quarta-feira, 22 de junho de 2011

Religião

Juruti se enfeita para o Círio de Nossa Senhora da Saúde

Capa do programa de N. S. da Saúde
Nesta quinta-feira, 23, além de ser feriado nacional de Corpus Christi, também é feriado municipal em Juruti, pois trata-se do dia do Círio da padroeira do município, Nossa Senhora da Saúde. Durante os dois dias que antecedem a festa maior do povo católico juurutiense, as pessoas e entidades enfeitam as ruas e as frentes de suas casas para homenagear Nossa Senhora por ocasião de sua passagem.

Este ano as festividade acontecem de 23 de junho a 02 de julho, dia da festa, e tem como tema "Maria escuta, Maria se levanta", com o qual a coordenação da Paróquia pretende realizar váios debates e celebrações para mostrar o poder e a força da mãe de Jesus, Maria. 

O Círio começa às 16 horas desta quinta-feira, 23, com o seguinte itinerário: comunidade de São Benedito; estrada do Curumucuri; Comunidade São João da Mataria; Santo Antonio; Rodovia PA-257 até o posto Santo Antonio de onde seguirá em procissão pela travessa Tugo Maruoka, avenida Marechal Rondon até a igreja Matriz onde será celebrada a Santa Missa. Após a missa haverá leilão de oferendas e apresentações culturais e artísticas, no Clíper.

Como se pode observar, este ano, houve uma mudança no trajeto do Círio. Nos anos anteriores, a imagem de Nossa Senhora era levada para a comunidade de Santa Rita, região de várzea,  de onde vinha para a cidade de barco. Após desembarcar no porto, a procissão seguia por várias ruas da cidade. Este ano, os paroquianos resolveram conduzir a imagem de uma comunidade do planalto para a cidade.

Durante todas as noites seguintes ao dia 23, até dia 2 de julho, uma série de atividades vão acontecer, sempre com celebrações e depois noite alegre na praça e no Clíper Arco-Íris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário