sexta-feira, 17 de junho de 2011

Saúde

Juruti vai imunizar crianças menores de cinco anos contra doença já erradicada

Imunizar 736.683 crianças menores de 5 anos de idade em todo o Pará é o objetivo da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que se iniciou na segunda-feira, 13, e terá amanhã o seu "Dia D". A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) mobilizou 4.130 profissionais e 4.540 postos nos 144 municípios paraenses, 92 deles em Belém e 4.448 no interior. São 900 mil doses de vacina para garantir a imunização em todo o Estado e resgatar a cobertura vacinal em áreas de difícil acesso. A primeira etapa da campanha se estenderá até o dia 24 deste mês. A segunda fase começa em 13 de agosto, quando as crianças receberão mais duas gotinhas.

Em Belém, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), haverá vacinação em todas as Unidades Municipais de Saúde, Unidades do Programa Saúde da Família e nos 25 postos volantes terrestres que funcionarão somente no "Dia D", em shopping, supermercados, museus e mais 16 postos fluviais que atenderão a população ribeirinha e das ilhas. A meta de vacinação para a Grande Belém é imunizar 106.148 crianças.

A coordenadora estadual de imunização, Jaíra Ataíde, afirma que o objetivo é imunizar 95% da população paraense menor de 5 anos. Embora a doença esteja erradicada no Brasil, a vacinação é necessária. "Temos que garantir a manutenção da erradicação entre nós. A paralisia infantil é uma doença grave, ela mata, e quando não mata, deixa sequelas gravíssimas", afirma. As vacinas contra pólio são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estão disponíveis durante todo o ano, nos postos de saúde, para a imunização de rotina. No entanto, Jaíra afirma que é fundamental levar as crianças às campanhas de vacinação. "Que as famílias aproveitem esse grande momento e levem as crianças para receber a vacina", pede a coordenadora.

Em Juruti a população pode procurar os postos de saúde dos bairros para vacinar suas crianças, já no interior equipes estarão se deslocan do para atender às crianças menores de cinco anos de idade. Juruti quer contribuir com a estatística do pará de vacinar 95% da população nessa idade, mas para isso os pais devem colaborar levando seus filhos aos postos de vacinação.
Um serviço do Portal de Juruti - o blog da cidade tribal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário