terça-feira, 24 de abril de 2012

Aniversário de Juruti


Aniversário de Juruti encerra com inauguração de escola modelo e show da banda Roupa Nova 

Prefeito Henrique Costa com secretários, assessores
e alunos da nova escola
Henrique Costa é homenageado pela belíssima obra
construída em seu governo


Henrique Costa e demais autoridades na inauguração da mais moderna
escola do Oeste do Pará, Zelinda Guimarães
Genival Cardoso, Rui Neri / Fotos Frank Wallace

Na noite do último sábado, 21, foi realizada pela Prefeitura de Juruti a cerimônia de inauguração da escola Zelinda de Sousa Guimarães, em seguida um grande show da Banda Roupa Nova foi realizado nas dependências do Tribódromo, marcando o encerramento das comemorações de 129 anos de Juruti.
            A inauguração da escola foi presenciada por cerca de duas mil pessoas que se fizeram presente no ato, que contou com a presença do prefeito de Juruti Henrique Costa, seus secretários, vice prefeito Marquinho, vereadores da base aliada e os deputados Zé Maria e Júnior Ferrari, além da diretora da escola Eliane Benith. Durante a solenidade foi dada a palavra às sobrinhas da homenageada, professora Zelinda Guimarães, as Senhoras Gemina e Arimar  Guimarães que se mostraram emocionadas com a homenagem. 
Henrique Costa com o vice Marquinho e Júnior Ferrari
no descerramento da placa inaugural
Henrique Costa com o vice-
prefeito Marquinho e o
deputado Zé Maria
O prefeito de Juruti, Henrique Costa, disse ser um ato de orgulho para todos os jurutienses, pois a escola é uma das melhores do Estado, foi construída com recursos próprios da Prefeitura e é considerada a maior e mais bonita escola do ensino público municipal do estado do Pará. Aproveitando a oportunidade, o prefeito fez a entrega de 25 notebooks para as escolas pólos do município.
            Após a solenidade de inauguração as pessoas presentes puderam conhecer as dependências da escola, que vai comportar mais de 1.600 alunos. O novo educandário vai poder proporcionar uma educação de qualidade, com oportunidades não só de estudo, mas de acesso à cultura, ao esporte e ao lazer. A escola possui 20 salas de aula climatizadas, biblioteca, sala de informática, quadra poliesportiva coberta, sala multiuso e um auditório com capacidade para 200 pessoas, onde poderão ser realizadas palestras educativas e apresentações artísticas e culturais.
HISTÓRICO - Com a criação de um novo bairro denominado Santa Rita, devido ao aumento da população, houve a necessidade de construir a referida escola, que foi inaugurada no dia 19 de abril de 1989.
A escola abrigou, durante os anos de 1989 e 1990 o corpo docente e discente da Escola Estadual Américo Pereira Lima, em decorrência do fenômeno das “Terras Caídas” que afetou a estrutura da escola.
            Quando as instalações do prédio deixaram de ser utilizadas pela Escola Américo Lima, elas passaram, de fato, a atender os estudantes do município.Em 1996, Lúcia Maria Pinheiro Lima passou a ser oficialmente a primeira diretora da escola em regime municipal, quando passou a funcionar a alfabetização e 1ª a 4ª séries. Na sua gestão, foram implantadas as três etapas da Educação de Jovens e Adultos e 5ª e 6ª séries do ensino regular.
Em 2005, a escola Zelinda de Souza Guimarães deixa de atender alfabetização e 1ª a 4ª séries para oferecer o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries e 1ª a 4ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Secretária de Educação Maria Raimunda Melo da Silva
com o prefeito Henrique Costa e o deputado Júnior Ferrari
            A escola está localizada na Avenida Doutor Lauro Sodré, entre as ruas Arnaldo Pinheiro e Osvaldo Pereira da Costa, tendo como ponto de referência, uma gigantesca e histórica árvore pequiazeiro.
ZELINDA GUIMARÃES - O nome da escola se originou em memória à professora Zelinda Guimarães, pelo seu relevante trabalho prestado a Juruti. Era professora normalista autorizada a alfabetizar pelo prefeito na época, Urbano Bentes da Cunha. Zelinda também se destacou como escritora de algumas poesias, que não foram publicadas, mas estão arquivadas com seus familiares.

SHOW DA BANDA ROUPA NOVA
Componentes da banda Roupa Nova em Juruti
Encerrando a programação de aniversário dos 129 anos de Juruti, foi realizado no Tribódromo um show da banda de nome nacional Roupa Nova.
As dependências do Tribódromo ficaram todas lotadas, tanto as arquibancadas como a arena. Diversas caravanas de cidades como Óbidos, Santarém, Oriximiná, Terra Santa e Parintins(AM) estiveram na cidade para prestigiar o evento.

Público lotou as dependências do
Tribódromo numa das maiores festa de
Juruti
Henrique Costa e primeira dama Aparecida com os membros
da banda Roupa Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário