenão em Belém, o time alvinegro foi abatido por 1 a 0. O único gol da partida foi anotado pelo jogador Betinho aos 7 minutos do 2º tempo numa cobrança de falta em que a barreira falhou e o goleiro Labilá ficou sem ação.
Com a derrota, o Pantera Negra amarga a 6ª colocação na tabela de classificação com apenas um ponto. a próxima partida do São Raimundo será sábado, às 19 horas, no estádio Zinho de Oliveira em Marabá. 
Para essa o próximo jogo, o técnico Lúcio Santarém já vai poder contar com o lateral direito Anderson que cumpriu suspensão automática. A diretoria do São Raimundo considerou o resultado normal porque o Remo jogou em casa e tinha a obrigação de vencer. 

Confira os resultados da 2ª rodada
Águia 1 x 0 Tuna
São Francisco 2 x 1 Paysandu
Remo 1 x 0 São Raimundo
Cametá 1 x 0 Independente

Classificação
1 - Cametá - 6 pontos
2 - Remo - 6 pontos
3 - São Francisco - 4 pontos
4 - Tuna - 3 pontos
5 - Águia - 3 pontos
6 - São Raimundo - 1 ponto
7 - Paysandu - 0 ponto
8 - Independente - 0 ponto

Próximos jogos - 3ª rodada
Paysandu x Tuna - 20/01
Águia x São Raimundo - 21/01
São Francisco x Cametá - 21/01
Independente x Remo - 21/01

Concurso do Banco do Brasil
Edital divulgado. Vagas para Santarém, Alenquer, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná.
Comece a estudar agora. APOSTILA com conteúdo completo e atualizado
Temos APOSTILAS para os concursos INSS, CAIXA, PM e PC
Ligue e garanta a sua: 9124-2674 e 8117-2900

Polícia


Suspeito de estuprar menina de 12 anos é preso

Edvan Pereira nega participação no crime
Santarém - O suspeito de estuprar uma menina de 12 anos após assalto a uma casa localizada no bairro Jardim Santarém foi preso pela Polícia Civil no início da noite de terça-feira (17) no centro da cidade.