quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Polêmica


Jornalista chama professores de “irresponsáveis"
A jornalista Ronilma Santos escreveu o seguinte artigo sobre a luta dos professores pelos seus direitos.

“A minha liberdade termina, onde começa a do outro" 

Depois de uma reunião realizada no dia 31, em assembléia geral na escola Onésima Pereira de Barros, os professores da rede estadual, decidiram entrar em estado de greve no início do ano letivo de 2012. Eles exigem novas reivindicações do governo.

A categoria que “ainda” está ministrando aulas para encerrar o ano letivo de 2011, já pensa em “paralisar” mais uma vez!A luta pelos direitos é uma causa justa, mas prejudicar milhares de alunos por conta disso, é irresponsável, ilegal e desumano.Sem falar, que após as greves, as disciplinas são empurradas como enxurradas de informações, aos alunos que tem que absorver de forma rápida. O que não contribui em nada para um aprendizado “decente”.

A prova disso é que atualmente, o Pará ocupa a 27ª colocação no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica com nota 3,7, atingida em 2009, sendo que a média brasileira ficou em torno de 4,6. Relatos de alunos dão conta, de que mesmo com o calendário reformulado, a irresponsabilidade de alguns professores é grande, já que tudo é motivo para não haver aula: feira de ciência, festa junina, ressaca, feriados prolongados, festa de aniversário da escola, comemoração da vitória do Brasil no campeonato de bolinha de gude e por ai vai..

Não foi só a educação que piorou no Pará, mas a formação de caráter de quem deveria assumir a posição de “educador” e virou mero mercenário. E depois ainda querem que cantem " Ao mestre com carinho..." Faça- me o favor"!


Confira agora o comentário feito pelo professor Rui Neri sobre a postagem da jornalista

 comentários:
http://img1.blogblog.com/img/blank.gif
Rui Neri disse...
Cara Ronilma, não a conheço direito, mas certamente sei que você não é professora, muito menos de português, a começar pelo cabeçalho de seu blog que tem vários erros lexicais, tanto de pontuação (que é básico) quanto de acentuação e de estrutura. Entendo quando você assume a posição do estudante para reclamar da qualidade da educação. As pessoas que analisam a situação como você são aquelas que parecem estar do lado do governo, o principal responsável por uma boa educação para nossos estudantes, tanto o municipal como o estadual e o federal. Mas é muito cômodo para algumas pessoas jogarem a culpa para o lado mais fraco, no caso os professores. Desafio você a escrever um artigo responsabilizando o governo por esse caos que está nossa educação, nossa saúde, etc. Eu também não simpatizo muito com a greve, sou mais pelo diálogo e negociação, mas quando essa se torna a única alternativa para uma categoria garantir seus direitos, dou total apoio. Se você não sabe, a paralisação dos professores não é por melhores salários, é pelo cumprimento da lei do Piso Salarial Nacional já aprovada em última instância pelo STF. Portanto, não se trata de um choro por um pouquinho de comida; é uma luta por respeito a esses profissionais. Quando você diz que professor arruma qualquer coisa para não trabalhar, como quermesse, semana da pátria, jogos, feira, etc, demonstra claramente que não entende nada de educação e talvez vai se arrepender de ter escrito esse artigo, pois a educação que você imagina [aquela realizada entre quatro paredes] é do tempo da pedra lascada, estamos no século XXI. Você já ouviu falar na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação)? Ela estabelece claramente em seu artigo 1º: "A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais". Portanto, já derruba seu ponto de vista sobre o assunto. Isso significa que o aluno ensina e aprende quanto joga, quando canta, quando pinta, quando discursa aos colegas, quando pesquisa, etc. Então faça isso querida, ao invés de culpar os pobres professores, culpe quem realmente tem a obrigação de proporcionar uma educação de qualidade para todos.

Rui Neri - Professor Especialista em Gestão Escolar e Educação do Campo. Especialista em Comunicação Social com habilitação em Assessoria de Imprensa pela UEPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário