quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Plebiscito

Comércio de Santarém fecha as portas hoje à tarde


Associação Comercial e Empresarial de Santarem-ACES, Câmara de Dirigentes Lojista-CDL, Sindicato do Comércio Lojista-SINDILOJAS, Sindicato Rural de Santarém-SIRSAN e a Câmara de Associações Comerciais do Oeste do Pará-CACEOP,   entendendo o momento historico que passa nossa cidade e região, decidiram por unanimidade, orientar e facultar todo comércio de Santarém, para que suspendam suas atividades comerciais às 14h de hoje (30/11) liberando seus funcionários para que participem das atividades que serão realizadas em prol da criação do Estado do Tapajós.

Plebiscito


Enquete aponta aceitação do SIM em Belém

Enquete da rádio Belém FM, que não tem audiência em Santarém e muito menos tem o site conhecido na cidade, aponta vitória do ‘Sim’sobre o ‘Não’.

A pergunta da enquete é “Você é a favor ou contra a divisão do Pará?”

A parcial está assim:
SOU A FAVOR - 60% (8311)
SOU CONTRA - 40% (5505)

Fonte: www.belemfm.com.br

Religião


Dom Esmaraldo deixa diosece de Santarém

Dom Esmeraldo Barreto de Farias 62 anos, natural de Santo Antônio de Jesus( BA) em 4 de Julho de 1949) é o arcebispo nomeado para a Arquidiocese de Porto Velho.
Foi ordenado sacerdote em 9 de Janeiro de 1977, na Diocese de Amargosa. Em 2000, o papa João Paulo II o nomeou bispo titular da Diocese de Paulo Afonso, na Bahia. Em 28 de Fevereiro de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou bispo titular da Diocese de Santarém. Dom Esmeraldo ja foi Bispo de Paulo afonso  de 2000 a 2007 e de lá até 2011 Bispo de Santrém onde deixa para assumir a igreja porto Velhense.
Bento XVI, nesta quarta-feira nomeou o Bispo de Santarém para suceder o então Bispo Dom Moacyr Grechi que por razões de idade deixa a frente episcopal da igreja de Porto Velho. Ainda não foi divulgado seu sucessor.
O lema episcopal de Dom Esmeraldo Barreto de Farias é  Levanta-te e anda (At 3, 6).

Trajetória episcopal de Dom Esmeraldo.

Bispo de Paulo Afonso
2000 - 2007
Bispo de Santarém
2007 - 2011
Arcebispo de Porto Velho
2011 - atualidade


Fonte: CNBB

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Educação

Professores da Escola RSC não aceitarão diretor imposto


Professor Rui Neri diz que eleição
será democrática
Em recente reunião realizada entre a atual direção, o Conselho Escolar e a comunidade escolar, foi decidido que a Escola Estadual de Ensino Médio Vereador Raimundo de Sousa Coelho, no município de Juruti, vai realizar eleição direta para escolha de seus gestores.  Os representantes das categorias que participaram do encontro foram enfáticos ao afirmarem que "queremos um diretor e vices-diretores eleitos pela comunidade escolar e não impostos através de politicagem".


Nessa reunião foi aprovado o início do processo eleitoral para escolha de um diretor e dois vices-diretores para um mandato de dois anos que começa em maio de 2012 e termina em maio de 2014. A atual diretora, Alice Maria Pereira da Silva, que vem fazendo uma boa administração, disse que gostaria que os próximos gestores fossem do gosto dos alunos, pais, técnicos e professores, como manda a portaria da gestão democrática da Seduc que estabelece eleição livre e direta nas escolas estaduais.


Segundo os conselheiros da referida escola, "não podemos retroceder, temos que respeitar a decisão da comunidade escolar e realizar eleição direta, assim como o governo do Estado, através da Seduc, vai ter que respeitar nosso desejo". Eles afirmaram ainda que caso o governo do Estado não referende a decisão das comunidade escolar, o caso poderá ir para a justiça. 


Professores, alunos, corpo técnico e pais deixaram bem claro na reunião que não aceitam outro nome que não seja aquele que for escolhido em eleição direta. Segundo o professor Rui Neri dos Santos, da escola Raimundo Coelho, especialista em processo eleitoral, qualquer pessoa que se encaixe nas exigências da Portaria 04/2009-GS-SEDUC, que é resultante do trabalho coletivo proporcionado pelo espaço aberto a esse diálogo interinstitucional, pode se candidatar ao cargo de diretor da escola.


Ele explicou ainda que uma das exigências é que a pessoa seja do quadro efetivo do Estado e tenha nível superior em Pedagogia. Se possuir o nível superior em outra licenciatura deve ter também pós-graduação em educação. "Portanto, não existe nada mais democrático do que essa portaria que abre espaço para qualquer pessoa de qualquer cidade ser candidato, desde que preencha os requisitos da referida portaria", disse o especialista. 


Em suma ficou acordado que a comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo de Sousa Coelho não aceitará um diretor que não for eleito diretamente conforme a portaria 04/2009 da Seduc. 


Ascom da Escola RSC/Juruti

Política


Falta de estradas dificulta programa Luz Para Todos

Vereador JM Tapajós:
luta constante em prol
do Luz Para Todos
O presidente da Câmara José Maria Tapajós (PMDB), na Tribuna disse que o trabalho de cadastramento do Programa Luz Para Todos, na região do Lago Grande, foi concluído em parte. Tapajós esclarece que a conclusão do cadastramento se deu dentro das comunidades para a qual a empresa responsável foi encaminhada, “faltando fazer 12 comunidades, na região do Arapiuns, pela margem esquerda, segundo a empresa, essas localidades não tem acesso pela rodovia Translago (PA-257), estaremos junto ao INCRA, pedindo providências para que faça abertura dos ramais, junto a Eletronorte e Rede Celpa, vamos buscar informações do por que essas localidades não receberam a visita dos técnicos, enquanto isso faz a visita pelo rio, enquanto aguarda-se a abertura dos ramais”. 

O presidente José Maria Tapajós esclarece que ao se aproximar o final do período legislativo deste ano de 2011, o Poder Executivo manda a Câmara algumas leis, para serem discutidas, votadas e aprovadas, entre elas o Código Tributário do Município. Enfatizou o presidente que, com relação ao Código Tributário, a Câmara sempre cobrou uma reformulação do mesmo, “com base no que se ouve da sociedade”. 

Tapajós informa que estamos há duas semanas para o recesso do período legislativo. “Mas nós deveremos reunir com as senhoras e senhores vereadores, há interesse desta casa, esgotar o que puder da pauta e aprovarmos leis importantes, como é o Código Tributário, é importante que seja aprovado este ano, para que possa surtir efeitos, ser operacionalizada, a partir de 2012”. Destaca. 


Por: Assessoria de Imprensa da CMS

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Estado do Tapajós


Plebiscito: Veja os números da 2ª rodada de pesquisa. Tapajós cresce.


A pesquisa DataFolha, divulgada nesta sexta-feira (25), mostra que a maioria (62%) dos eleitores paraenses é contra o desmembramento do Pará para a criação do Estado de Carajás, enquanto 31% dizem ser favoráveis à divisão.


Subiu o índice dos que rejeitam o novo Estado de Carajás, na pesquisa anterior eram 58%, oscilando negativamente, dentro da margem de erro, o índice dos eleitores favoráveis a ele eram 33%. Uma amostra de 9% porcento dizem não saber.


Em relação ao Tapajós, O índice dos eleitores que votariam favoravelmente à divisão do Pará para a criação do Estado do Tapajós oscilou de 33% para 30%.


Os que se dizem contrários, no atual levantamento, são 61%, ante 58% no anterior. 'Não sabem/não responderam' correspondem a 7%.



O levantamento é encomendado pela TV Liberal, TV Tapajós e Folha de São Paulo ao instituto. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. Foram realizadas 1.015 entrevistas em 46 municípios paraenses, no período 21 a 24 de novembro de 2011. 



Os eleitores, acima de 16 anos, responderam as seguintes perguntas: 'Você é a favor da criação do Estado de Carajás?' e 'Você é a favor da criação do Estado do Tapajós?'.

Clique aqui e compare com os resultado da pesquisa anterior


Votação - O Plebiscito irá consultar, no dia 11 de dezembro, a população paraense sobre a divisão do atual território em outras duas unidades federativas. Dois números serão utilizados nas urnas. O '55' deverá ser escolhido pelos eleitores que deciderem pela não criação dos Estados e o '77' para os que forem favoráveis a divisão do Estado. 

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número – 50287/2011.



Impresso - Os números completos onde são destacados, entre outras coisas, o perfil do eleitor, podem ser lidos na edição deste sábado (25) nos jornais O Liberal e Amazônia.



Redação Portal ORM
Arte: TV Liberal

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Acontecimento


PREFEITURA DE JURUTI APOIA AÇÕES DO ITERPA

O Instituto de Terras do Pará (ITERPA) continua em Juruti para finalizar os trabalhos de georreferenciamento na área de assentamento da região do Curumucuri e para cadastrar todas as pessoas que não querem fazer parte do Projeto Estadual de Assentamento Agroextrativista (PEAEX). A conclusão dessa etapa está prevista para acontecer em dezembro.

A Prefeitura está apoiando no que for necessário para facilitar o trabalho do ITERPA no município. O gerente de Projeto de Assentamento do ITERPA, Eric Batista, por exemplo, está atendendo na Secretaria Municipal de Governo até o dia 02. “Estamos aqui para esclarecer quais são os benefícios, quais os pros e contras de participar do PEAEX do Curumucuri. Vamos vistoriar lote a lote, porque queremos separar o pessoal que realmente ocupa, tem direito e não tem afinidade com o Projeto, pois não é a modalidade de vida econômica dos clientes dos projetos de assentamento, daquelas que estão apenas para tumultuar o processo”, disse o gerente.

O assessor especial de Governo da Prefeitura de Juruti, Antônio João Campos, afirma que é importante apoiar essa ação porque vai resolver um grande problema fundiário. “Nós temos dado todo o apoio possível, primeiramente com a vinda da Força Tarefa, em que enxergamos uma possibilidade de definitivamente a gente terminar de regularizar a área da Gleba Curumucuri que tem uma serie de problemas, como problemas ambientais e fundiários. Isso representa a paz para o município, principalmente nessa área onde o conflito fundiário está iminente”, disse o assessor.

No Pará, já existem 18 projetos de assentamento, sendo oito na região Oeste, localizadas nos municípios de Santarém, Oriximiná, Prainha e Juruti. O projeto de assentamento do Curumucuri corresponde a uma área de 122 mil hectares, em que se tem 1.756 famílias cadastradas de 41 comunidades.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Servidores Públicos


Começa na no dia 25 pagamento do servidores públicos do Estado (NOVEMBRO)

Começa na no dia 25 pagamento do servidores públicos do Estado (NOVEMBRO)


A Secretaria de Estado de Administração (SEAD) divulgou nesta sexta-feira, 18, o cronograma de pagamento do funcionalismo público referente ao mês de novembro. O pagamento começa na próxima quinta-feira, 24, e contemplará primeiramente os pensionistas militares e civis. Em seguida será a vez dos inativos civis e os que recebem pensões especiais.
A liberação dos salários segue até o dia 30 do mês de setembro. A remuneração será feita na seguinte ordem:

Dia 24 (quinta-feira) - Inativos Militares e Pensionistas Civis/Militares.

Dia 25 (sexta-feira) - Inativos Civis e pensões especiais/SEAD.

Dia 28 (segunda-feira) - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria, Gab-Vice, Procuradoria Geral, NAF, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran e Secom.

Dia 29 (terça-feira) - Bombeiros, Policia Civil, Policia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC/ Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCPTN, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, IAP, Imep, Iasep, Igeprev, IOE, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp e Loterpa.

Dia 30 (quarta-feira) - Seduc capital e interior.
 
Ascom/Sead

sábado, 19 de novembro de 2011

Manifestação popular


Prefeitura poia manifestação da ACORJUV 


Manifestantes percorreram as
ruas de Juruti

Segundo o assessor jurídico da ACORJUV, Dilton Tapajós, há uma ação contra o presidente da Associação, Gerdeonor Pereira, e contra o presidente da Associação das Comunidades da Gleba Curumucuri (ACOGLEC), Isaias Vitor. A autor da ação, o senhor Antônio Cabral Abreu, afirma ser dono de 122 mil hectares de um área que abrande tanto Juruti Velho, como Curumucuri e Mamuru. Há 2.500 famílias na área, que podem ser despejadas, caso a justiça dê parecer favorável ao autor.

A audiência para ouvir as partes envolvidas foi adiada, e de acordo com Dilton Tapajós, a próxima audiência deverá ocorrer em meados de março de 2012. Gerdeonor Pereira afirma que eles não vão abrir mão da terra que pertencem à famílias tradicionais. “Jamais nós vamos abrir mão da terra onde nós nascemos e estamos crescendo e de onde tiramos o nosso sustento de cada família. Estamos preparados para enfrentar o Abreu. Se caso a juíza der o direito a ele, vamos ter que ir para um enfrentamento mais radical”, frisou o presidente da ACORJUV.

Mas para o Isaias Vitor, a justiça ficará do lado do povo. “A ACOGLEC estará junto com a ACORJUV nessa luta, porque essas famílias merecem o nosso apoio. A gente tem a parceria da Prefeitura, da Igreja, então nós vamos usar todos esses nossos parceiros para lutarmos juntos. Sei que a vitória será nossa”, disse o representante do Curumucuri.

O prefeito Henrique Costa falou que a Prefeitura de Juruti não poderia deixar de apoiar a luta pelo bem do povo e do que é direito das famílias tradicionais. “Não temos nenhuma postura política, mas de apoio de todo o nosso governo e não poderia ser diferente, e qualquer pessoa de bem não pode ter outra postura se não de apoio”.

Segundo o prefeito, ele vai solicitar que a Procuradoria do Município acompanhe este processo, que se é de interesse público, é de interesse da Prefeitura Popular.


O prefeito de Juruti, Henrique Costa, o vice-prefeito Marquinho e secretários municipais participaram de um manifesto da Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho (ACORJUV) que reunião mais de 1000 pessoas e que ocorreu no na manhã de 17 de novembro, nas ruas da cidade e findou no Fórum de Justiça, onde deveria ter ocorrido uma audiência sobre reintegração de posse.

Segundo o assessor jurídico da ACORJUV, Dilton Tapajós, há uma ação contra o presidente da Associação, Gerdeonor Pereira, e contra o presidente da Associação das Comunidades da Gleba Curumucuri (ACOGLEC), Isaias Vitor. A autor da ação, o senhor Antônio Cabral Abreu, afirma ser dono de 122 mil hectares de um área que abrande tanto Juruti Velho, como Curumucuri e Mamuru. Há 2.500 famílias na área, que podem ser despejadas, caso a justiça dê parecer favorável ao autor.

A audiência para ouvir as partes envolvidas foi adiada, e de acordo com Dilton Tapajós, a próxima audiência deverá ocorrer em meados de março de 2012. Gerdeonor Pereira afirma que eles não vão abrir mão da terra que pertencem à famílias tradicionais. “Jamais nós vamos abrir mão da terra onde nós nascemos e estamos crescendo e de onde tiramos o nosso sustento de cada família. Estamos preparados para enfrentar o Abreu. Se caso a juíza der o direito a ele, vamos ter que ir para um enfrentamento mais radical”, frisou o presidente da ACORJUV.

Mas para o Isaias Vitor, a justiça ficará do lado do povo. “A ACOGLEC estará junto com a ACORJUV nessa luta, porque essas famílias merecem o nosso apoio. A gente tem a parceria da Prefeitura, da Igreja, então nós vamos usar todos esses nossos parceiros para lutarmos juntos. Sei que a vitória será nossa”, disse o representante do Curumucuri.

O prefeito Henrique Costa falou que a Prefeitura de Juruti não poderia deixar de apoiar a luta pelo bem do povo e do que é direito das famílias tradicionais. “Não temos nenhuma postura política, mas de apoio de todo o nosso governo e não poderia ser diferente, e qualquer pessoa de bem não pode ter outra postura se não de apoio”.

Segundo o prefeito, ele vai solicitar que a Procuradoria do Município acompanhe este processo, que se é de interesse público, é de interesse da Prefeitura Popular.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Acontecimento


Inicia hoje o período de defeso de algumas espécies de peixe


Quem possui produto estocado deverá informar o IBAMA até esta quarta-feira
Inicia hoje o período de defeso de algumas espécies de peixe


Santarém
 - A partir desta terça-feira (15) oito espécies de peixes entram no período do defeso: jatuarana, pacu, pirapitinga, fura calça, mapará, aracu, branquinha e curimatá. O defeso dessas espécies vai até o dia 15 de março de 2012.

O período de restrição é definido de acordo com a necessidade da espécie.

O Ibama é responsável pela fiscalização durante o defeso. Desde 2004, no período de reprodução, alguns peixes não podem ser capturados ou comercializados.

Nesse período ações de fiscalização são desenvolvidas nos rios e lagos da região. No ano passado em uma única operação foram apreendidas cinco toneladas de pescado irregular.

Para evitar problemas, os donos de restaurantes e peixarias precisam informar ao instituto a quantidade de peixe que tem em estoque do contrário podem pagar multa. O prazo se encerra nesta quarta-feira (16).

Educação


Credlivro beneficiará mais de 3 mil professores em Santarém

Depois do grande sucesso da XV Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém, o Governo do Estado do Pará leva à Região do Tapajós, no oeste paraense, o Salão do Livro, que acontecerá no Parque da Cidade, em Santarém, a partir da próxima quarta-feira, 16. Em mais esta edição do evento, 3.590 servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) serão beneficiados com o Credlivro.

A abertura oficial acontecerá na próxima quarta-feira (16), às 9h, com autoridades do Estado e do Município. Uma programação diária, com oficinas, palestras, atividades culturais, exposições, sessões de cinema, encontros literários, lançamento de livros e atrações musicais, está sendo preparada para os visitantes, até o dia 20, de 8h às 23h.

Este ano, o Credlivro já beneficiou, durante a XV Feira Pan-Amazônica do Livro, 19.238 servidores da educação. Durante o Salão de Santarém, os 3.274 servidores que não utilizaram o bônus durante a Feira Pan Amazônica do Livro, em Belém, poderão fazer o resgate do benefício, no valor de R$ 200 reais. O mesmo vale para os servidores da educação do município de Tucuruí.

O Salão do Livro foi pensado para descentralizar eventos importantes da Região Metropolitana de Belém e levar ao interior do Estado Cultura, Informação e Lazer, além de valorizar escritores e empresários locais.

Fonte: Ascom/Seduc

BRASILEIRÃO 2011

Confira a classificação atual do Brasileirão


CLUBEPG JVEDGPGCSG%
Corinthians
61
34
18
7
9
49
35
14
59
Vasco
61
34
17
10
7
51
37
14
59
Fluminense
56
34
18
2
14
49
44
5
54
Figueirense
56
34
15
11
8
45
39
6
54
Botafogo
55
34
16
7
11
49
40
9
53
Flamengo
55
34
14
13
7
57
46
11
53
São Paulo
53
34
14
11
9
50
42
8
51
Santos
51
34
15
6
13
52
48
4
50
Coritiba
51
34
14
9
11
54
38
16
50
10°
Internacional
51
34
13
12
9
53
41
12
50
11°
Grêmio
47
34
13
8
13
42
46
-4
46
12°
Atlético-GO
42
34
11
9
14
42
41
1
41
13°
Bahia
42
34
10
12
12
40
44
-4
41
14°
Palmeiras
42
34
9
15
10
39
38
1
41
15°
Atlético-MG
39
34
11
6
17
42
51
-9
38
16°
Cruzeiro
37
34
10
7
17
39
47
-8
36
17°
Ceará
35
34
9
8
17
41
58
-17
34
18°
Atlético-PR
34
34
8
10
16
34
52
-18
33
19°
América-MG
31
34
6
13
15
45
59
-14
30
20°
Avaí
29
34
7
8
19
44
71
-27
28
PG - pontos ganhos; J - jogos; V - vitórias; E - empates; D - derrotas; GP - gols pró; GC - gols contra; SG - saldo de gols; (%) - aproveitamento