segunda-feira, 27 de junho de 2011

Parintins 2011

Apuração das notas do Festival Folclórico de Parintins começa às 14h

O Festival Folclórico de Parintins de 2011 está perto do fim. Depois de três noites fantásticas de Garantido e Caprichoso na arena do Centro Cultural da Ilha Tupinambarana, agora a decisão de quem será o campeão está nas mãos dos jurados, que assistiram atentamente às apresentações e deram notas para cada um dos 21 itens.

Neste ano, o corpo de jurados é formado por nove pessoas mais o presidente, que não dá notas em nenhuma das noites. Após um sorteio realizado na semana passada, ficou decidido que o júri seria composto de profissionais ligados às artes dos Estados do Espírito Santo, Piauí e Ceará. Eles chegaram à ilha na quinta-feira passada e ficaram hospedados em uma casa do lado azul da cidade.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC), a apuração das notas dos juízes será feita hoje, a partir das 14h, na sala da Agência de Comunicação (Agecom), que fica localizada no Bumbódromo. Um telão será montado para que os órgãos de imprensa acompanhem a leitura de cada bloco de jurados. Cada um dos bois também terá uma comissão para acompanhar os detalhes da apuração.

Do lado de fora do Bumbódromo, como sempre, deve haver muita expectativa. Além de televisores, os torcedores de Garantido e Caprichoso acompanham as leituras por rádios locais e gritam a cada dez lido. À medida que o tempo vai passando, com um boi se sobressaindo sobre o outro, uma das galeras sempre acaba deixando o local mais cedo, deixando a festa para o adversário.

Depois que o resultado for anunciado, uma carreata vai tomar conta da ilha e passar pelas principais ruas de Parintins. Após passar pelas ruas próximas ao reduto do rival, a comemoração se concentra no curral do campeão e dura a madrugada inteira. Só então chega ao fim o 46º Festival Folclórico de Parintins. Mas ano que vem tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário