sexta-feira, 15 de julho de 2011

Negócios

Amazonenses visitam Mina da Alcoa em Juruti


Prefeito Henrique Costa com políticos do Amazonas
O prefeito Henrique Costa foi convidado pela Associação Amazonense de Municípios (AAM) a visitar junto com a entidade, o Projeto Mina de Juruti, da empresa Alcoa. A visita aconteceu no dia 12 de julho, com a presença do próprio prefeito Henrique Costa (PT), do assessor especial de Governo, Antônio João, dos prefeitos de Parintins, Bi Garcia (PSDB); Manaquiri e presidente da AAM, Jair Souto (PMDB); de Presidente Figueiredo, Fernando Vieira (PR); e do vice-prefeito de Nhamundá, Isaías Rossi (PMDB).
Segundo o presidente da Associação, Jair Souto, o objetivo da visita foi de analisar de que forma os projetos mineradores existentes na Amazônia podem contribuir com a implementação de políticas públicas na região e a relação da empresa com o Município. Além disso, ele agradeceu pela recepção do prefeito e sua equipe de governo. “Agradeço ao prefeito pela honra de nos receber. É importante que os prefeitos se encontrem para reivindicar do Governo Federal e dos governos dos estados uma condição necessária para desenvolvimento local”, explicou o presente da AAM.
Já o prefeito Henrique Costa, afirmou que além da integração entre os estados, a visita foi importante para atualizar as informações, como o aumento da produção que passou de 2,6 milhões de toneladas ao ano para 3,6 milhões de toneladas. “Isso é importante porque, não apenas atende ao interesse da empresa para garantir a sua sustentabilidade, como é importante para o incremento da receita local”, frisou o prefeito.
Durante a visita, a comitiva pôde verificar todo o processo de lavra, que acontece no beneficiamento da base Capiranga, até o embarque, que ocorre no porto da própria empresa. Dúvidas foram tiradas, principalmente sobre a questão ambiental, como, por exemplo, a questão da água do Lago Grande, que é usada para a lavagem do minério. Segundo, o gerente de Beneficiamento, César Damasceno, mais de 80% dessa água é reutilizada.
Secretaria de Comunicação de Juruti

Nenhum comentário:

Postar um comentário