quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Saúde

Juruti inicia campanha de combate à hanseníase

A Campanha Municipal 2012 de combate a Hanseníase, que tem como tema “Hanseniase: tratamento e cura ao alcance de todos”, iniciou terça-feira, 24 de janeiro, no município de Juruti. Os principais pontos de atendimento são os postos de saúde dos bairros Bom Pastor, Maracanã, Palmeira e Hospital Municipal Francisco Barros no centro de Juruti, que estão preparados para atender a população para fazer os exames necessários.
A campanha mais uma vez teve como finalidade trabalhar a prevenção da doença, em que enfermeiros e médicos do município estiveram envolvidos, prestando atendimento específico à população, através da realização de consultas e exames clínicos nos dias 24, 25, 26 e 27 de janeiro, para detectar de maneira precoce o aparecimento da doença e diminuir o quadro de transmissão por meio de ações educativas, exames clínicos e visitas domiciliares. Durante o período da campanha realizada nos postos de saúde, houve palestras, distribuição de material educativo e monitoramento de resultados de exames com acompanhamento médico.
O coordenador do Programa e da Campanha no combate a Hanseníase, Jadson Oliveira, lembrou a importância da campanha no município. “Para os jurutienses, a importância dessa campanha é examinar todos os pacientes, fazer o grau de avaliação neurológico e examinar os contatos domiciliares a fim de melhorar o percentual do que se fez e evitar futuros contatos” disse Jadson.
Ele também afirmou que atualmente há 14 pacientes com hanseníase em situação de tratamento incluindo jurutienses e não jurutienses. A campanha no combate a Hanseníase é realizada anualmente pela Prefeitura de Juruti, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) que informa que a população pode procurar o Hospital Municipal todos os dias de segunda a sexta para realizar exames preventivos e buscar informações sobre a doença, pois a SEMSA dispões de uma equipe capacitada para o atendimento da população que busca esses serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário