sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Administração

Fundação apresenta resultados sobre indicadores de Juruti



Prefeito Henrique Costa cumprimenta
funcionários da Fundação
Getúlio Vargas

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) fez o lançamento da edição 2011 dos Indicadores de Juruti, na tarde de 12 de dezembro, no salão Dom Bosco, e entregou nas mãos do prefeito Henrique Costa. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento, a partir de agora vai se responsabilizar em dar continuidade ao processo. Além do lançamento e da entrega, a FGV celebrou o final de um trabalho iniciado em 2007. Na abertura, a escola Manoel Teixeira, da região do Piranha, fez uma homenagem aos indicadores, com uma paródia da música Malandragem, de Cássia Eller. Em seguida, a FGV apresentou o vídeo “Vozes”, feito em 2006, colocando as expectativas da população jurutiense quanto ao desenvolvimento do município.

A coordenadora do programa de desenvolvimento local da FGV, Cecília Ferraz, explicou que o trabalho dos indicadores é para que a população de Juruti tenha acesso aos dados dos mais variados temas de interesse da população e que ela possa acompanhar e discutir os rumos que o desenvolvimento de Juruti está tomando. E acresceu que acredita na Prefeitura Municipal de Juruti. “A gente não tem dúvida de que a Prefeitura tenha um desafio muito grande pela frente, mas ela vem nos acompanhando nesses anos todos. Da edição de 2009 para 2011, o livro melhorou muitíssimo graças a toda dedicação do trabalho da Prefeitura Municipal, em disponibilizar e sistematizar os dados, que a população queria saber e que não estavam organizados”, frisou Cecília.

A secretária de Planejamento, Heriana Barroso, afirmou não ser uma responsabilidade somente da secretaria ou da Prefeitura, os parceiros deverão continuar. “É um desafio grande, mas eu acredito que todo o trabalho que foi realizado pela FGV vai nos ajudar muito. Foram feitas três oficinas com o governo para que nos apropriarmos da ferramenta e pudéssemos alimentar. Esse material vai ser importante para que possamos pensar o planejamento estratégico do governo. Não é só de responsabilidade da Prefeitura cuidar para que melhore os índices, mas toda a população. É fundamental a participação da sociedade”, disse Heriana.

Participaram do evento toda a equipe da FGV, o gerente geral da Alcoa Juruti, Evandro Rolim, secretário municipais, lideranças comunitárias e entidades, assim como o prefeito Henrique Costa, que vê a importância desses indicadores não só para a população e para o governo. “Os indicadores são muito mais do que dados estatísticos. São pesquisas e diagnósticos que precisamos nos apropriar cada vez mais delas e delas fazer uso para planejar melhor as nossas ações. Este livro também serve de informação para os pretensos candidatos que irão disputar as eleições em 2012 e aqueles que não se apropriarem dessas informações eu penso que não estão a altura do cargo”, frisou o prefeito.

Juruti é o primeiro município do Brasil que tem conhecimento de seus indicadores. Como por exemplo o número de matrícula em curso superior passou de 102 em 2007 para 608 matrículas em 2010, ou seja, houve investimento na área educacional relacionada ao curso superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário