sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Resíduos sólidos

Juruti apresenta seu Plano Municipal de Resíduos Sólidos
Prefeito Marco Aurélio satisfeito com
o passo importante que Juruti está dando
no trato dos resíduos sólidos
Depois de aproximadamente um ano e meio de discussão e pesquisa, organizadas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SEMPLAG), Juruti torna-se o primeiro município do Estado do Pará a finalizar e aprovar o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A aprovação ocorreu em audiência pública, realizada no dia 22 de novembro, no Salão Dom Bosco, com a presença de autoridades como o prefeito Marco Aurélio Dolzane, secretários municipais e vereadores, além de representantes de entidades e estudantes da cidade e do meio rural.
A mesa de abertura foi composta pelo prefeito Marco Aurélio, secretária de Planejamento, Cláudia Panosso, promotor de Justiça, representando o Ministério Público, Samuel Furtado Sobral, presidente da Câmara de Juruti, Edjânio Printes, e pelo representante da sociedade civil e presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOPSERVICE), Gecivaldo Roberto do Amaral.
Para o prefeito Marco Aurélio, a participação dos estudantes foi fundamental. “O principal público-alvo da audiência pública esteve presente, que foi a juventude, com os alunos, porque tudo começa na educação. É a juventude que vai colocar em prática esse Plano, para que Juruti se torne sempre exemplo e orgulho para todos nós”, disse Marco Aurélio.
O Plano estabelece estratégias, ações e instrumentos que contemplam diversos tipos de resíduos gerados em Juruti e as alternativas para sua gestão e gerenciamento mais sustentáveis, sob aspectos legal, social e ambiental. Algumas das suas prioridades de ações são a redução desses resíduos e a reciclagem.
Antes da apreciação do Plano para a sociedade jurutiense, a coordenação apresentou ao Governo e às entidades que compuseram o Grupo de Trabalho. Teve o apoio da empresa Alcoa, através da consultoria da empresa “Menos Lixo”, com a presença de Patrícia Blaut que também participou da audiência pública.


Veja outros flagrantes fotográficos deste evento. Fotos: Frank Wallace/Semcom;PMJ








Nenhum comentário:

Postar um comentário