sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Economia

Seguro defeso para mais de cinco mil pescadores

Mais de cinco mil pescadores foram inscritos para receber o seguro-defeso, benefício que o governo federal paga aos pescadores durante a vigência da Lei do Defeso, que vigora todos os anos no período de 15 de novembro a 15 de março.
Foi o que informou o diretor da Colônia de Pescadores Z-20, Antônio Pinto.
Durante este período, fica proibida a captura, o transporte e a comercialização de oito espécies de peixes, como a Curimatá, branquinha, aracu, pacu, furacalça, pirapitinga e mapará.
Pelas informações prestadas por Antônio Pinto, a data prevista para a liberação da primeira parcela do benefício é 15 de dezembro. O pagamento será feito via Caixa Econômica.
Com a vigência da Lei do Defeso, as oito espécies de peixes protegidas, praticamente sumiram dos mercados e feiras da cidade.
Na feira de peixe, conhecida por tablado da Z-20, as espécies mais vendidas atualmente são pescada, aruanã e acari, sendo que a partir deste domingo, a venda do Acari e Pirarucu, também ficará proibida.
No local, também pode ser encontradas espécies como pirapitinga e tambaqui, incluídas no defeso, só que são peixes oriundos de cativeiros.
O vendedor Jairo Pereira classificou como positivo o estoque de peixe no tablado mesmo com a proibição de várias espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário