sábado, 3 de novembro de 2012


Cristina Serra: “A credibilidade é o maior patrimônio de um jornalista”

Jornalista da Rede Globo participará do II Seminário de Jornalismo e Mídia Training do Oeste do Pará, em Santarém, nos dias 23 e 24 deste mês

Imagem Globo News
No II Seminário de Jornalismo e de Mídia Training do Oeste do Pará você vai falar sobre Ética e Jornalismo – Fronteiras da Cidadania. Como aplicar a ética jornalística no noticiário político tão adverso de Brasília?
Cristina Serra: Antes de qualquer coisa, a ética está dentro de cada um de nós, como pessoas e profissionais. Se você me perguntar sobre o código de ética jornalística, nem saberia te dizer o que consta em todos os artigos. É claro que já o li e o estudei na faculdade, mas digo que não preciso tê-lo de memória porque a ética – que procuro aplicar em tudo na vida e não apenas no trabalho – se baseia em princípios simples: procurar a verdade, sempre; ouvir todos os lados envolvidos, dar voz a todos; ter uma relação transparente com as fontes e com os entrevistados; acima de tudo ter compromisso com o público. A credibilidade é o maior patrimônio de um jornalista e só é possível conquistá-la agindo de forma ética. Isso vale para qualquer lugar ou setor que você cubra. Em Brasília, a dificuldade a mais talvez seja separar, claramente, o joio do trigo; saber – em cada reportagem – quais os interesses em jogo, distingui-los e publicar aquilo que, de fato, é relevante para o público. Sempre que vou fazer uma reportagem, a primeira pergunta que me faço é: qual o interesse do cidadão neste assunto? Tudo o mais vai decorrer dessa resposta.
Confira a entrevista completa AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário