quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Câmara aprova projeto de Mobilidade Urbana de Juruti

Plenário da Câmara Municipal de Juruti
A população de Juruti pode se orgulhar de ter uma Câmara Municipal realmente comprometida com o desenvolvimento do município e que, antes de qualquer coisa,  pensa na população. Uma prova concreta disso foi dada na sessão da última quarta-feira, 21, quando os nove vereadores pressentes à sessão ordinária, aprovaram projeto de lei de autoria do Executivo que  autoriza a Prefeitura de Juruti a contratar financiamento junto à Caixa Econômica Federal.
Essa operação de crédito está dentro do PAC 2 denominado de Programa de Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas – Pró-Transporte até o valor de R$ 25 milhões  destinados à pavimentação de vias urbanas de Juruti e subordina-se às condições gerais estabelecidas em instrução normativa do Ministério de Estado das Cidades.
De acordo com a lei, o prazo de carência será de até 48 meses contados a partir da assinatura do contrato de financiamento sendo permitida a prorrogação por até metade do prazo de carência originalmente pactuado. Já o prazo máximo de amortização das ações financeiras será de 20 anos correspondente a 240 meses.
A sessão que aprovou o projeto de lei do Executivo e a lei 013/2013 do Legislativo foi presidida pelo vereador Manoel Borges dos Santos, 1º secretário da Mesa Executiva, que assumiu o cargo de presidente na ausência do seu titular vereador Edjânio Printes que estava exercendo o cargo de prefeito interino do município na ausência do prefeito e vice-prefeito que se encontravam em viagens administrativas.
Nove dos treze vereadores participaram da votação e todos reconheceram a importância do projeto para o município de Juruti, por isso o aprovaram por unanimidade. Com essa possibilidade de empréstimo junto à CEF a Prefeitura de Juruti pretende levar asfaltamento, calçamento e drenagem profunda a praticamente todos os bairros de Juruti, como São Marcos, Santa Rita, São Francisco, Sapupira, Centro, Maracanã I e II e parte do Centro que ainda não está asfaltado.

A população de Juruti comemorou a aprovação do projeto com muitos fogos por toda a cidade, principalmente os moradores da periferia que terão em breve suas ruas totalmente asfaltadas e calçadas. Os vereadores elogiaram a iniciativa do prefeito Marco Aurélio  e sua equipe de buscar sempre o melhor para Juruti sem discriminar ninguém. “jamais serei contra um grande projeto que vai beneficiar a população”, disse o vereador Luiz Braga (Toró). Por sua vez o vereador Elivan Rocha declarou: “não vou impedir um sonho de nosso povo que quer melhoria de nossos bairros”.  Já o vereador Rogério Soares disse: “apoio esse projeto porque sei que é bom para a população que espera esse trabalho do vereador”. Outro que se pronunciou foi o vereador Carlos Alberto. Ele disse: “se fosse para pagar dívidas antigas eu seria contra esse projeto, mas como é para investir na melhoria da qualidade de vida da população, sou totalmente a favor, pois sei que um dos sonhos da população é ver sua rua asfaltada”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário