quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PROFESSORES DECIDEM MANTER A GREVE NO PARÁ

Os professores em greve no Pará decidiram manter a paralisação nesta terça-feira (8), após participar de uma reunião com Ministério Público do Estado (MPE), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Estadual de Administração (Sead). Segundo o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), Mateus Ferreira, uma assembleia entre a categoria será realizada nesta quarta-feira (9), para discutir os rumos da paralisação.
Durante a reunião desta terça (8), realizada na Procuradoria Geral do Estado (PGE), o governo apresentou duas minutas técnicas sobre as reivindicações dos professores, mas as expectativas da categoria não foram atingidas. “A reunião foi mais para debater esclarecimentos sobre as minutas. Apresentamos alguns pontos e ouvimos a contrapartida. O governo garantiu que não haverá prejuízos [salariais], mas apesar disso, não avançamos na redução da jornada de trabalho, por exemplo”, explicou Ferreira.
Por conta disso, a categoria continuará em greve. “Vamos ficar [em greve] até que a gente consiga avançar na negociação”, garantiu Ferreira. “A negociação pode continuar sem greve. O governo demonstra estar de portas abertas, procurando encaminhar as propostas. É preciso que haja consenso e que se pense no problema maior, no prejuízo que os alunos estão tendo”, contrapôs a promotora de justiça Graça Cunha, do MPE. Desde a última segunda-feira (7), o órgão está intermediando as negociações entre os professores e o governo.
Entre as reivindicações da categoria estão a regulamentação das horas suplementares, diminuição da jornada de trabalho, lei específica do sistema de ensino modular, eleições diretas para diretor, pagamento retroativo do piso salarial de 2011, reforma das escolas e da sede da Seduc, além da inclusão dos funcionários de escola no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).
Uma nova assembleia dos professores está marcada para esta quarta-feira (9), a partir das 9h, na Praça do Operário, no bairro de São Brás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário