sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Estado do Tapajós

Audiência pública reúne centenas de pessoas em Juruti


Autoridades pressentes. Ao centro o prefeito
Henrique Costa e o vereador Cleverson Mafra
Sob a coordenação da Câmara Municipal de Juruti, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21, uma audiência pública para discutir a viabilidade econômica do Estado do Tapajós. A proposta aprovada por unanimidade pela Câmara foi de autoria do vereador Amarildo nascimento (PT), vice-presidente do Poder Legislativo Municipal.


O evento contou com a presença dos vereadores da Câmara de Juruti, do prefeito Henrique Costa, secretários e assessores municipais, lideranças empresariais, políticas, estudantis, sindicalistas, professores, alunos e outros representantes da sociedade civil de Juruti. além desses, estiveram presantes os prefeito de Tairão e Rurópolis, e os vereadores Malú, de Belterra, e Reginaldo Campos e Henderson Pinto, de Santarém.


Durante a audiência pública o economista e professor José de Lima Pereira mostrou um estudo que mostra a viabilidade econômica do Estado do Tapajós, contrariando algumas informações de pessoas da capital de que o novo estado já nasceria deficitário. Segundo Lima, o Estado do Tapajós já nasce maior financeiramente do que muitos estados que já existem há anos na Amazônia. 


A população que lotou as dependências do São Dom Bosco saiu convencida de que o Estado do Tapajós é o projeto imediato de desenvolvimento da região Oeste do pará e todos saíram com o compromisso não só de votar no SIM no próximo dia 11 de dezembro, mas também convencer os indecisos de apoiarem essa causa.


O prefeito Henrique Costa disse que não tem dúvida de sua posição favorável à criação do novo estado. Por sua vez, o coordenador do comitê municipal em favor do Tapajós, Antonio João Campos, explicou que esse é um projeto que não tem cor partidária, mas sim se trata de uma causa que deve ser de todos que querem o desenvolvimento desta região. Ele criictou ainda os prefeitos de cidades da região que, mesmo passando por extremas dificuldades, não se manifestam a favor desse projeto. 


O presidente da Câmara Municipal de Juruti, vereador Cleverson mafra (PT), disse que a Câmara ao aprovar a proposta do vereador Amarildo Nascimento quer dar um recado a toda sociedade: que o Legislativo está comprometido com essa causa. Ele pediu apoio de todos os setores sociais para o projeto de criação do Estado do Tapajós, pois, segundo ele, essa é uma oportunidade única que se não for aproveitada agora diretamente haverá outra.  A audiência pública foi concluída com uma mensagem religiosa feita pelo padre José Anchieta, pároco de Juruti que declarou que a igreja católica está empenhada na defesa da criação do Estado do Tapajós.


Comitê em defesa do Estado do Tapajós


Na quinta-feira, 20, o município de Juruti deu um passo importante na participação do plebiscito para a criação dos estados Tapajós e Carajás. Nesse dia aconteceu a inauguração do comitê de Juruti que vai dar apoio ao projeto de criação do novo estado. O comitê está localizado num prédio localizado na Praça da República ao lado do Parque Infantil. Segundo o presidente do comitê loca, Antonio João Campos, todos estão convidados a conhecer o local e adquirir material de divulgação sobre o novo estado. 


Confira outras fotos do evento
Gustavo Hamoy representou a classe empresarial
Presenças na inauguração do comitê pró-estado
em Juruti
Presenças marcantes na inauguração do Comitê de
Juruti: Antonio João, Valéria e Kelly


Economista José de Lima Pereira
Estudantes e professores da escola RSC marcaram
presença ao evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário