segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Acidente aéreo

Piloto é encontrado por familiares


Santarém - O piloto Gonçalo Ferreira Lima Neto, de 42 anos que desapareceu após a queda de um monomotor no final da tarde de ontem (30), foi encontrado com vida esta tarde, próximo ao município de Oriximiná.

Ele foi encontrado pelos próprios familiares que realizavam as buscas em voos particulares.

De acordo com a família, quem avistou Gonçalo na floresta foi o seu primo Paulinho Viana.

A informação foi confirmada pelos parentes do piloto.

O Salvo aéreo foi acionado e deve fornecer mais informações.

domingo, 30 de outubro de 2011

Economia


MRN apresenta navio bauxiteiro para hidrovia Trombetas/Amazonas
O “Tambaqui”, o primeiro navio bauxiteiro construído especificamente para as condições da hidrovia Trombetas-Amazonas trará benefícios para a Mineração Rio do Norte (MRN). Por suportar uma carga maior que a dos navios em uso, ele precisará de um menor número de viagens para transportar a demanda da Alunorte. O tempo gasto com atracações e desatracações dos navios menores será substituído por tempo de carregamento efetivo de bauxita. Isso significa mais eficiência na operação da MRN e menor pressão na fila de navios. O navio foi lançado ao mar no último dia 11 e deverá fazer sua primeira viagem a Trombetas no início de 2012.

Também em 2010 será lançado ao mar o segundo navio bauxiteiro encomendado para a Alunorte, o “Tucunaré”, que começará o transporte de bauxita ao final do ano. Juntos, o “Tambaqui” e o “Tucunaré” deverão transportar cerca de 6 milhões de toneladas por ano entre Porto Trombetas e Vila do Conde.

Ascom/MRN

Polícia

Escolas Estaduais são arrombadas em Juruti


As mesas ficaram de pernas para o ar
Na madrugada deste sábado para domingo, vândalos invadiram as duas escolas estaduais de ensino médio de Juruti, Raimundo de Sousa Coelho e Emanuel Salgado Vieira, onde arrombaram portas de várias dependências, como secretaria, diretoria, cozinha, xerox, etc, e espalharam documentos e alimentos pelo chão.


O fato foi comunicado à delegacia de polícia civil pela diretora da Escola Raimundo de Sousa Coelho, Alice Maria Pereira da Silva, que informou ao delegado Jonivaldo que os ladrões não levaram nenhum objeto de valor, como computadores, caixas amplificadas, microsistem, dvd e outros, fizeram apenas vandalismo e destruíram várias portas e espalharam documentos pelo chão.


A diretora pediu providências para a polícia, uma vez que tanto a escola Raimundo Coelho, como a escola Emanuel Salgado não tem vigilantes pela parte da noite, o que facilita a ação dos vagabundos que se aproveitam da fragilidade para praticar arrombamentos, roubos e assaltos. 


A direção da escola já comunicou o fato à direção da escola sede em Juruti bem como à direção da 7ª URE em Óbidos, órgão responsável pelas escolas estaduais de Juruti, pedindo providências, já que é competência do Estado colocar segurança nas escolas, principalmente pela parte da noite, mas isso não vem ocorrendo em Juruti, onde as escolas ficam abandonadas e os bandidos se aproveitam dessa situação para praticar seus crimes.


A Polícia Civil deve iniciar ainda hoje as investigações, uma vez que já existem alguns suspeitos, pois pessoas que passavam por perto que não querem se identificar, viram os marginais pulando o muro da escola. Por conta disso, não deve ser difícil para a polícia colocar os marginais atrás das grades para que eles nunca mais invadam prédios públicos para praticar crimes contra a população, uma vez que a escola pública é do povo. 


Outros flagrantes da ação dos marginais


Documentos ficaram espalhados pelo chão


As portas foram arrombadas pelos marginais

sábado, 29 de outubro de 2011

Matéria Especial: Educação

Alunos são premiados por se destacarem no Simuladão da escola RSC


PROF. RUI NERI COM OS GANHADORES:
EDILCINETE, BENITIS E REINALDO
Aconteceu esta semana nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Coelho, no centro da cidade de Juruti, a premiação dos alunos que se destacaram no Simuladão 2011 realizado pela escola e coordenado pelo professor de Português e Inglês Rui Neri. 


O evento aconteceu no final de semana que antecedeu ao Enem e serviu como treino para os alunos que fizeram as provas do Enem. Na solenidade de premiação estavam o coordenador do projeto professor Rui Neri, os gestores Caroline Miranda e Jorge Luis Lima, além de outros professores e alunos que foram prestigiar a entrega.


O professor Rui Neri disse que era um momento e felicidade, não só pela premiação dos vencedores, mas pelo fato da escola está mostrando na prática sua contribuição para o aprendizado dos alunos, pois se trata de um evento que faz parte do calendário da escola Raimundo Coelho. O Simuladão teve cerca de 50 participantes da escola e de outras escolas da cidade.


O coordenador disse que a participação foi razoável considerando que ainda não faz parte da cultura dos alunos de Juruti, realizar esse tipo de atividade que em outras cidades tem a participação maciça dos estudantes.  


O professor Rui Neri fez questão de agradecer a todos os professores que participaram do Simuladão enviando suas questões para a prova. Destacou a participação dos alunos e muito especialmente aos patrocinadores que acreditam na proposta da escola, como Comercial Nova Opção, Mini Box da Loura, Papelaria Big Big, Piau Formulários e Express Copy.


Receberam premiação os seguintes alunos:
1º lugar - Edilcinete Marques Moreira - 303 - tarde - um aparelho celular
2º lugar - Benitis Moreira de Sousa - 304 - tarde - um pen drive 2 GB
3º lugar - Reinaldo Silva Nascimento Neto - uma apostila de Português


Confira a seguir as fotos da entrega da premiação dos campeões do Simuladão 2011


Ganhadores com o coordenador Prof. Rui Neri e os
professores Jorge Lima e Jim Jones


Prof. Jim Jones entrega o prêmio ao aluno Reinaldo


Prof. Jorge Lima entregou o prêmio ao segundo
colocado, Benitis


Gestora Caroline Miranda entregando o prêmio
à aluna Edilcinete, campeã do Simuladão


Alunos vencedores do Simuladão 2011


Professores e alunos que participaram da premiação

ESPORTE

Clubes recebem dinheiro da Prefeitura de Juruti



Vice-prefeito Marquinho com
WilásioJúnior e diretores de clubes

Oito clubes filiados à Liga Esportiva de Juruti receberam, cada um deles, um cheque no valor de 3 mil reais, complemento do repasse que foi feito pela Prefeitura de Juruti ainda no primeiro semestre para a realização do campeonato. O repasse foi feito durante a reunião realizada na Secretaria Municipal de Cultura, com a presença do vice-prefeito Marquinho, do secretário adjunto de Governo, Jonas Moraes, do presidente da Liga, Wilásio Júnior, e dos clubes beneficiados participantes do campeonato municipal. Além do futebol, a prefeitura também apoia os campeonatos de outras modalidades, como vôlei e futsal.

Segundo Wilásio Júnior, a prefeitura sempre tem ajudado a Liga e os clubes por reconhecer a importância que tem para o esporte jurutiense. “A Prefeitura sempre apoiou a Liga Esportiva desde quando ela se filiou à Federação Paraense e aí eu posso enumerar a participação na Copa Oeste; todo ano a gente está presente; os campeonatos como a Copa Juruti e este ano o campeonato 2011 de futebol. Então isso é o reconhecimento do nosso trabalho diário”, disse o presidente da Liga.

O vice-prefeito Marquinho ressaltou a parceria não só com a Liga, mas com os clubes que tiveram paciência para esperar esse segundo repasse. “Quero agradecer pela paciência que os clubes tiveram devido ao novo momento financeiro que estamos nos adequando e eles entenderam; isso pra mim significa que eles são parceiros. Assim como a gente reconhece que eles são importantes para o nosso esporte. E eu tenho orgulho em dizer que somos um dos poucos, se não o único, município que tem o campeonato esportivo presente nas nossas 207 comunidades”, frisou Marquinho.

O campeonato 2011 organizado pela Liga Esportiva iniciado em junho retorna às atividades neste sábado (29) com Clube do Remo x Sport Juruti e Tuna Jurutiense X Ariramba, no estádio Pimpão, a partir das 16h, com entrada a R$2,00. A previsão de término do campeonato é para 27 de janeiro de 2012 e o pré-projeto para o campeonato de 2012 já está pronto e deve aumentar o número de clubes participantes, passando de oito para dez clubes.

Fonte: Secom com adaptações

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Meio ambiente


Iterpa pede que Polícia apure fraudes fundiárias em Juruti


Vista da frente de Juruti
Através de ofício encaminhado ontem ao delegado geral da Polícia Civil, Nilton Jorge Barreto Atayde, o presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Carlos Lamarão, solicitou a instauração de inquérito policial para apurar o que se configura claramente, até mesmo pelo uso de documentos forjados, como mais uma tentativa de fraude contra o patrimônio fundiário do Estado.
De acordo com Carlos Lamarão, o inquérito será um procedimento inicial e preparatório à propositura de ação criminal, com base em dispositivos do Código de Processo Penal, destinado a apurar “a materialidade dos fatos e a autoria dos delitos praticados contra o patrimônio fundiário do Estado do Pará”.
O presidente do Iterpa observou que o Estado do Pará vem sendo alvo, há muitos anos, de enorme variedade de golpes envolvendo áreas devolutas pertencentes ao seu patrimônio. São casos, disse ele, em que pessoas inescrupulosas tentam, por diferentes meios fraudulentos, obter vantagens ilícitas em prejuízo do interesse público.
Foi exatamente o que aconteceu mais uma vez, conforme frisou, no caso em questão, em que certo indivíduo, ainda não identificado, apresentou à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) um expediente em nome de Cesar Busnello. O documento – Informação nº 084/2011 -, que Lamarão classifica como “inquestionavelmente falso”, é datado de 22 de junho deste ano e foi produzido em papel contendo o timbre e carimbos de reconhecimento de assinatura de cartórios de notas, todos forjados, de modo a configurar documento oficial do Iterpa.
A intenção do fraudador, segundo ele, não era outra senão a de iludir os funcionários da Sema, visando à aprovação de projeto de manejo florestal sobre área já reservada pelo Decreto nº 2.560/2010, para concessão florestal e gestão direta. Essa mesma área, conforme acentuou, foi posteriormente afetada por ato do atual governo para a implantação do Centro de Treinamento de Manejo de Produtos Madeireiros. O documento forjado faz referência a duas áreas, totalizando ambas perto de 8 mil hectares, no município de Juruti.
Esclareceu o presidente do Iterpa, na correspondência ao delegado geral da Polícia Civil, que a cópia do documento falsificado foi encaminhada à direção do Instituto na última sexta-feira, dia 21, pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), Alberto Colares. Tendo obviamente colocado sob suspeição a autenticidade do documento, Alberto Colares ajudou a detectar a fraude e deverá ser também ouvido durante o inquérito para apurar os fatos e identificar seus autores.
“É necessário, portanto, acionar a força policial do Estado para identificar, autuar e punir o responsável (ou responsáveis) por tais atos criminosos”, enfatizou Carlos Lamarão. O presidente do Iterpa, que é advogado, assinalou que, pela análise dos fatos e dos documentos disponíveis – por ele encaminhados ao delegado geral -, caracteriza-se o cometimento de três delitos capitulados no Código Penal, sem prejuízo de outros previstos na legislação ambiental.
Trata-se, disse ele, de estelionato, falsificação de documento público e falsidade ideológica. O crime de estelionato caracteriza-se pela obtenção, para si ou para outrem, de vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.
Fonte: RG 15/O Impacto e DOL

