quarta-feira, 24 de abril de 2013

Prefeitura de Juruti repassa administração do Matadouro à Cooperativa

Foto: Frank Wallace
Prefeito Marquinho recebeu total apoio da
Câmara por  resolver problema do matadouro
Uma das antigas reivindicações da população de Juruti e de vários órgãos de fiscalização está próxima de ser resolvida. Numa reunião entre prefeito Marquinho Dolzane (PSD), secretários municipais, vereadores, Sindicato dos Produtores Rurais e Cooperativa Agropecuária de Juruti, realizada no dia 23 de abril, na Câmara Municipal, ficou definido que o matadouro passará a ser de responsabilidade da Cooperativa com o total apoio dos vereadores. Foi uma proposta da própria empresa feita ao prefeito.
O vereador Edjânio Printes, presidente da Câmara, foi o primeiro a se manifestar, concordando com a terceirização do matadouro. “Concordo com a proposta da Cooperativa. Sei que ela é capaz de administrar. Se precisarem da Câmara, podem contar com a gente”, frisou o presidente.
Já o vereador Fladimir Andrade, líder do governo,  foi mais enfático ao afirmar que o problema do matadouro é de gestão. “Estou feliz que a discussão sobre o matadouro tenha sido compartilhada com a gente. A Prefeitura já melhorou a estrutura e quase 80% dos problemas já foram resolvidos e nós queremos que a Cooperativa assuma essa responsabilidade, porque eu acredito que ela vai fazer uma boa gestão do matadouro, já que todos os problemas já debatidos são problemas de gestão”, disse Fladimir.
Os pequenos produtores também foram citados. A vereadora Heriana Santos, além de também concordar com a terceirização do matadouro, pediu à Cooperativa que ela também olhe para os pequenos produtores. Em resposta ao pedido, o presidente da Cooperativa, Ordemir Guimarães da Silva, ressaltou que os maiores prejudicados com os problemas recorrentes ao matadouro são os pequenos produtores e é principalmente eles que merecerão atenção. 

O prefeito Marquinho pediu que no contrato assinado entre Prefeitura e Cooperativa esteja amarrado que 50% do abate seja de produtores locais. Com isso, o gestor quer manter sua política de valorização do produtor local.
A Cooperativa Agropecuária de Juruti foi fundada em 2010 e possui 28 sócios. Segundo o prefeito, ela terá total responsabilidade sobre o matadouro, mas também terá apoio da Prefeitura. Uma das maiores reclamações dos produtores está na falta de transparência na pesagem e esse será um dos primeiros problemas a serem resolvidos, garantiu Marquinho.
A transferência oficial ficou marcada para ocorrer no dia 29 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário