segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Agricultores invadem prédio do Incra em Santarém

Agricultores no escritório do Incra em
Santarém
Centenas de agricultores de comunidades e assentamentos localizados em torno das rodovias Santarém-Cuiabá (BR-163) e PA-370 (rodovia Santarém/Curuá-Una) invadiram e acamparam no prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizada na Avenida Presidente Vargas, por volta de 15h, desta segunda-feira, 19.
Os agricultores reivindicam melhorias por parte do Incra em centenas de comunidades e assentamentos, localizados no Município de Santarém. Entre as principais reivindicações dos colonos estão: a implantação do programa “Luz Para Todos”; construção de micro sistemas de água potável, manutenção de estradas e vicinais e inscrição na Relação de Beneficiários (RB) do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
O presidente da Comunidade de Samaúma, localizada em uma vicinal da rodovia Santarém/ Curuá-Una, Adamor Marcos Santos, afirma que toda vez que chove a estrada fica intrafegável e, que dificulta a escoação dos produtos, por conta dos moradores terem que fazer um percurso de 40 quilômetros até a PA-370.
Agricultores querem que Incra visite comunidade de Samaúma
Agricultores querem que Incra visite comunidade de Samaúma
Um dos maiores problemas dos agricultores, segundo Adamor, é conseguir a RB, por causa da burocracia imposta pelo Incra. “Sem esse programa a gente não tem direito a financiamento e a nada. Por isso pedimos para que o Incra faça uma visita em Samaúma e coloque essas pessoas no RB”, reivindica.
Adamor denuncia, ainda, que existem pessoas que não moram na comunidade, mas que ocupam quatro ou cinco lotes e, que o Incra deveria retirá-las para colocar famílias que queiram trabalhar na agricultura e morem no local.
“Vamos continuar acampados até sermos ouvidos. Se for preciso vamos trazer mais pessoas de outras comunidades para fortalecer o movimento dos agricultores. Hoje, vamos permanecer dentro do prédio do Incra e amanhã vão chegar mais pessoas”, avisou Adamor Santos.
Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário