domingo, 31 de março de 2013

Semifinais do 2º turno do Parazão estão definidas, mas campeonato pode ser paralisado


Para os próximos dias, o que todos irão querer saber é o que se passa na cabeça Antônio Barra Brito, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA). Por meio de sua decisão, o Campeonato Paraense pode ser paralisado ou não. Apesar de não entrar em campo na última quarta-feira contra o Paysandu e o campeonato seguir, o pedido do Santa Cruz de Cuiarana continua em processo. 

sábado, 30 de março de 2013

Prefeitura divulga calendário de pagamentos de março


A Prefeitura Municipal de Juruti, por meio da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), divulgou nesta quinta-feira (28) o calendário de pagamento dos servidores públicos. O início será no próximo dia 01 até o dia 05 de Abril. O pagamento será feito na seguinte ordem:
Dia 01/04/2013 – SECRETARIAS:
v  ADMINISTRAÇÃO;
v  ASSISTÊNCIA SOCIAL;
v  COMUNICAÇÃO;
v  CULTURA;
v  FINANÇAS;
v  GABINETE;
v  GOVERNO;
v  INFRAESTRUTURA;
v  INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA;
v  MEIO AMBIENTE;
v  PLANEJAMENTO E GESTÃO;
v  PRODUÇÃO.
Dia 02/04/2013 – AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAUDE;
Dia 03/04/2013 – SERVIDORES DA SEMED QUE TRABALHAM NA SECRETARIA;
Dia 04/04/2013 – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE;
Dia 05/04/2013 – SERVIDORES DA EDUCAÇÃO;

Jurutiense escapa com vida de acidente grave em Parauapebas

O jurutiense Edvan Gonçalves, irmão do atual secretário de comunicação da Prefeitura de Juruti, Marcel Gonçalves, escapou com vida de um grave acidente ocorrida durante uma viagem de Parauapebas para Belém. A camionete em que Edvan viajava foi arremessada para um barranco para não se chocar com outro carro, deixando Edvan com baques pelo corpo, mas consciente.
Acompanhe a seguir o relato que o próprio sobrevivente fez do acidente:

Meus amigos hoje venho aqui agradecer primeiramente a Deus que me concedeu uma nova vida e a cada um de vocês que oraram e rezaram pela minha saúde, minha vida!!! Quero agradecer de coração cada ligação, sms, msg in box, watzapp e etc... Agradecer o carinho das pessoas amigas que mesmo de longe se solidarizaram com o ocorrido! Foi a pior experiência da minha vida! Segundo os policiais que nos socorreram só um milagre pra eu ter escapado com vida desse acidente!!! Estávamos vindo de Parauapebas para Belém onde eu pegaria vôo pra Santarém quando um motociclista surgiu de um ramal atravessando pra rodovia na frente do veiculo onde eu estava, o motorista do veiculo então desviou pra mão contraria da rodovia, mas vinha um palio com uma família dentro na direção contraria, foi que ele decidiu jogar o carro pro acostamento, mas não tinha acostamento, depois de uma parede de mato na beira da estrada havia uma ribanceira onde o carro caiu e capotou! Observem na foto o lado esquerdo onde eu estava sentado como ficou completamente amassado! No momento da batida eu apaguei e fui resgatado pelo meu amigo, nosso motorista Thoni Ganduz que estava consciente e quem conduziu todo ocorrido com serenidade. Fui então levado para o hospital de Jacundá ou Goianesia não lembro ao certo, onde fui encaminhado pra Belém para o metropolitano! Onde fiz uma bateria de exames e fui internado durante toda noite de quinta, recebendo alta pela manhã de sexta... Aparentemente nada grave se não pequenas escoriações, clavícula trincada e amnésia momentânea, que segundo os médicos é normal pela gravidade do ocorrido! Fora isso, tudo certo, já estou em casa, em Santarém me recuperando! Quero agradecer a tia do meu amigo Thoni que foi quem nos deu total assistência saindo de Castanhal e indo atá a gente, a minha tia Maria José, meu irmão e cunhada Albertino Heveline que me deram muito apoio em Belém, minha amada Ingra que a todo momento me deu tranquilidade e mais uma vez foi fundamental pra mim junto com minha família e claro o carinho de cada um de vocês, enfim a todos, todos que de alguma forma mostraram seu carinho neste momento que eu nunca pensei que iria passar! Vou responder cada recado deixado aqui! Obrigado meu Deus, esse que eu nunca deixei de ter fé! Boa Páscoa a todos! Glória te dou Deus por esse milagre em minha vida!
 (Relato feito por Edvan no facebook)

terça-feira, 26 de março de 2013

Estado iniciou pagamento dos salários de Março na sexta-feira


Cronograma de Pagamento de Março de 2013
O governo do Estado inicia nesta sexta-feira (22) o pagamento dos servidores públicos da administração direta e indireta, referente ao mês de março de 2013. Segundo o cronograma divulgado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), os inativos militares e pensionistas civis e militares serão os primeiros a receber. O pagamento será encerrado na quinta-feira (28), com os servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da capital e do interior. Abaixo, o calendário de pagamento:


Cronograma de Pagamento de Março de 2013

Dia 22 (sexta-feira) - Inativos militares e pensionistas civis e militares;
Dia 25 (segunda-feira) - Inativos civis e pensões especiais/ Sead;
Dia 26 (terça-feira) - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, NAF, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran, Secom e Setur;
Dia 27 (quarta-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, Fundação Carlos Gomes, Fundação Tancredo Neves, Fundação Curro Velho, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Instituto de Artes do Pará, Imetropará, Iasep, Igeprev, Imprensa Oficial, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp, Loterpa, Companhia de Portos e Hidrovias e Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano;


Dia 28 (quinta-feira) - Seduc


Ascom/Sead

Federação Paraense de Futebol altera jogos da 7ª rodada

A sétima rodada do segundo turno do Campeonato Paraense sofreu alterações de última hora. Mesmo fora do prazo estipulado pela Federação Paraense de Futebol (FPF), que é de 10 dias antes dos jogos, a própria entidade alterou o local e as datas de duas partidas, que seriam realizadas nesta quarta-feira. A principal mudança ocorreu no confronto entre Santa Cruz de Cuiarana e Paysandu, que permanece sendo quarta-feira, mas no estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém, e não mais no Parque do Bacurau, em Cametá.

A cúpula da FPF realizou uma reunião em sua sede, no início da noite desta segunda-feira, para definir como seria a rodada. Estiveram presentes representantes de Remo, Paysandu e Tuna Luso, além de membros da imprensa. O principal conflito, que motivou todas as alterações, foi a partida entre Santa Cruz e Paysandu.


Após alterar duas vezes o local do confronto, a FPF havia acatado o pedido, por parte da diretoria do Tigre do Salgado, que o jogo fosse realizado no Parque do Bacurau, em Cametá. Entretanto, por estar fora do prazo de 10 dias, a diretoria alviceleste “bateu o pé” e se recusou a jogar. Em paralelo a tudo isso, o corpo de Bombeiros emitiu um laudo interditando o estádio cametaense. Por isso, o jogo voltou a Belém.

Mas a confusão não parou por aí. Como todos os jogos da rodada seriam no mesmo horário, a Polícia Militar interviu alegando que não poderia garantir um efetivo policial suficiente para fazer a segurança dos jogos de Remo e Paysandu ocorrendo simultaneamente na capital paraense, em locais diferentes. A solução encontrada pela Federação e os clubes foi desmembrar a sétima rodada da Taça Estado do Pará, com dois jogos permanecendo na quarta-feira e outros duas partidas sendo remarcadas para a quinta-feira.

Confira a seguir os horários e locais da 7ª rodada do segundo turno:

27/03 – QUARTA-FEIRA – 20h30

Santa Cruz-PA x Paysandu – Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão (Belém)
São Francisco x Cametá – Estádio Colosso do Tapajós (Santarém)

28/03 – QUINTA-FEIRA – 20h30

Paragominas x Tuna Luso – Arena Verde (Paragominas)
Remo x Águia – estádio Evandro Almeira, o Baenão (Belém)

Fonte: Globoesporte.com *Com informações de Brenno Rayol, da TV Liberal

domingo, 24 de março de 2013

ELEIÇÃO DE MARQUINHO PARA A PRESIDÊNCIA DA AMUCAN REPERCUTE NA IMPRENSA PARAENSE


A eleição do prefeito de Juruti, Marquinho Dolzane (PSD) para a presidência da Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan) foi destaque da maioria dos meios de comunicação do Pará. Órgãos da Imprensa como Diário do Pará, Liberal, Portal de Juruti, O Impacto, Blog do Jeso, No Tapajós, Portal na Hora, O Estado do Tapajós, além de centenas de perfis do facebook deram destaque para o acontecimento. Marquinho foi eleito por unanimidade em chapa única apresentada para o pleito. Ele tem como vice o prefeito de Óbidos Mário Henrique; como secretária a prefeita de Curuá, Adriana Pereira; e como tesoureiro o prefeito de Terra Santa, Marcílio Picanço.
Após a eleição da nova diretora da Amucan, os prefeitos reuniram já sob o comando de Marquinho e definiram uma pauta para ser tratada com o governador do Estado em exercício Helenilson Pontes e o deputado federal Nilson Pinto, entre as quais atendimento dos pleitos dos prefeitos da Amucan, regionalização do Hospital 9 de Abril de Juruti, recuperação das PAs da região da Calha Norte, além das pautas específicas para cada município.
No caso de Juruti, algumas ações do governo do Estado solicitadas como a construção de um terminal de passageiros, asfaltamento de ruas, construção de uma escola de ensino médio, além de outras.
O prefeito de Juruti e presidente da Amucan, Marquinho Dolzane disse que a audiência foi positiva, pois o governador mostrou interesse em atender os pleitos dos prefeitos da Amucan. O prefeito pediu ainda aos seus colegas unidade para que todos os municípios sejam beneficiados pela ação do Estado.
Ficou acertado ainda que a Amucan se reunirá periodicamente nos municípios integrantes da entidade, sendo que a primeira reunião será em Juruti no mês de julho.

FOTO: REUNIÃO DOS PREFEITOS DA AMUCAN COM O GOVERNADOR HELENILSON PONTES E O DEPUTADO FEDERAL NILSON PINTO, SOB A PRESIDÊNCIA DE MARQUINHO DOLZANE

sexta-feira, 22 de março de 2013

Prefeito de Juruti é eleito novo presidente da Amucan

Prefeitos e representantes das nove prefeituras
que integram a Calha Norte
Sede da Amucan no bairro do Marco em Belém

Terminou ainda há pouco a eleição para definição da nova diretoria a Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan). Apenas uma chapa encabeçada pelo prefeito de Juruti, Marquinho Dolzane (PSD), foi apresentada. Após uma longa conversa com os prefeitos presentes e representados, ficou definida a chapa que vai dirigir os destinos da entidade por um ano podendo ser prorrogado por igual período. A diretoria executiva ficou assim:
Presidente: Marco Aurélio Dolzane do Couto (Juruti)
Vice-presidente: Mário Henrique Guerreiro (Óbidos)
Secretária: Adriana pereira (Curuá)
Tesoureiro: Marcílio Picanço (Terra Santa)
Esteve presente ainda à eleição o prefeito de Oriximiná, Luiz Gonzaga Viana Filho e os representantes das prefeituras de Alenquer, Faro, Prainha e Anajás, este último o mais novo município filiado da Amucan.
Por ocasião da posse, o prefeito Marquinho disse que pretende fazer com que a Amucan continue sendo cada vez mais parceira dos prefeitos da região da Calha Norte a fim de contemplá-los com recursos e programas que melhorem a vida da população.
Marquinho disse ainda que pretende tornar os prefeitos associados da Amucan mais próximos com a realização de reuniões descentralizadas nos municípios, sendo que a primeira reunião deve ocorrer em Juruti no mês de julho, quando os prefeitos da Amucan devem fazer uma visita ao projeto de extração de bauxita da Alcoa no município.
Todos os nove municípios presentes apoiaram o nome de Marquinho para presidente da Amucan. A sede da Amucan está localizada à Travessa Alferes Costa, 2808, entre 25 de setembro e Duque de Caxias, bairro Marco. O telefone é (91) 3216-3000.
(Rui Neri - Assessoria de Imprensa do Gabinete do Prefeito Marquinho Dolzane)

quinta-feira, 21 de março de 2013

Marquinho é favorito à eleição para presidência da Amucan

Acontece amanhã, 22, às 18 horas, a eleição para a nova diretoria da Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan). O prefeito de Juruti, Marquinho Dolzane (PSD) é o candidato favorito para assumir a presidência da entidade. Essa possibilidade foi fechada em reunião realizada esta semana com a presença de seis prefeitos dos nove que integram a Amucan. Fazem parte da entidade as seguintes prefeituras: Alenquer, Anajás, Curuá, Faro, Juruti, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa. Monte Alegre ainda não faz parte da entidade. 
Marquinho Dolzane, prefeito de Juruti, indicado
para a presidência da Amucan

O titular da prefeitura de Juruti, Marquinho Dolzane está nesse momento em Santarém de onde segue, acompanhado dos demais prefeitos da região, para Belém, onde ocorre a eleição. Marquinho conta com, pelo menos, seis dos nove votos dos prefeitos que integram a Amucan. No momento a entidade está sem presidente, uma vez que quem ocupava o cargo era o ex-prefeito de Óbidos, Jaime Barbosa da Silva. O candidato a vice-presidente na chapa de Marquinho é o prefeito de Óbidos, Mário Henrique Guerreiro.


Dados da Amucan: Endereço: Rua Jerônimo Pimentel, Vila Importadora, casa K - Umarizal Cep: 66.050-210

Fone (91) 3242 6210/ 3241 4348/ 3224 9629 fax: 3241 4376 E-mail calhanorte@yahoo.com.br

São Francisco perde para a Tuna e se complica no Parazão

Com cinco derrotas em cinco jogos, o Leão do Tapajós não almeja mais classificação no returno. A luta agora é para pontuar nos dois jogos que faltam e evitar o rebaixamento para a segunda divisão, a exemplo do que já aconteceu com o São Raimundo.

O São Francisco sofreu mais uma derrota no Campeonato Paraense de futebol, pela quinta rodada do segundo turno. O time santareno perdeu para a Tuna Luso por 1 a 0, na tarde desta quarta-feira (20), em Belém. Com o resultado negativo, o Leão santareno já coleciona uma sequência de nove jogos consecutivos sem vencer no segundo turno do campeonato.


Na tabela da disputa pela Taça Estado do Pará, o São Francisco ainda não pontuou e permanece em 8º e último lugar da competição. Ainda com esta derrota, o São Francisco ficou com sérios riscos de ser rebaixado do estadual de 2014.

O próximo compromisso do time no segundo turno será no domingo (24), contra o Remo, no Colosso do Tapajós, em Santarém.

Ainda na tarde desta quarta-feira, o Santa Cruz derrotou o Águia por 2 a 1, em Cuiarana, em Salinas, nordeste do Pará. A rodada prosseguiu na noite de quarta-feira com a partida entre Paysandu e Cametá que empataram em 1 a 1, em Belém. Nesta quinta-feira (21), jogam Paragominas e Remo em Paragominas.


Com mais esse resultado negativo, o São Francisco deve trocar novamente de técnico, desta vez não será a diretoria que dispensará o comandante, mas deve ser Fran Costa que entregará o cargo. Prova disso é que ele não acompanhou o time de volta para Santarém. Como faltam apenas dois jogos para o Leão encerrar sua participação na competição, é provável que o São Francisco não contrate mais técnico e seja comandando por um auxiliar contra o Remo no domingo e contra o Cametá na última rodada, ambos jogos no Colosso dom Tapajós.

MRN apresenta projeto para fortalecer comércio da região


A Mineração Rio do Norte (MRN) apresentou um projeto ao programa Redes, da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), para fortalecer a cadeia de fornecedores no Estado. O projeto prevê o levantamento de fornecedores paraenses aptos para atender a demanda da empresa e desenvolver aqueles com potencial de negócio, o que deverá ser feito com o apoio das Associações Comerciais Empresariais (ACEs).
A lista de produtos e serviços que a MRN pretende adquirir nos próximos três anos já foi entregue à coordenação do programa. Esta é a primeira vez que uma empresa apresenta uma demanda de longo prazo. O próximo passo, agora, é receber do Redes a lista de fornecedores paraenses com perfil de atendimento.

terça-feira, 19 de março de 2013

MRN divide experiência em segurança com futuros marceneiros em Óbidos

Jovens de Óbidos foram beneficiados com projeto
da Mineração Rio do Norte

Na sexta-feira, 15 de março, a Mineração Rio do Norte entrou em sala de aula para compartilhar sua experiência em Segurança no Trabalho com os adolescentes do Projeto de Formação José Cornélio dos Santos, que é apoiado pela empresa através do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) no município de Óbidos, oeste do Pará.
O evento foi aberto às 9h, na sede do projeto. A palestra foi destinada aos 30 jovens com idades entre 16 a 21 anos, atendidos pelo centro de formação. “Não temos relatos de acidentes, mas procuramos a MRN para dividir a experiência e trabalhar a prevenção”, explica Edith Siqueira, coordenadora técnica do projeto.
O Projeto oferece formação profissional em marcenaria aos jovens em situação de vulnerabilidade social, com vistas à geração de renda e desenvolvimento social. A maioria deles chega ao projeto através de encaminhamento pelo Conselho Tutelar, Pastoral da Criança e do Adolescente, Secretaria Municipal de Educação e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Além do curso de marcenaria, o espaço oferece ainda cursos de inglês, informática, artes marciais, iniciação à música, entre outros. Como parte das atividades, os adolescentes recebem também atendimento psicossocial e pedagógico.
Após um ano atividades no projeto, os jovens são encaminhados ao mercado de trabalho.
Fonte: PJ e Joelma Alvaregnga 

Ibama embarga 2,5 mil hectares de desmates em Novo Progresso

O Ibama embargou 2,5 mil hectares de áreas ilegalmente desmatadas para pecuária, desde o início da Operação Onda Verde, em fevereiro, na região de Novo Progresso, no oeste do Pará. Cerca de R$ 7 milhões em multas já foram aplicadas. Muitos desmatamentos, porém, ainda não receberam autuação e foram embargados por edital, porque não se conhece os posseiros das área.

"Essa medida vai facilitar a aplicação futura da multa, além da apreensão e doação do gado que for encontrado nestas propriedades", explica o coordenador da Onda Verde em Novo Progresso, ambiental Leonardo Tomaz.

Quer ler mais???

Santarém lidera casos confirmados de dengue no Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou nesta segunda-feira (18), o quinto informe epidemiológico sobre a situação da dengue no Pará este ano. Até o momento, dos casos suspeitos e notificados da doença, 1.358 foram confirmados, com a seguinte classificação: 1.346 de dengue clássica, cinco de dengue com complicação, três de febre hemorrágica e quatro de síndrome do choque. Os números foram divulgados pela Coordenação do Programa Estadual de Controle de Dengue.

Os municípios com maior número de notificações são Santarém (568), Belém (472), Parauapebas (348), Rurópolis (297), Itaituba (164), Marabá (162), Oriximiná (135), Rio Maria (131), Portel (124), Conceição do Araguaia (104), Santa Maria das Barreiras (101), Altamira (100) e Ananindeua (98). 

Lideram em números de casos confirmados os municípios de Santarém (207), Parauapebas (181), Oriximiná (112), Rio Maria (128) e Belém (94). Há confirmação de quatro mortes por dengue um em Rurópolis, um em Oriximiná, os outros dois ocorreram com residentes de Paragominas e Altamira. Quer ler mais???

segunda-feira, 18 de março de 2013

Concursos: Aeronáutica, Marinha e 11 órgãos abrem inscrições

Pelo menos 13 órgãos abrem inscrições nesta segunda-feira (18) para 3.948 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 9.490,33 na Aeronáutica. Só na Marinha são 1.620 vagas para o curso de formação de soldados fuzileiros navais. Na Polícia Civil de Minas Gerais são 1.497 vagas em cargos de nível médio/ técnico e superior.

Os órgãos que abrem inscrições são os seguintes: Aeronáutica, Colégio Pedro II, Corpo de Bombeiros do Piauí, Fundação Oncocentro de São Paulo, Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória, Marinha, Polícia Civil de Minas Gerais, Polícia Militar de Roraima, Prefeitura de Campinas (SP), Prefeitura de Diamantino (MT), Prefeitura de Irani (SC), Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo e Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (RJ).

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES

Fonte: G1

domingo, 17 de março de 2013

Marquinho reúne com prefeito de Santarém para tratar de assuntos do Lago Grande

Intenções de Marquinho para as comunidades
do Lago Grande foram elogiadas por Alexandre Von,
Nei Santana e Júnior Tapajós
O prefeito de Juruti, mostrando que está preocupado com a situação da população de todo o município, esteve na última sexta-feira, 14, na comunidade de Piraquara, região do lago Grande, para tratar de temas comuns entre os municípios de Juruti e Santarém. Entre os assuntos conversados está a definição oficial do limite entre os dois municípios para que as ações sejam levadas aos moradores da região. Entretanto, marquinho e Alexandre firmaram algumas parcerias nas áreas de educação e saúde para atender aos moradores das comunidade limítrofes.
Com relação à estrada Translago que está em situação precária, os dois prefeitos sinalizaram positivamente para uma parceria a fim de que a estrada seja recuperada para dar mais condições de trafegabilidade para as pessoas que precisam circular por ela. 
O prefeito Marquinho avaliou a reunião com o prefeito de Santarém como altamente positiva já que se tratam de questões que vinham se arrastando há muito tempo sem que se chegasse a uma conclusão e quem vinha sendo prejudicada com isso era a população. 
Os dois prefeitos devem fechar um acordo para recuperar as vicinais ao longo da Translago onde Juruti entrará com o maquinário e Santarém com o combustível. Quando declarou essa vontade, Marquinho recebeu elogios de Alexandre Von e vários secretários municipais de Santarém que estavam presentes, além dos vereadores Nei Santana e Júnior Tapajós.


Situação precária da rodovia Translago foi um dos
assuntos tratados pelos prefeitos de Juruti
e Santarém

População do São Marcos aprova Projeto Puxirum

Prefeito Marquinho alerta: projeto Puxirum é
um evento da Prefeitura de Juruti em
prol da população
O projeto é mais uma demonstração de compromisso com o povo defendido por Marquinho e Jonas na campanha que agora vira realidade

O prefeito de Juruti, Marquinho Dolzane, participou da programação matinal do Projeto Puxirum, na sexta-feira, 14, nas dependências da Escola Maria Lúcia. Durante a programação o prefeito recebeu elogios das lideranças comunitárias e políticas que estiveram no local. Um dos pedidos da comunidade foi opara que o Puxirum não páre, pois trata-se de um evento que não só aproxima o governo do povo, mas leva serviços básicos que a população tanto precisa. 
O prefeito Marquinho fez questão de dizer que o Projeto Puxirum é um evento da Prefeitura de Juruti do qual participam todas as secretarias que fazem parte da administração, além de outros parceiros. O prefeito Marquinho entende que, apesar das dificuldades financeiras iniciais, já é possível devolver à população as ações que ela precisa para melhorar ainda ais sua vida. "Não podemos esperar muito tempo para realizar essas ações porque é isso que os moradores esperam de um governo, a sua presença junto a eles e é isso que vamos fazer", disse Marquinho.
O Projeto Puxirum oferece serviços em várias áreas, como Educação, Saúde, Meio Ambiente, Comunicação, Assistência Social, Jurídico, Infraestrutura, etc, sendo que a limpeza das ruas e retirada de entulhos é um dos serviços que mais foi elogiado pela população que definitivamente aprova o Projeto Puxirum e o modo de governar do prefeito Marquinho e Jonas.


População lotou as dependências da escola
Maria Lúcia, no São marcos

Marca do projeto Puxirum através das
secretarias municipais


quinta-feira, 14 de março de 2013

Polícia Federal investiga assalto de 310 mil na agência dos Correios em Juruti

A Polícia Federal investiga um assalto a uma agência dos Correios em Juruti, oeste do Pará, ocorrido na última segunda-feira (11). 

Segundo a polícia, dois homens se passaram por clientes, tomaram a arma e renderam o vigilante, anunciando o assalto. 

Aproximadamente R$ 310 mil foram levados pelos criminosos. 

“Deslocamos uma equipe de imediato para o local. Foi feita perícia no local, foram feitos todos os procedimentos de local, e agora retraímos e estamos instaurando um inquérito para apurar a autoria e chegarmos até eles”, informou o agente da Polícia Federal de Santarém, Márcio Borges.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Prefeito entrega motos à Polícia Militar

Marquinho entregou motos à Polícia
Militar de Juruti

Prefeito Marquinho e vice-prefeito Jonas Morais entregaram na tarde do dia 11 de março, na Secretaria de Infraestrutura, duas motos XRE-300, da Honda, para a Polícia Militar de Juruti. Foi uma solicitação do governo junto a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SEGUP).
Na cerimônia, estiveram presentes a secretária de Infraestrutura, Andrea Alves, o secretário de Finanças, Gustavo Hamoy, os vereadores Luis Braga e Edjânio Printes, presidente da Câmara, e o capitão Elder, comandante do Destacamento de PM de Juruti.
“Por mais que a questão de segurança pública seja de responsabilidade do Governo do Estado, a Prefeitura de Juruti jamais deve se abster. Temos plena consciência de que devemos ser parceiros e apoiar o trabalho da PM em nosso município. Não mediremos esforços para atuar junto com os companheiros para que consigamos melhorar as condições de trabalho desses servidores”, frisou o prefeito Marquinho.
O prefeito disse ainda que a aquisição desses dois veículos vai possibilitar que a Polícia Militar tenha uma atuação ainda mais efetiva em Juruti, percorrendo os bairros da cidade e combatendo a marginalidade e outros tipos de transgressões à lei que prejudicam o cidadão.

Secretaria Municipal de Comunicação

terça-feira, 12 de março de 2013

Orçamento Participativo chega à região da Tabatinga

Depois de percorrer as regiões do Curumucuri e Castanhal, a equipe da Prefeitura Municipal de Juruti, coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento, estaciona nesta quarta-feira na Vila de Tabatinga para reunir com as comunidades que fazem parte desta região do município e assim discutir com as lideranças o orçamento municipal para o ano de 2014.
O Planejamento do Orçamento Participativo (POP) é um projeto de governo da administração do prefeito Marquinho Dolzane e Jonas Morais, que dá oportunidade para que as pessoas definam aquilo que é melhor para sua comunidade. 
Nas duas edições por tem passado a equipe da Prefeitura de Juruti tem recebido rasgados elogios das lideranças comunitárias que entendem que a administração municipal está dando vez e voz para que a população diga onde quer que gaste o dinheiro público. 
O prefeito Marquinho Dolzane disse que essa ação do POP é mais um compromisso de campanha que está sendo executado. Para ele, não existe nada melhor do que ouvir a população sobre aquilo que é prioritário para cada comunidade e cada bairro de Juruti. 
Esta semana o prefeito Marquinho Dolzane recebeu elogios da promotora do Ministério Público Estadual, Lília Braga, pela realização do orçamento participativo. Segundo a promotora que está trabalhando em Santarém, essa sempre foi uma reivindicação do MPE, que a população participasse das decisões de governo em relação ao dinheiro público.

Prefeitura apoia oficinas de arte e Educação em Juruti



Vice-prefeito Jonas Morais com a secretária
de educação Régia Pinheiro e convidados
Começaram nesta segunda-feira, 11, as Oficinas de Arte e Educação promovidas pelo Clubinho da Tartaruga, que tem a parceria do IBAMA e da Prefeitura de Juruti, através da Semed. A abertura aconteceu no Auditório do CRAS no bairro do Maracanã, onde estiveram presentes o presidente do Conselho Municipal de Educação Aleilson Vidinha, educadora ambiental Glaura Cardoso Soares, secretária municipal de Educação, Régia Maria Gomes Pinheiro, e o vice-prefeito Jonas Morais. Pelo Ibama, esteve presente o senhor Dionísio Pimentel, grande incentivador do programa de preservação de quelônios na Amazônia.
Após a solenidade de abertura o professor Maurício Leite, facilitador da oficina de incentivo à leitura, (homem da mala azul), bem a vontade, passou a interagir com os professores, público alvo da Oficina. Já no Clube Ibiza os professores Christian Mathias e Tatiana Rocha comandaram o espetáculo “Alô Gari” e Oficina de circo, que deixaram os alunos de 7 à 14 anos das Escola Maria Pereira e Elza Albuquerque bem envolvidos. As oficinas prosseguiram pela parte da tarde.
Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Jonas Morais disse que esse evento é mais uma demonstração do atual governo com a preservação do meio ambiente. Para ele, as crianças precisam ser informadas agora para se tornarem defensores da natureza. Por sua vez, a secretária municipal de educação, Régia Pinheiro, disse que o governo municipal não mediu esforços para abraçar esse projeto que tem uma importância muito grande para os alunos das escolas municipais.

Universo Mundurukus reabre dia 17 de março

2013 chegou e é nele que a tribo Mundurukus vai celebrar 20 anos de cultura indígena! E claro, as comemorações serão muitas! dia 17 de março, domingo, acontecerá a REABERTURA OFICIAL DO UNIVERSO MUNDURUKUS! Com o novo bar, espaço vip, chuveiros e nova área de lazer! venham, tragam a sua família! teremos muito pagode, cerveja gelada, comidas típicas e muita diversão para alegrar o seu domingo! começa 12h. VIVA OS 20 ANOS DE TRIBO MUNDURUKUS!

domingo, 10 de março de 2013

Manchetes deste domingo pelo Brasil e o Mundo

Volante do Vasco é natural de Monte Dourado no Pará

Abuda percorreu longo caminho para chegar
à decisão da Taça Guanabara pelo Vasco

Jucimar Lima Pacheco, o popular Abuda, literalmente percorreu muitos quilômetros até chegar aonde chegou. Natural de Monte Dourado, distrito de Almerim, no interior do Pará, ele “se jogou” Brasil afora para alcançar o sonho de se tornar um jogador.

Seu local de origem, que possui 12 mil habitantes e vive da pesca e do eucalipto, fica a 453 km de Belém. Quando tinha que ir até a capital, pegava um barco e, pelas águas do Rio Jari, viajava por três dias. O descanso durante a pequena maratona acontecia nas redes, algo comum no transporte fluvial da região.

Quando tinha de 13 para 14 anos, Abuda viu um amigo de seu pai, o senhor Reinaldo Morais, apostar no futebol. Com o aval da família, foi levado para morar na capital paraense, na casa do novo tutor. Lá, Abuda estudou e deu os primeiros passos no Paysandu. Na base do Papão da Curuzu, atuou com Ganso, ex-Santos e hoje no São Paulo.

Porém, enquanto o apoiador rapidamente despontou, o volante seguiu sua luta por um lugar ao sol. Passou pelo Tuna Luso (PA), Ferroviária (SP), Petrolina (PE), Cruzeiro (RS), até ser descoberto pelo Vasco, no ano passado.
O início na Colina, porém, foi difícil. Ele chegou em junho, mas somente em novembro atuou pela primeira vez. Sem espaço, temeu pelo futuro, mas foi só chegar 2013 para as coisas mudarem. Na atual temporada, foi titular em todas as partidas e, humilde, admite estar vivendo seu sonho de criança antes da final da Taça Guanabara:
– É um sonho. Trabalhei muito e sempre acreditei em mim.

 LANCENET!

Prova do concurso da Polícia Civil é adiada


A Secretaria de Estado de Administração e a Polícia Civil reajustaram para o dia 5 de maio a data das provas objetivas dos certames C-169 e C-179, para provimento de vagas aos cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista. O adiamento do certame ocorreu para evitar que a prova coincidisse com a data de realização do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, que acontece no dia 28 de abril, já que muitos candidatos ao concurso da PC também concorrem na prova da OAB. Os ajustes foram publicados mo Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 8 de março.

Para os candidatos que prestarão o concurso para investigador, escrivão e papiloscopista, a prova será aplicada das 8h às 14h. Já os candidatos ao cargo de delegado de polícia farão suas provas das 14h às 18h, nos municipios de Altamira, Belém, Marabá, Santaro dia ém e Redenção do Pará.

Do total de postos, 150 são para o cargo de Delegado (que oferece remuneração total de até R$ 7.695,02 e exige formação em Direito), 250 para investigador, 250 para escrivão e 20 para o cargo de papiloscopista. Os três últimos cargos exigem formação de nível superior em qualquer área e remuneram os concursados em início de carreira com até R$ 3.098,79. 

As inscrições para o concurso da Polícia Civil poderão ser feitas até o dia 17 de março, pelo endereço eletrônico http://paginas.uepa.br/concursos, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 47,50 para todos os cargos.(Agência Pará)

Mineração Rio do Norte comemora Dia da Mulher


Atendimento à mulher feito
pela equipe da MRN
Pelo segundo ano consecutivo, a Mineração Rio do Norte comemora o Dia Internacional da Mulher com uma programação especial. Este ano, o Encontro de Mulheres contará com umtalk show, seguido coquetel para as empregadas.
Na empresa, as mulheres ainda representam 7% do quadro de empregados, mas o espaço dessas profissionais está garantido, seja na área operacional ou administrativa. Há mulheres ocupando cargos gerenciais e desenvolvendo tarefas até pouco tempo consideradas restritas ao público masculino, como é o caso das operadoras de mineração, que trabalham conduzindo máquinas pesadas como escavadeiras e carregadeiras, por exemplo.
A participação feminina no mercado de trabalho será, a propósito, um dos temas discutidos na programação desta sexta-feira. Além da inserção delas no mercado, outras questões importantes para o universo feminino estarão em pauta: maternidade e trabalho; juventude e amadurecimento; a priorização da carreira profissional em lugar da maternidade; separação; entre outros.
Além de uma programação atrativa, o Encontro de Mulheres contará com a experiência de mais de 25 anos de atuação da jornalista Úrsula Vidal, que conduzirá o talk show. Úrsula, que também é locutora e apresentadora, atualmente conduz o programa Etc &Tal, no SBT Belém e já trabalhou na Rede Globo de Televisão durante quatro anos, narrando quadros do programa Fantástico.
Fonte: Érica Ferreira 

Em busca da primeira vitória


São Francisco recebe o Santa Cruz de Cuiarana

No duelo dos santos, São Francisco e Santa Cruz rezam por uma vitória e uma campanha boa no segundo turno. O jogo acontece neste domingo, às 17h, no Estádio Barbalhão, em Santarém.
O Leão Santareno até fez uma boa campanha durante o primeiro turno, mas amargou duas derrotas seguidas para o Paysandu, incluindo a goleada humilhante de 6 a 1 no jogo de volta, e ainda sofreu outro revés contra o mesmo adversário na primeira rodada desta fase do campeonato.
Do outro lado, aos trancos e barrancos, o Santa Cruz não conseguiu sequer ficar entre os quatro primeiros colocados e teve um recesso maior que o adversário de hoje. 
A surpresa do lado do São Francisco é a estreia do técnico Fran Costa, que já chega tendo que lidar com um grande abacaxi. Nada menos do que quatro atletas estão no departamento médico do clube, se somados com Diego Carioca e Jeferson, suspensos por cartão, o time está desfalcado de seis jogadores. Entre os lesionados estão o goleiro Jader, o lateral-esquerdo Jackinha e o meio campo Caçula. Ricardinho também se machucou durante a partida com o Paysandu, mas depois de passar exames médicos, o jogador foi liberado para a partida de hoje.
No Santa Cruz, apesar do sufoco dado ao Clube do Remo na primeira rodada, o técnico Sinomar Naves quer mais objetividade no ataque do Tigre. “Faltou agredir mais o time adversário e definir o resultado”, afirmou.
A partida não será transmitida pela TV Cultura, mas você pode acompanhar pelo rádio. Seguem dois links para ouvir: Rádio Rural e Rádio Clube

quinta-feira, 7 de março de 2013

PREFEITURA PARTICIPA DE HOMENAGEM DA CÂMARA DE JURUTI AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Lenita, Régia, Fátima e Olívia foram
homenageadas pela Câmara
Mônica Brito  e Heriana Santos,
vereadoras da Câmara Municipal de Juruti

A Câmara Municipal de Juruti realizou na manhã deste dia 07 março uma sessão especial ao Dia Internacional de Mulher, com a presença do vice-prefeito Jonas Morais, representando o prefeito Marquinho, de secretários e de entidades importante como Associação de Mulheres Trabalhadoras de Juruti (AMTJU), representada por Lenita Souza, Associação Comercial e Empresarial de Juruti (ACEJ), representada pela sua presidente Olívia Ramos, e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juruti (STTR), que foi representada por Fátima Lira. A sessão foi solicitada pela vereadora Heriana Santos (PT) e aprovada pelos demais vereadores.
Como foi uma sessão especial para as mulheres, o presidente da Câmara Edjânio Printes (PT), cedeu a sua cadeira para a vereadora Mônica Brito (PPS), vice-presidente da Casa, para presidir a homenagem. A autora do requerimento foi a primeira discursar e fez um apanhado histórico dos motivos de existir o 8 de março e colocou aos presentes que irá apresentar um projeto de lei para a criação de uma secretaria municipal voltada às políticas públicas para as mulheres. “Espero contar com o apoio dos pares e do prefeito ao sancionar este projeto de lei que devo apresentar nesta Casa”, disse Heriana.
Representando a AMTJU, Lenita Souza, lembrou que a luta das mulheres de Juruti iniciou de forma triste. “O nosso primeiro ato foi desamarrar uma mulher que foi agredida e amarrada pelo seu companheiro, na comunidade do São Paulo. Infelizmente é preciso que situações como essa e como das 130 operárias queimadas em Nova York para que a sociedade e as mulheres possam exigir respeito e igualdade de direitos e se fazerem ouvidas pelas autoridades. Foi preciso que a Maria da Penha levasse um tiro de seu marido e ter sobrevivido para que fosse criada uma Lei de combate a violência contra a mulher. Não queremos ser melhores que os homens, pois também não vivemos sem eles, mas queremos viver em harmonia e todos se respeitando”, enfatizou Lenita.
O vereador Fladmir Andrade (PSC) afirmou se sentir feliz por ter participado e votado no projeto do ex-vereador Fernando Esteves, em 1999, para tornar o dia 8 de março feriado municipal. “Era o mínimo que poderíamos fazer pelas mulheres de Juruti”, disse o vereador. Ele também lembrou alguns nomes que fizeram história para Juruti como nome de professoras e de vereadoras que já passaram pelo Legislativo.
A secretária de Educação, Régia Pinheiro, também foi convidada representando as secretárias municipais e pediu que homens e mulheres reflitam sobre as questões das mulheres, as desigualdades que ainda existem. “É importante que juntos possamos conquistar mais coisas para as mulheres”, disse a secretária. O vice-prefeito Jonas Morais também ressaltou a importância das mulheres na sociedade e elogiou as secretárias que compõem o governo, que no total são quatro: Ana Márcia (Saúde), Cláudia Panosso (Planejamento), Andrea Alves (Infraestrutura) e Régia Pinheiro (Educação).

Secretaria Municipal de Comunicação