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Estado do Tapajós

Audiência pública reúne centenas de pessoas em Juruti


Autoridades pressentes. Ao centro o prefeito
Henrique Costa e o vereador Cleverson Mafra
Sob a coordenação da Câmara Municipal de Juruti, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21, uma audiência pública para discutir a viabilidade econômica do Estado do Tapajós. A proposta aprovada por unanimidade pela Câmara foi de autoria do vereador Amarildo nascimento (PT), vice-presidente do Poder Legislativo Municipal.


O evento contou com a presença dos vereadores da Câmara de Juruti, do prefeito Henrique Costa, secretários e assessores municipais, lideranças empresariais, políticas, estudantis, sindicalistas, professores, alunos e outros representantes da sociedade civil de Juruti. além desses, estiveram presantes os prefeito de Tairão e Rurópolis, e os vereadores Malú, de Belterra, e Reginaldo Campos e Henderson Pinto, de Santarém.


Durante a audiência pública o economista e professor José de Lima Pereira mostrou um estudo que mostra a viabilidade econômica do Estado do Tapajós, contrariando algumas informações de pessoas da capital de que o novo estado já nasceria deficitário. Segundo Lima, o Estado do Tapajós já nasce maior financeiramente do que muitos estados que já existem há anos na Amazônia. 


A população que lotou as dependências do São Dom Bosco saiu convencida de que o Estado do Tapajós é o projeto imediato de desenvolvimento da região Oeste do pará e todos saíram com o compromisso não só de votar no SIM no próximo dia 11 de dezembro, mas também convencer os indecisos de apoiarem essa causa.


O prefeito Henrique Costa disse que não tem dúvida de sua posição favorável à criação do novo estado. Por sua vez, o coordenador do comitê municipal em favor do Tapajós, Antonio João Campos, explicou que esse é um projeto que não tem cor partidária, mas sim se trata de uma causa que deve ser de todos que querem o desenvolvimento desta região. Ele criictou ainda os prefeitos de cidades da região que, mesmo passando por extremas dificuldades, não se manifestam a favor desse projeto. 


O presidente da Câmara Municipal de Juruti, vereador Cleverson mafra (PT), disse que a Câmara ao aprovar a proposta do vereador Amarildo Nascimento quer dar um recado a toda sociedade: que o Legislativo está comprometido com essa causa. Ele pediu apoio de todos os setores sociais para o projeto de criação do Estado do Tapajós, pois, segundo ele, essa é uma oportunidade única que se não for aproveitada agora diretamente haverá outra.  A audiência pública foi concluída com uma mensagem religiosa feita pelo padre José Anchieta, pároco de Juruti que declarou que a igreja católica está empenhada na defesa da criação do Estado do Tapajós.


Comitê em defesa do Estado do Tapajós


Na quinta-feira, 20, o município de Juruti deu um passo importante na participação do plebiscito para a criação dos estados Tapajós e Carajás. Nesse dia aconteceu a inauguração do comitê de Juruti que vai dar apoio ao projeto de criação do novo estado. O comitê está localizado num prédio localizado na Praça da República ao lado do Parque Infantil. Segundo o presidente do comitê loca, Antonio João Campos, todos estão convidados a conhecer o local e adquirir material de divulgação sobre o novo estado. 


