Visita à Tribo Muirapinima |
A Prefeitura de Juruti definiu os dias de apresentação do Festribal assim como o tema que será trabalhado este ano. Este ano, o Festival terá como tema “Amazônia, explosão tribal”, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de julho.
O primeiro dia será a festa dos visitantes, a segunda noite a apresentação das tribos mirins e a última noite é a vez das tribos principais mostrarem sua arte de interpretar e a consciência social de preservação da cultura amazônica, mais especificamente a cultura indígena.
Visita à Tribo Mundurukus |
A Prefeitura já repassou a primeira parte do recurso às duas tribos Mundurukus e Muirapinima, no valor de R$200.000,00, sendo R$100.000,00 para cada uma. Além desse repasse inicial, o prefeito Henrique Costa, juntamente com sua equipe de governo, visitou a quadra da Tribo Mundurukus e a quadra provisória da Tribo Muirapinima para fazer uma entrega de material que servirá para confecção das roupas dos dançarinos. O prefeito nas duas ocasiões se comprometeu de pagar o trabalho das costureiras, como forma de valorizar a mão-de-obra local, e na construção de um tablado para os dançarinos se apresentarem nas noites de ensaio.
Tribos preparam lançamento de cantos tribais
O lançamento oficial dos CDs das tribos, que também é patrocinado pela Prefeitura, irá acontecer neste final de semana. Na sexta-feira, 15 de julho, será o lançamento do CD e a inauguração da nova Okara Muirá, da Tribo Muirapinima, a partir das 20h. No dia 16 de julho, será a vez da Tribo Mundurukus mostrar as seus cantos no novo CD, no Universo Mundurukus, também com início previsto para as 20h.
Para o prefeito Henrique Costa, garantir a estrutura para a apresentação das duas tribos é um reconhecimento da Prefeitura pelo esforço que elas fazem para a realização do Festribal. “A Prefeitura sempre garantiu a estrutura no Tribódromo para o Festival e isso fez a diferença. A apresentação no Tribódromo é o ápice daquilo que é feito nos ensaios. Então, na prática, os ensaios e os esforços que as tribos fazem para mostrar o melhor delas, merecem todo o nosso reconhecimento”, frisou o prefeito.
Muirapinima e Mundurukus: preparativos para o grande espetáculo na Amazônia
Com a proximidade do grande dia do FESTRIBAL (O Festival das Tribos de Juruti), as participantes desse grande espetáculo amazônico, a Associação Folclórica, Cultural e Recreativa Tribo Muirapinima e a Associação Folclórica Tribo Mundurukus aceleram o ritmo dos ensaios. No último final de semana, acompanhamos o ensaio das duas agremiações, em suas respectivas quadras e testemunhamos a dedicação de seus participantes, suas ansiedades, suas expectativas, responsabilidades.
Prof. Aurecília Andrade |
A professora Aurecília Andrade, uma das fundadoras da Tribo Muirapinima, informa que a tribo vai estar com cerca de 300 brincantes e mais 100 crianças no ritual. Alisson Lima, coreógrafo dessa renomada agremiação fala que a coreografia que está sendo preparada é para o dia do lançamento do CD da tribo, que será dia 15/07, no novo espaço da tribo que está sendo construído.
“A coreografia de palco todo mundo vai ver, mas para o dia do festival, temos surpresa pra galera. Pode esperar que vai ter alguma coisa de novo, mesmo”. Rômulo de Souza, 22 anos, que se apresenta na Muirapinima há 10 anos, diz que a tribo promete este ano. Ele está participando regularmente dos ensaios, juntamente com Maria Farias, 26, que está há nove anos como dançarina da Tribo Azul e Vermelha.
Os preparativos para o dia do FESTRIBAL, bem como para o dia dos lançamentos dos espetáculos das duas tribos, estão acontecendo todos os dias. “Os preparativos graças a Deus estão indo muito bem. Enfrentamos algumas dificuldades, mas em compensação nós já nos acostumamos a lidar com essas adversidades. E, hoje, o nosso grupo está se preparando, em todos os seus sentidos, para fazer um belo espetáculo.” É o que diz Aiezer Duarte, Diretor de Arte da Tribo Mundurukus. Francineuber Souza, 28, outro integrante da Tribo, brinca há sete anos, e diz que a Tribo está basicamente toda pronta, toda a parte de teoria está pronta. “A tribo mundurukus promete um grande espetáculo”.
O peso da responsabilidade pesa para cada brincante, seja criança, adolescente ou adulto. Nirkelly Amaral, 18 anos, participa pelo segundo ano da Tribo Mundurukus, no posto de guardiã tribal. “A minha expectativa está á mil. Estou muito contente. Eu quero muito conseguir todos os pontos”. Fala com muita ansiedade.
Outra brincante da Tribo vermelha e amarela, Tatiana Nascimento, 17, a porta estandarte, vê como grande responsabilidade carregar o símbolo da tribo. Já foi guardiã tribal. “Estou me preparando muito mesmo. Quero dar show na hora. Espero que seja um grande espetáculo”. E, para dar tudo certo mesmo, a equipe do prefeito Henrique Costa também trabalha, noite e dia, para que o povo de Juruti, bem como de outras cidades e outras regiões, assistam a um grande espetáculo proporcionado pelas duas tribos.
Os ensaios das tribos estão tendo a mesma estrutura de sonorização profissional que terá no dia do FESTRIBAL, garantido através da prefeitura. A coordenação está viabilizando uma atração nacional.
Veja outras fotos dos ensaios das tribos
Aiezer Filho Mundurukus |
Alisson Lima Muirapinima |
Francineuber Sousa pajé Mundurukus |
Maria Farias dançarina Muirapinima |
Tatiana Nascimento porta estandarte Mundurukus |
Nenhum comentário:
Postar um comentário