quinta-feira, 7 de março de 2013

PREFEITURA PARTICIPA DE HOMENAGEM DA CÂMARA DE JURUTI AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Lenita, Régia, Fátima e Olívia foram
homenageadas pela Câmara
Mônica Brito  e Heriana Santos,
vereadoras da Câmara Municipal de Juruti

A Câmara Municipal de Juruti realizou na manhã deste dia 07 março uma sessão especial ao Dia Internacional de Mulher, com a presença do vice-prefeito Jonas Morais, representando o prefeito Marquinho, de secretários e de entidades importante como Associação de Mulheres Trabalhadoras de Juruti (AMTJU), representada por Lenita Souza, Associação Comercial e Empresarial de Juruti (ACEJ), representada pela sua presidente Olívia Ramos, e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juruti (STTR), que foi representada por Fátima Lira. A sessão foi solicitada pela vereadora Heriana Santos (PT) e aprovada pelos demais vereadores.
Como foi uma sessão especial para as mulheres, o presidente da Câmara Edjânio Printes (PT), cedeu a sua cadeira para a vereadora Mônica Brito (PPS), vice-presidente da Casa, para presidir a homenagem. A autora do requerimento foi a primeira discursar e fez um apanhado histórico dos motivos de existir o 8 de março e colocou aos presentes que irá apresentar um projeto de lei para a criação de uma secretaria municipal voltada às políticas públicas para as mulheres. “Espero contar com o apoio dos pares e do prefeito ao sancionar este projeto de lei que devo apresentar nesta Casa”, disse Heriana.
Representando a AMTJU, Lenita Souza, lembrou que a luta das mulheres de Juruti iniciou de forma triste. “O nosso primeiro ato foi desamarrar uma mulher que foi agredida e amarrada pelo seu companheiro, na comunidade do São Paulo. Infelizmente é preciso que situações como essa e como das 130 operárias queimadas em Nova York para que a sociedade e as mulheres possam exigir respeito e igualdade de direitos e se fazerem ouvidas pelas autoridades. Foi preciso que a Maria da Penha levasse um tiro de seu marido e ter sobrevivido para que fosse criada uma Lei de combate a violência contra a mulher. Não queremos ser melhores que os homens, pois também não vivemos sem eles, mas queremos viver em harmonia e todos se respeitando”, enfatizou Lenita.
O vereador Fladmir Andrade (PSC) afirmou se sentir feliz por ter participado e votado no projeto do ex-vereador Fernando Esteves, em 1999, para tornar o dia 8 de março feriado municipal. “Era o mínimo que poderíamos fazer pelas mulheres de Juruti”, disse o vereador. Ele também lembrou alguns nomes que fizeram história para Juruti como nome de professoras e de vereadoras que já passaram pelo Legislativo.
A secretária de Educação, Régia Pinheiro, também foi convidada representando as secretárias municipais e pediu que homens e mulheres reflitam sobre as questões das mulheres, as desigualdades que ainda existem. “É importante que juntos possamos conquistar mais coisas para as mulheres”, disse a secretária. O vice-prefeito Jonas Morais também ressaltou a importância das mulheres na sociedade e elogiou as secretárias que compõem o governo, que no total são quatro: Ana Márcia (Saúde), Cláudia Panosso (Planejamento), Andrea Alves (Infraestrutura) e Régia Pinheiro (Educação).

Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário