segunda-feira, 30 de julho de 2012

Eleições 2012


524 candidatos estão na lista de impugnação do MPE

T
524 candidatos estão na lista de impugnação do MPE (Foto: Diário do Pará/Reprodução)
(Foto: Diário do Pará/Reprodução)
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) divulgou a lista de pedidos de impugnações de candidaturas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todos os municípios paraenses. No total, foram apresentadas à justiça eleitoral 524 impugnações de candidaturas pelo Ministério Público Eleitoral e também por adversários na disputa e partidos políticos. A previsão dos juízes eleitorais é concluir os julgamentos das impugnações até o final de agosto. Os recursos serão julgados pelo Pleno do TRE/PA, mas mesmo aqueles em que o tribunal mantiver a impugnação podem concorrer à eleição subjudice, aguardando julgamento do registro de candidatura pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em Juruti, foram apresentadas impugnações aos candidatos a prefeito Lucídia Benitah de Abreu Batista (PMDB) e Otávio dos Santos Barbosa (PSDB). Os candidatos Marco Aurélio Dolzane do Couto (PSD) e Ariosvaldo Pereira Rebelo (PRB) tiveram suas candidaturas aprovadas pela  Justiça Eleitoral. 
Candidatos a vereadores
Com relação aos candidatos a vereadores de Juruti, estão aguardando julgamento os seguintes pretendentes:
Alderlane Guidão Toscano (PSD), Benita Maria Marinho da Silva (DEM), Ediana Freitas da Silva (DEM), Edjânio Printes Figueira (PT), Jonesmar Ramos da Silva (PMDB), João Amoedo Guimarães (DEM), João da Silva Vitor (PRB), Júlia de Sousa Coelho (PMDB), Leotério Tavares da Silva (PMDB), Luiz Antonio Braga de Souza (PMDB), Washington Rodrigues Rios (PRB).
Fonte: TSE


Confiança e sucesso

Portal de Juruti bate recorde de acessos
O Portal de Juruti, ainda na categoria de blog, bateu todos os recordes de acessos neste domingo, 29. Foram mais de mil cliques, tudo em decorrência do Festribal quando as pessoas em todos os lugares do Brasil buscavam informações sobre o evento.
O Portal de Juruti, que em breve estará se transformando em site e rádio web, é uma das poucas fontes de informações que as pessoas têm sobre o município. É bastante acessado por jornalistas, professores, estudantes e o público em geral que busca informações e quer saber dos acontecimentos da Cidade Tribal.
Estamos contentes pela sua confiança, o que nos leva a buscar melhorar cada vez mais nosso Portal de Juruti.
Confira abaixo os dados estatístico do blog.

Visualizações de página de hoje
374

Visualizações de página de ontem
1.047

Visualizações de página do mês passado
7.940

Histórico de todas as visualizações de página
41.390

Inovação Eleitoral

Candidato inova e lança site de campanha 
Uma das ferramentas que serão muito exploradas nestas eleições e que tem mostrado resultados eficazes, é a internet. Pensando nisso, o empresário Gustavo Hamoy, candidato a vereador saiu na frente e colocou no ar nesta segunda-feira, 30, seu site pessoal. Para quem pensa que Juruti, uma pequena cidade do Oeste do Pará, ainda faria a tradicional campanha dos comícios e panfletagem, Hamoy dá uma demonstração de modernidade.
No site, o referido candidato apresenta sua biografia, suas realizações e os desafios que pretende enfrentar em prol da população de Juruti, caso seja eleito. O internauta, ao acessar o site, também tem a opção de ouvir o jingle  de campanha.
Obs: o portal de Juruti está aberto para informações jornalísticas de qualquer candidato independente de partido. Basta nos enviar os conteúdos pelo e-mail que está na parte superior do site.
Para a acessar o site  do candidato Gustavo Hamoy, clique aqui.

domingo, 29 de julho de 2012

Sem campeão!

Comissão e tribos anulam o Festribal 2012
O que deveria ser um momento de euforia e comemoração para os torcedores de uma das duas tribos de Juruti, tornou-se um momento de frustração. Na hora da apuração das notas dos jurados, as diretorias das duas tribos entraram com pedido de impugnação de quatro jurados com a alegação de que a comissão infringiu o regulamento do Festribal que não permite que jurados sejam de estados da região Norte e nem os que já atuaram em outros festribais.
Após receber os pedidos de anulação do Festribal, a comissão reuniu e declarou que contrariou o regulamento baseada no artigo que fala sobre os casos omissos e justificou que não conseguiu contratar os jurados de outros estados do Brasil, por isso trouxe jurados do estado do Amazonas.
Segundo a nota oficial, as notas dos jurados serão queimadas a fim de que ninguém tomasse conhecimento e declarou as duas tribos campeãs.
Nas arquibancadas a torcida da tribo Mundurukus vaiou a decisão porque tinha certeza que a agremiação estava melhor e seria a campeã se as notas fossem apuradas.
Pelo lado da tribo Muirapinima, os torcedores timidamente gritavam bicampeão, mas a maioria demonstrou completa frustração com a decisão.


Comentário: Antonio João Campos:
Meu querido Rui Neri, em respeito à boa informação, gostaria de humildemente contibuir com a sua NOTA. Entendo que a CHAMADA - "Comissão e Tribos ANULAM o Festribal 2012", não condiz com a realidade dos fatos, inclusive com o teor da matéria. O FESTRIBAL não foi anulado, houve a proclamação das duas tribos como campeãs, portanto, não há que se falar de anulação. Esclareço ainda, por oportuno, que, no caso específico, estamos falando de duas Comissões - A Comissão Oganizadora do Festribal, composta por membos do governo e a Comissão de Organização e Escolha de Jurados - COEJ, formada por membros das tribos. Pelo Art. 39 do Regulamento, os casos omissos são resolvidos conjuntamente pelas duas Comissões.
Meu querido, espero ter contribuído para o esclarecimento dos fatos e também com o conteúdo da sua matéria. 
Antonio João Teixeira Campos Silva


Festribal 2012

Muirapinima e Mundurukus mostram espetáculo de cores e tradições
Porta Estandarte da tribo Muirapinima
A noite e gala do Festribal 2012 com a apresentação oficial das tribos Muirapinima e Mundurukus foi de encher os olhos daqueles que apreciam e valorizam a cultura regional. As tribos capricharam na combinação de cores, cantos e criatividade nas alegorias. A Tribo Muirapinima que entrou primeiro defendeu o tema "Misticismo", mostrando os diversos rituais característicos das tribos da Amazônia. Por sua vez, a Tribo Mundurukus que entrou por volta de meia-noite defendeu o tema "Xamanismo" onde seus artistas procuraram mostrar o que há de mais original nas ações de nossos antepassados indígenas.
As apresentações, como sempre ocorrem, mexem com a galera que já está acostumada com o show e deixa os visitantes encantados, como foi o caso do doutor da Ufopa, Anselmo Colares, que disse que o Festribal é um dos eventos culturais mais ricos em detalhes e em tradição da Amazônia. "Ano que vem se estiver na região, estarei aqui novamente, pois gostei muito do Festribal", declarou.
Porta Estandarte da tribo Mundurukus
As tribos se apresentaram dentro do tempo estipulado de três horas para cada e apresentaram todos os itens exigidos pelo regulamento. O resultado oficial sai neste domingo às 15 horas no Tribódromo. Se Muirapinima ganhar, vai comemorar o bicampeonato. Caso dê Mundurukus, a tribo vermelho e amarelo retoma o título que perdeu ano passado.
O prefeito de Juruti, Henrique Costa, fez uma avaliação positiva do evento. Disse que apesar das dificuldades financeiras pela qual o país passa, seu governo nunca deixou de investir no Festribal nesses oito anos por entender que é a identidade cultural de Juruti. Ele disse esperar que o próximo gestor de Juruti continue investindo cada vez mais no evento para transformá-lo num dos maiores do Brasil."Não tenho receio de investir no Festribal porque a própria população aprova esse tipo de investimento, já que o Festribal é visto como um patrimônio dos moradores de Juruti", disse Henrique.

sábado, 28 de julho de 2012

Hipsimo


Corrida de cavalos é sucesso no Festribal
Wladimir Pereira com o prefeito Henrique Costa
Fazendo parte da programação do Festribal 2012, foi realizada no sábado, 28, a 1ª corrida de cavalos, promovida pelos Amigos Criadores de Cavalos de Juruti, tendo como local o Parque Municipal do Município, no ramal que dá acesso ao Balneário da Ponte. Estiveram à frente da organização do evento Jorge Veras,  Vander e Alan Canto.
O evento que obteve sucesso total de público, contou com a participação de cavaleiros e animais dos município de Juruti, Terra Santa e Oriximiná e foi realizado em duas etapas: a primeira ocorreu na sexta-feira com a classificação e no sábado foi a grande final.
O resultado da 1ª Corrida de Velocidade dos Amigos Criadores de Cavalos de Juruti foi o seguinte:
Categoria
Vencedor
Proprietário
Prêmio
Meio-sangue
Cromo
Wladmir
1.200,00
Mestiço
Conan
Dra. Márcia
1.000,00
Comum melhorado
Possuído
Clei
  700,00
Comum
Martelinho
Frank
  500,00

Como podemos observar, o grande vencedor do evento foi o criador Wladimir Pereira Soares, da Fazenda Gil Rosa, de Oriximiná, que levou várias premiações com seus animais, sendo o cavalo Cromo o grande campeão.

Festribal 2012

Muirapinima e Mundurukus prontas para o espetáculo
Destaque Muirá
Apesar do contratempo ocorrido ontem por ocasião dos ensaios técnicos das duas tribos, todas as providências já foram tomadas para a grande noite do Festribal, hoje, a partir das 21 horas quando a Muirapinima entra na arena do Tribódromo para tentar manter o bicampeonato.
Por sua vez, a Mundurukus está empenhada para não deixar a adversária disparar nos títulos. Os integrantes  da trino Mundurukus prometem um dos maiores espetáculos para encher os olhos da galera e dos jurados e retomar o título para o Universo.


Programação
Dia 28/07/2012 - sábado
21horas - Apresentação da Tribo Muirapinima
00 horas - apresentação da Tribo Mundurukus


dia 29/07/2012 - domingo
Destaque Mundurukus
15 horas - apuração das noas dos jurados e aclamação do vencedor

Tô de Olho no Festribal


Tô de Olho! – O Colunista de Juruti!

  • Rádio Cidade FM (96,3 MHz), de Oriximiná está transmitindo ao vivo o Festribal 2012, fazendo com que milhares de pessoas nas cidades vizinhas e no interior do município fiquem por dentro do assunto. Vai transmitir até a apuração de domingo.
  • O Festribal tem também a transmissão ao vivo da rede Amazon Sat, porém, só pode ser sintonizada via antena parabólica.
  • Teve gente que curtiu tanto o show do RPM que desde quinta-feira não para de ouvir as músicas de Paulo Ricardo.
  • O apresentador do show do RPM (prof. Rui Neri) lançou uma promoção para as pessoas falarem os nomes dos componentes da banda. Poucas pessoas acertaram. Portanto, aqui vão os nomes deles pra você nunca mais esquecer: Paulo Ricardo (vocalista), Luis Schiavon (teclado), Fernando Deluqui (guitarra) e Paulo Pagni (bateria).
  • Professores da Ufopa que estão ministrando aulas para o Parfor estão curtindo o Festribal e tecendo elogios à coordenação do evento. Estão admiradíssimos.
  • Dois candidatos a prefeito de Juruti têm prestigiado todas as noites o Festribal. Parecem que gostam do evento e têm um carinho muito grande pelo Festribal
  • Os candidatos a vereador que frequentam o Tribódromo nesse período são incontáveis. Cada um mantendo o máximo de contato com as pessoas tentando capitalizar alguns votos para sua candidatura. Vale tudo!
  • A Churrascaria Assador (Evandro Pacheco) está com uma sensacional promoção do Festribal: Buffet livre por apenas R$ 15,00. As pessoas vão lá comem à vontade e pagam apenas esse preço. Mais informações: 9208-2500.
  • As filas já estão de vento em polpa em frente ao Tribódromo para a comprar as “pulseiras” para a última noite do Festribal quando as tribos oficiais se apresentam buscando o título.
  • Quem demorar muito, pode ficar do lado de fora da arena de apresentação.
  • Um abraço ao amigo Velton e sua esposa. Eles que comandam com  muita competência o Mini Box da Loura. Realmente... tudo o que procura a Loura tem. Ao lado do Tribódromo.
  • Um amigo de Santarém se apaixonou no Tribódromo por uma “lourinha” que estava toda enfeitada com adornos indígenas. Combinou com ela para se encontrarem no Universo Mundurukus na festa da banda Companhia do Calypso.
  • Lá chegando, ele localizou a beldade, mas quando estava chegando próximo o canto da banda chamou alguém da plateia para dramatizar uma música romântica. Adivinhem quem foi lá? Ela mesma... a lourinha que nosso amigo tinha fisgado antes.
  • Depois disso ele desistiu da busca ao “tesouro” e foi dormir após curtir uma “loura gelada”. Coisas do Festribal!!!
  • Théo Neves (Mundurukus) e Edvan Gonçalves (Muirapinima) prometem agitar suas galeras hoje à noite na função de apresentadores das duas tribos. Vamos ver que será nota 10.
  • Jurados do XVIII Festribal já estão em Juruti. Todos de fora do município e do Estado. Estão igual orelha de freire. Sabemos que eles existem, mas não podemos ver.
  • Comércio de artigos alusivos ao Festribal está a mil ao redor do Tribódromo. Vende-se de tudo para não deixar o visitante sem uma lembrança.
  • Somente ontem, 27, chegou na cidade o CD gravado ao vivo da Tribo Mundurukus. Mas como seus torcedores são apaixonados devem esgotar ainda hoje a tiragem de 5 mil unidades. A direção foi de Sebastião Júnior.
  • Um professor no auge de sua gentileza  levou uma jornalista para um passeio num dos belos balneários de Juruti. Até aí, nada de estranho. O problema é que demoraram muito para chegar. Depois veio a justificativa: eles se perderam nos ramais que dão acesso ao local. Detalhe: o professor mora há mais de 10 anos em Juruti. Será que ele se perdeu mesmo?  Acredite se quiser!
  • Tribos Mirins Mundurukus e Muirapinima encheram aos olhos de quem foi ao Tribódromo ontem à noite.
  • Quem entra primeiro hoje é a Tribo Muirapinima, campeã do ano passado, às 21h. À meia-noite a Tribo Mundurukus deve iniciar seu espetáculo. 
  • Já foi localizado o integrante da Banda RPM (parte técnica) que não viajou com grupo. Ele perdeu o horário após uma noite apimentada com uma jurutiense. A turma da banda e seus familiares em São Paulo ficaram desesperados, mas ele já seguiu viagem. Enquanto isso, a "guerreira" tribal ainda curte os momentos que passou com o referido cidadão. 
  • Tô de olho nas coisas do Festribal e a qualquer momento voltamos com mais uma edição. Se você tem um “furo”, ligue 9124-2674.



quinta-feira, 26 de julho de 2012

Festa dos visitantes

RPM chega a Juruti no final da tarde
Banda RPM chega a Juruti no final da tarde
Milhares de pessoas estão chegando a Juruti desde o início da semana para participarem do XVIII Festribal que começa oficialmente nesta quinta-feira, 26, com a Festa dos visitantes que tem como atração a banda RPM. Aliás, essa é um dos motivos que tem trazido muitas pessoas a Juruti nos últimos dias. 
Segundo informações da coordenação do Festribal, a banda comandada por Paulo Ricardo pisa em solo jurutiense no final da tarde, por volta das 17 horas. De lá segue para um hotel da cidade e em seguida para o palco do Tribódromo para o show que está marcado para começar às 22 horas.
Para quem quiser ensaiar para o grande show de hoje à noite, basta clicar AQUI/RPM para ouvir as músicas da banda.



quarta-feira, 25 de julho de 2012

Opinião


Enquetes revelam opinião do eleitor
Eleitor quer compromisso
dos candidatos
Há 20 dias o Portal de Juruti colocou no ar duas enquetes. Numa delas a pergunta era: “dos atuais nove vereadores da Câmara Municipal de Juruti, quantos você acha que se reelegem?”. 13% dos internautas que votaram disseram que volta apenas 1 vereador; 18% acham que voltam 2 parlamentares; 16% acreditam que três vereadores voltam; 51% acham que nenhum dos atuais vereadores se reelege.
Em outra enquete, o Portal perguntou “o que você exige de um candidato para votar nele?”. Entre vários adjetivos, o internauta disse que precisa ter compromisso (48%); ser honesto veio em segundo lugar com 25%; ter experiência política veio em terceiro lugar com 22% e ser sincero veio em quarto lugar com 1%. O critério “ser fiel” não recebeu nenhum voto.

Brasileirão


Buscando a liderança, Vasco quer impedir a reabilitação do Botafogo

Juninho deve ser mais
uma vez o terror
dos goleiros
Vasco e Botafogo fazem um clássico carioca, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, às 20h30 (de Brasília), no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). A partida colocará frente a frente duas equipes que precisam de um triunfo, mas por objetivos diferentes.
O Vasco, embalado pela vitória de 2 a 0 sobre o Santos, é vice-líder, com 26 pontos, dois a menos que o Atlético-MG, que só entra em campo na quinta-feira, quando recebe o Santos. Desta forma, em caso de triunfo, os vascaínos passam a noite na liderança. Já o Botafogo tenta se reerguer após a derrota de 1 a 0 para o Grêmio e, na oitava posição, com 17 tentos, pretende encostar na zona de classificação da Copa Libertadores da América.
FICHA TÉCNICA 
VASCO X BOTAFOGO
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25 de julho de 2012, quarta-feira
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Magalhães (RJ)
Assistentes:Rodrigo Pereira Jóia (Fifa-RJ) e Marco Santos Pessanha (RJ)
VASCO: Fernando Prass; Auremir, Dedé, Douglas e Willian Matheus; Nilton, Wendel, Juninho Pernambucano e Carlos Alberto; Éder Luís e Alecsandro
Técnico: Cristovão Borges
BOTAFOGO: Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Seedorf, Andrezinho e Vítor Júnior; Elkeson
Técnico: Oswaldo de Oliveira

terça-feira, 24 de julho de 2012

Negócios


Inaugurada nova agência do Banco do Brasil em Juruti
Funcionários da agência local do BB
Juruti ganhou na tarde desta terça-feira, 24, a mais nova agência bancária. Trata-se do banco do Brasil que inaugurou sua mais nova agência no estado do Pará em Juruti. O novo prédio com arquitetura moderna está localizada na Rua Floriano Peixoto, Maracanã, às proximidades da Papelaria Big Big.
A solenidade de inauguração contou com a presença do gerente local da agência do Banco do Brasil, Amarildo Bentes de Andrade; superintendente regional do Banco do Brasil, José Batista Capeloni; prefeito Henrique Costa; funcionários do banco, correntista e a imprensa.
Segundo Amarildo Andrade, o Banco do Brasil está completando 30 anos em Juruti, sendo que nos primeiros  anos funcionou como Posto de Atendimento e há 27 anos como Agência Bancária. Hoje o BB tem cerca de  7 mil clientes em Juruti.
Conforme explicou José Batista Capeloni, com a inauguração das novas instalações do BB de Juruti, o banco objetiva oferecer mais conforto, praticidade e segurança aos seus clientes e funcionários.
Após a solenidade de inauguração foi servido um coquetel às pessoas presentes ao evento. 

Economia


Juruti beneficiado com microcrédito solidário
Autoridades presantes à solenidade do Credcidadão
Aconteceu na última segunda-feira, 23, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a solenidade de entrega de microcrédito solidário de Juruti. Também chamado de “Credcidadão”, a operação é um programa do Governo do Estado do Pará em convênio com as prefeituras municipais, tendo como seu agente financeiro o Banpará.
Essa primeira entrega de crédito se deu em decorrência do esforço do Governo do Estado, da Prefeitura de Juruti, dos agentes municipais de crédito, em parceria com as associações comunitárias e entidades da sociedade civil.
A entrega contemplou 37 famílias e vai proporcionar a geração de trabalho, renda e inclusão social por meio de um crédito ágil, acessivo e adequado à criação, crescimento e consolidação de empreendimentos  populares formais e informais.
Segundo Dualex Amaral, agente de crédito local, o Credcidadão liberou recursos da ordem de R$ 112.827,60 para criar novos postos de trabalho nas áreas de comércio, produção e serviços, reunindo atividades como mercearia, perfumaria, confecções, criação de carneiro, lanchonete e artesanato.
Agentes beneficiados com o crédito do Banpará
A solenidade de entrega do Credcidadão contou com a presença do prefeito Henrique Costa, gerente interino do Banpará, agência de Juruti, Wendel Bruno Ferreira, secretário de Governo, Antônio João Campos, coordenador geral do programa Credcidadão, Pedro Paz, entre outros.
Todos enalteceram a parceria entre a Prefeitura de Juruti, Banpará, Entidades da Sociedade Civil e Governo do Estado para que esse programa se tornasse uma realidade em Juruti. Segundo Pedro Paz, Juruti foi o primeiro município a receber o programa devido a baixa inadimplência dos empreendedores locais. 

Brasileirão

Confira a classificação após 11 rodadas

Classificação*
P
J
V
E
D
SG
G
GC
%
1
Atlético-MG
28
11
9
1
1
15
23
8
84,8
2
Vasco
26
11
8
2
1
8
19
11
78,8
3
Fluminense
25
11
7
4
0
15
22
7
75,8
4
Grêmio
21
11
7
0
4
6
16
10
63,6
5
Cruzeiro
20
11
6
2
3
4
15
11
60,6
6
São Paulo
19
11
6
1
4
3
14
11
57,6
7
Internacional
19
11
5
4
2
6
17
11
57,6
8
Botafogo
17
11
5
2
4
5
21
16
51,5
9
Ponte Preta
15
11
4
3
4
0
14
14
45,5
10
Flamengo
15
11
4
3
4
-2
15
17
45,5
11
Náutico
13
11
4
1
6
-7
13
20
39,4
12
Corinthians
12
11
3
3
5
-2
11
13
36,4
13
Sport
12
11
3
3
5
-6
12
18
36,4
14
Palmeiras
10
11
2
4
5
0
12
12
30,3
15
Santos
10
11
1
7
3
-2
7
9
30,3
16
Coritiba
9
11
2
3
6
-6
17
23
27,3
17
Portuguesa
9
11
2
3
6
-8
7
15
27,3
18
Figueirense
8
11
1
5
5
-6
13
19
24,2
19
Bahia
8
11
1
5
5
-9
9
18
24,2
20
Atlético-GO
5
11
1
2
8
-14
8
22
15,2