Confira outras fotos do evento
Gustavo Hamoy representou a classe empresarial
Presenças na inauguração do comitê pró-estado
em Juruti
Presenças marcantes na inauguração do Comitê de
Juruti: Antonio João, Valéria e Kelly


Economista José de Lima Pereira
Estudantes e professores da escola RSC marcaram
presença ao evento

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Educação

Divulgado resultado final do Simuladão da Escola Raimundo Coelho


A coordenação do Simuladão da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo de Sousa Coelho divulga o resultado final do Simuladão realizado no último domingo em preparação para o Enem. Confira a seguir a classificação geral e a pontuação de cada candidato.


CANDIDATOS
MÚLTIPLA ESCOLHA
REDAÇÃO
TOTAL
CLASSIFICAÇÃO
ANDRÉ LUCAS DOS SANTOS JORGE
21
30
51
11º LUGAR
ANISSON GOMES DA SILVA
16
30
46

BENITIS MOREIRA DE SOUSA
22
36
58
2º LUGAR
CARLA TAISE F DOS SANTOS
18
38
56
4º LUGAR
DRUSILA SANTARÉM MARTURANO
10
20
30

EDILCINETE MARAQUES MOREIRA
20
38
58
1º LUGAR
EDIVAN DE SOUSA BATISTA
15
10
25

ELIGELSON LIMA BARROSO
16
30
46

FERNANDA TOSCANO DA SILVA
19
20
39

GABRIEL MATHEUS CÍSPEDES
22
05
27

HILLY KARINA SANTARÉM DA SILVA
15
15
30

JEAN DE ASSUNÇÃO MOTA
15
28
43

JÉSSICA CRISTINA DA SILVA ALBUQUERQUE
21
32
53
8º LUGAR
JETRO NEVES
15
20
35

JOSÉ AUGUSTO SILVA BRITO
19
36
55
6º LUGAR
JUNIELE BATISTA ANDRADE
18
38
56
4º LUGAR
LARISSA PIMENTEL DA SILVA
16
15
31

LAURIANA TYZA ANDRIARA LIMA DE SOUSA
14
33
47

LEANDRA PEREIRA DA SILVA
20
15
35

LEVI MARTURANO FERREIRA
19
00
19

LIRIANE GUIMARÃES LIMA
12
28
40

MANOEL RAIMUNDO BENTES DE ARAÚJO
16
20
36

MARCILENE DA SILVA MELO
17
20
37

MARCOS RAMIRES BATISTA ANDRADE
22
28
50

MARLEANE DA SILVA PINHEIRO
17
34
51
10º LUGAR
MAYSA ALBUQUERQUE ARAÚJO
17
00
17

MICHELE NASCIMENTO DE MORAES
15
32
47

MICHELLE TEIXEIRA VITOR
22
28
50

MICKAELLY CORRÊA SILVA
16
33
49

MILLER DE SOUSA OLIVEIRA
21
10
31

NATHAYANA LIMA PEREIRA
11
33
44

RAFAEL ANDRADE MOREIRA
16
15
31

RAUL ALBUQUERQUE
12
10
22

REINALDO SILVA NASCIMENTO NETO
24
34
58
3º LUGAR
RONIELE LIMA MOREIRA
09
30
39

ROSIANA DA SILVA RIBEIRO
14
34
48

SAMARA PICANÇO FARIAS
18
35
53
7º LUGAR
SOLANGE MELO DOS SANTOS
20
20
40

SUELEM TAVARES DA GAMA
19
30
49

TAMAY KAROLINE DE MELO
20
32
52
9º LUGAR
TATIANA DOS ANJOS VIEIRA
21
30
51
11º LUGAR
TATYANE SIQUEIRA NONATO
16
32
48

THISTO M. MIRANDA
19
15
34

VANESSA SANTARÉM DA SILVA
20
30
50


OBS: o primeiro critério de desempate é  a maior pontuação na redação em seguida
nas questões de múltilpla escolha.
PROF. RUI NERI DOS SANTOS REBELO
COORDENADOR

MUITO OBRIGADO A TODOS QUE PARTICIPARAM. VOCÊS JÁ SÃO VENCEDORES!