segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Educação

Professores da Escola RSC não aceitarão diretor imposto


Professor Rui Neri diz que eleição
será democrática
Em recente reunião realizada entre a atual direção, o Conselho Escolar e a comunidade escolar, foi decidido que a Escola Estadual de Ensino Médio Vereador Raimundo de Sousa Coelho, no município de Juruti, vai realizar eleição direta para escolha de seus gestores.  Os representantes das categorias que participaram do encontro foram enfáticos ao afirmarem que "queremos um diretor e vices-diretores eleitos pela comunidade escolar e não impostos através de politicagem".


Nessa reunião foi aprovado o início do processo eleitoral para escolha de um diretor e dois vices-diretores para um mandato de dois anos que começa em maio de 2012 e termina em maio de 2014. A atual diretora, Alice Maria Pereira da Silva, que vem fazendo uma boa administração, disse que gostaria que os próximos gestores fossem do gosto dos alunos, pais, técnicos e professores, como manda a portaria da gestão democrática da Seduc que estabelece eleição livre e direta nas escolas estaduais.


Segundo os conselheiros da referida escola, "não podemos retroceder, temos que respeitar a decisão da comunidade escolar e realizar eleição direta, assim como o governo do Estado, através da Seduc, vai ter que respeitar nosso desejo". Eles afirmaram ainda que caso o governo do Estado não referende a decisão das comunidade escolar, o caso poderá ir para a justiça. 


Professores, alunos, corpo técnico e pais deixaram bem claro na reunião que não aceitam outro nome que não seja aquele que for escolhido em eleição direta. Segundo o professor Rui Neri dos Santos, da escola Raimundo Coelho, especialista em processo eleitoral, qualquer pessoa que se encaixe nas exigências da Portaria 04/2009-GS-SEDUC, que é resultante do trabalho coletivo proporcionado pelo espaço aberto a esse diálogo interinstitucional, pode se candidatar ao cargo de diretor da escola.


Ele explicou ainda que uma das exigências é que a pessoa seja do quadro efetivo do Estado e tenha nível superior em Pedagogia. Se possuir o nível superior em outra licenciatura deve ter também pós-graduação em educação. "Portanto, não existe nada mais democrático do que essa portaria que abre espaço para qualquer pessoa de qualquer cidade ser candidato, desde que preencha os requisitos da referida portaria", disse o especialista. 


Em suma ficou acordado que a comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo de Sousa Coelho não aceitará um diretor que não for eleito diretamente conforme a portaria 04/2009 da Seduc. 


Ascom da Escola RSC/Juruti

Nenhum comentário:

Postar um comentário