segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Esporte


Rui Neri analisa a 5ª rodada
do Parazão

Gastando a Bola
                                          [Por: Rui Neri]

·         O São Raimundo perdeu a grande oportunidade de figurar pela primeira vez no G 4. Após estar na frente por 2 a 0 permitiu o empate do Independente e ainda correu risco de perder. Saiu no lucro o Pantera com o empate.
·         O que faltou ao time alvinegro? Preparo físico, pois vários jogadores só conseguem correr no primeiro tempo: preparo psicológico, pois para os três jogadores expulsos faltou controle emocional, principalmente para Evair que agrediu o árbitro.
·         Muitas reclamações dos jogadores e diretores do São Raimundo contra o árbitro Marcelo da Silva Ramos. Ainda que ele estivesse mal intencionado, os jogadores do São Raimundo não tinham o direito de agredi-lo.
·         Com essa atitude de Evair e Labilá, quem saiu perdendo foi o São Raimundo que perdeu quase toda sua defesa: Helder, Evair e Labilá. Com isso o time fica comprometido para a partida decisiva em casa contra o Cametá na quarta-feira.
·         Para a maioria dos comentaristas esportivos de Santarém, o técnico Nildo Pereira teve uma boa parcela de culpa no empate (com gosto de derrota) contra o Galo. Para estes, as mexidas e as orientações para o time se recolher favoreceu ao adversário que foi pra cima e conseguiu empatar.
·         Na minha opinião, a maior parcela de culpa pelo resultado dessa partida foi do zagueiro Helder. Além de cometer o pênalti, que não sei se ocorreu ou não, ainda fez uma falta violenta provocando sua expulsão.  Ele deveria ter mais controle e saber que seria menos ruim para o Pantera sofrer um gol do que ficar com um homem a menos.
·         Com o mesmo número de jogadores em campo, pelo menos o São Raimundo não levaria o sufoco que levou e ainda poderia ter um jogador a mais no ataque e tentar a vitória. Mas a expulsão de Helder proporcionou ao Independente a vantagem de ir com tudo pra cima e quase venceu.
·         Tem gente que afirma que o árbitro foi bonzinho com o São Raimundo ao anular o terceiro gol do Gao Elétrico, quando Labilá soltou a bola no pé do atacante. Alegam os “analistas” que o goleiro é intocável na pequena área. Isso não á regra, o goleiro pode ser tocado sim desde que não seja falta. Vale a interpretação do árbitro.
·         Quem culpou o árbitro que iria confirmando o terceiro gol do Independente, não conseguiu percebeu que o auxiliar nº 1 Luis Diego Nascimento  não marcou falta no goleiro Labilá e sim impedimento do atacante que chutou a bola. Quem conhece regra sabe que as jogadas na área são de responsabilidade do árbitro central; os auxiliares marcam as laterais e impedimentos. Foi isso que assinalou Luis Diego. Se estava ou não impedido é outra questão, mas foi isso que ele marcou. Menos mal para o Pantera.
·         Labilá e Evair estão errados em tentar resolver problemas de arbitragem de forma agressiva. Quem deve cuidar disso é o departamento jurídico do clube. Afinal, nunca vi um árbitro desmarcar um pênalti ou um gol depois que o jogo terminar. Calma Labilá, não pega corda de alguns jogadores e alguns repórteres. Só quem vai perder é você, o clube e o torcedor que paga para ir ao estádio. Se o torcedor se aborrecer e não for mais ao estádio, vocês ficarão sem receber seus salários e vales.
·         Um dos obstáculos para o São Francisco na derrota para a Tuna foi o sol escaldante da manhã de sábado em Belém. Talvez tenham apostado numa chuva (já que sempre chove nesse horário em Belém) que não aconteceu. Agora que me desculpem o técnico Osvaldo e a diretoria do Leão, mas vocês não deveriam aceitar essa imposição de jogar pela manhã.
·         Ou será que existe alguma regra que mande que esse jogo seja realizado pela manhã? Para a Tuna, tudo bem, eles são acostumados a jogar esse horário, mas para o Leão foi uma péssima ideia jogar na hora do almoço. O São Francisco perdeu para sua própria diretoria. Mas é isso mesmo, vivendo e aprendendo.
·         Querem minha opinião sobre o futuro de Leão e do Pantera: os dois devem ir se preparando para o segundo turno, pois o primeiro já foi. Dificilmente o Leão passa pelo Águia em Marabá e é muito difícil o São Raimundo ganhar de Cametá e Paysandu, suas duas últimas partidas.
·         Tomara que eu esteja errado.   Até sábado. 
[ Rui Neri é professor especialista, jornalista e cronista esportivo há 25 anos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário