quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Adeus ao poeta

Corpo do escritor Emir Bemerguy será enterrado nesta manhã
Emir Bemerguy, um dos maiores poetas que
 a região já teve
Santarém - O corpo do escritor e poeta Emir Bemerguy será enterrado às 8 horas da manhã desta quarta-feira (14) no cemitério Nossa Senhora dos Mártires, área central de Santarém.

Durante a tarde desta terça-feira (13), houve o velório do escritor na igreja da Matriz, que se estenderá pela noite.

Emir Bemerguy morreu nesta manhã devido ao agravamento de uma pneumonia, apesar de estar internado há quase uma semana na unidade semi intensiva do hospital da Unimed, com um quadro de insuficiência renal.

Durante o velório estiveram presentes familiares e pessoas que conviveram com o poeta para prestar homenagens. “Eu posso lhe assegurar, e as testemunhas são muitas, não só na família, mas na população santarena, que tudo o que ele fazia, escrevia e compunha tinha o foco maior Santarém e o seu povo. Ele era um exemplo de dedicação e, sobretudo, de amor à família”, declarou o irmão do escritor, Ercio Bemerguy.
leia também...
Poeta e escritor santareno Emir Bemerguy morre aos 79 anos

“A imagem que eu tenho do meu avô é de um poeta, católico de sangue. Aquele que comia feijão todo o dia no almoço. Que é apaixonado por Santarém. Acho que ele deixou uma história inesquecível, assim como a pessoa que ele é. Quando a gente perde alguém, dói muito, mas a maior demonstração de que essa pessoa foi importante são as memórias e todo o carinho que a gente tinha por ele”, lembra a neta, Maitê Bemerguy.

O escritor deixou 20 obras que estão nos planos da família para fazer a publicação, como uma homenagem póstuma. “O meu pai deixou um grande acervo, não só de obras que ele escreveu, como também de arquivo, que ele coletava coisas, pastas. A gente vai ver com o tempo tudo isso pra ver como a gente pode fazer. Existe um romance que é chamado ‘Maromba’, que a gente tem muita vontade de publicar e, talvez seja essa a primeira obra que a gente vá tentar conseguir apoio para publicação”, afirma a filha de Emir, Lila Bemerguy.

Emir Hermes Bemerguy nasceu em março de 1933 em Fordlândia e foi criado em Belterra, duas localidades às margens do Rio Tapajós, importantes nos tempos áureos da borracha na região.

Mesmo não tendo nascido em Santarém, o odontólogo de formação buscou na arte a manifestação de amor pela Pérola do Tapajós, inclusive como colaborador de jornais santarenos e de Belém.

Ele foi autor do hino da festa da Conceição, feito em parceria com o compadre e amigo, maestro Wilson Fonseca.

O escritor deixa a mulher, seis filhos e 10 netos.

Redação Notapajos com informações de Keliane Tomé

Nenhum comentário:

Postar um comentário