terça-feira, 11 de março de 2014

COMEÇA A VACINAÇÃO CONTRA HPV EM JURUTI

Meninas de 11 a 13 anos são alvos da
campanha de vacinação em Juruti
Começou nesta segunda-feira, 10, em todo o território nacional a Campanha de Vacinação contra o HPV - Papilomavírus Humano, uma doença sexualmente transmissível (DST), um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista. 

Segundo informações da secretária municipal de saúde, Ana Márcia Cunha de Oliveira, em Juruti, a SEMSA – Secretaria Municipal de Saúde, atendendo a orientação do Ministério da Saúde, disponibilizou a primeira dose da vacina nas escolas (públicas e particulares), mas a vacinação também poderá ser feita em postos de saúde a partir de terça-feira, 11.

Nesta segunda-feira, 09 escolas do meio urbano e 03 do meio rural de Juruti disponibilizaram as doses contra o HPV. Na cidade, a vacinação aconteceu nas escolas Zelinda de Souza Guimarães, Nossa Senhora da Saúde, Emanuel Salgado, Batista, Maria Lúcia, Maria Pereira, Raimundo Coelho (municipal) e Américo Pereira Lima. No meio rural, nas escolas das comunidades Castanhal, Tabatinga e Juruti Velho.

O público-alvo da campanha são meninas de 11 a 13 anos de idade, que receberão doses da vacina contra a doença. A meta da SEMSA é vacinar em Juruti 1.576 (mil quinhentos e setenta e seis) meninas.

Mireia Batista, dona de casa e mãe de aluna, achou muito boa a inciativa, destacando que “se isso tivesse acontecido nos anos anteriores muitas mortes poderiam ser evitadas. Graças a Deus é uma sorte essas meninas participarem desse momento”. 

A fim de garantir a participação das alunas na vacinação, professores e direção das escolas fizeram um grande trabalho de conscientização junto aos pais e responsáveis, com o apoio da SEMSA. “Os pais estão integrados nos assuntos que acontecem nas escolas, eles levaram as fichas para ler e preencher em casa. Fizemos todo um trabalho técnico-pedagógico pelos professores, direção destacando a importância da vacina para nossas alunas”, disse o professor da escola estadual Nossa Senhora da Saúde, José Nei, que também é vice-diretor da escola municipal Zelinda de Souza Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário