sexta-feira, 31 de maio de 2013

Economia

Inaugurada agência da Caixa em Oriximiná
Vista da Agência da CEF em Oriximiná
A agência da Caixa Econômica Federal foi inaugurada no final da tarde desta sexta-feira, 31, em Oriximiná. Com o padrão Caixa das demais agências do Brasil, o novo banco possui detector de metais, acesso à cadeirantes, alarme interligado à polícia 24 horas, circuito fechado de tv monitorando à distância, auto-atendimento 24 horas que funcionará de segunda a domingo e feriados. 
A nova agência da Caixa começa a funcionar nesta segunda-feira, 3 de junho,  em seu horário normal. É a segunda agência da CEF fora de Santarém a ser inaugurada na região. A primeira foi a de Juruti no mês de abril.

Com informações de Taru Dias
Marquinho e Carbrás firmaram parceria para
recuperar estradas no limite dos municípios
Prefeituras de Juruti e Parintins realizam melhorias nas estradas na zona rural

As prefeituras de Juruti e Parintins definiram a estrutura para a realização do plano emergencial firmado entre os dois municípios para a abertura e melhoria em mais de 5.300 metros de estrada, que irá beneficiar os moradores das comunidades da Valéria até Nova Olinda, na gleba Vila Amazônia, na divisa de Juruti com o município amazonense. A ação acontece no próximo dia 5 de junho entre os municípios vizinhos.

A parceria foi firmada pelo prefeito Alexandre da Carbrás e o prefeito do município de Juruti, Marcos Aurélio Couto. De acordo com o prefeito Carbrás,  a situação precária das estradas rurais deve ser solucionada, principalmente no trecho da Valéria, facilitando assim o escoamento dos produtos agrícolas e o tráfego do transporte escolar naquela região.

Alexandre da Carbrás disse que a administração municipal tem a obrigação de trabalhar pelas famílias das comunidades e não seria diferente com os que moram no limite com o Pará e que são irmãos de Parintins. O prefeito de Juruti, Marco Aurélio, destacou o compromisso do prefeito Alexandre da Carbrás em unir força para solucionar os problemas em comum entre os municípios vizinhos.

Ele disse que a união entre os gestores municipais é positiva, uma vez que antes não havia o entrosamento entre os prefeitos das cidades do Pará e de Parintins. “O prefeito Alexandre é mais acessível e interessado em ajudar uma ação que vai beneficiar tantos os moradores de Juruti como das comunidades da Vila Amazônia”, afirmou Marcos Aurélio, que tem mostrado nesses primeiros meses de governo que veio para defender os interesses da população jurutiense.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Audiência pública

Entidades cobram ações da Alcoa em Juruti
Acorjuve colocou mais de 1.000
pessoas na audiência
A Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho (Acorjuve) puxou na tarde desta quarta-feira, 29, uma assembleia geral na sede Signus Clube no centro de Juruti, que contou com a presença de representantes de outras entidades da cidade e do interior, além de representantes da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Ministério Público Federal, entre outros.
Cerca de 1.200 pessoas compareceram ao evento, sendo que a maioria, em torno de 1.000 pessoas, trazidas pela Acorjuve da região de Juruti Velho. Entre os pronunciamentos, os mais efusivos foram feitos pelo presidente da Acorjuve, Gerdeonor Pereira da Silva que cobrou as ações prometidas pela Alcoa que estão na Agenda Positiva, como construção da orla de Juruti, aeroporto municipal, 5.800 empregos, etc.
Por sua vez, a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juruti (Acej), Olívia Ramos cobrou da Alcoa ações que venham fortalecer o comércio local. Se queixou que a empresa não compra produtos em Juruti e contrata empresas de São Paulo para construir as casas de seus funcionários. O deputado estadual Zé Maria (PT) e o ex-prefeito Henrique Costa também estiveram presentes na reunião.
No que se refere ao Poder Público Municipal, a coordenação da audiência fez questão de destacar que o evento não visou cobrar ações do Município, mas sim da Alcoa. De qualquer maneira, o Governo Municipal compareceu em peso ao evento com praticamente todo o secretariado que esteve coordenado pelo prefeito em exercício, Jonas Morais. Em sua fala, Jonas disse que a Prefeitura tem o compromisso de fazer o melhor pela população e que sempre estará buscando mecanismos para que isso aconteça.
Quanto às reivindicações dos movimentos sociais junto a Alcoa, o prefeito declarou que devem ser buscados os canais competentes para se encontrar uma solução para elas e recomendou que seja aberto um canal permanente de diálogo com todos os segmentos interessados no desenvolvimento de Juruti.


Naufrágio do barco Thubarão II

A foto do Portal Obidense mostra o momento em que o barco Thubarão II chegou puxado até o porto de Óbidos. Ele afundou na madrugada de quarta-feira quando vinha de Santarém para Juruti, após bater num banco de areia.


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Cotidiano

Barco Thubarão que vinha para Juruti bate em banco de areia
 
Barco ficou preso no banco de areia
Uma embarcação foi a pique próximo ao município de Óbidos, região Oeste do Pará, na madrugada desta quarta-feira (29).


De acordo com a Marinha, a embarcação Tubarão II saiu de Santarém na tarde de terça-feira (28) com destino a Juruti e, por volta das 4 horas da madrugada desta quarta, teria batido em um banco de areia a uma hora de distancia de Óbidos.

Uma equipe da Capitania Fluvial de Santarém foi deslocada para o local do acidente. 
De acordo com a Marinha, com a batida a embarcação emborcou. Além da tripulação, havia oito passageiros a bordo. Ninguém ficou ferido. A Marinha ainda informou que o barco passou por vistoria na base de fiscalização na saída de Santarém e tudo estava regular. Um inquérito administrativo será instaurado.

A maior demanda da embarcação era de mercadorias para comerciantes de Juruti que ficou toda destruída. Um dos comerciantes que esperava frutas e verduras vindas de Santarém, Malico de Jesus, lamentou o ocorrido já que todo sua mercadoria ficou perdida causando um grande prejuízo. Os comerciantes não sabem ainda quem vai se responsabilizar pelos prejuízos

Redação Notapajos com informações de Márcia Andrade e Rui Neri

terça-feira, 28 de maio de 2013

Política

Deputado federal Cláudio Puty tem mandato cassado e Carlos Martins pode assumir na Câmara dos Deputados

Deputado do PT teve seu mandato cassado
O deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) foi condenado e multado por três crimes eleitorais na manhã desta terça-feira (28), no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). O parlamentar é acusado de compra de votos, captação ilícita de sufrágio (voto emitido para a eleição de um candidato) e abuso de poder político durante a campanha eleitoral de 2010. 
Pela Lei da Ficha Limpa, Puty deve ficar inelegível pelos próximos 24 anos, a contar da data da publicação do acórdão, uma vez que ele foi condenado em três ações diferentes e a pena para cada uma delas é de oito anos. Já as multas aplicadas foram no valor de R$ 80 mil a R$ 100 mil.
A cassação do mandato do deputado federal foi decidido pelo TRE-PA por quatro votos a um. “Foi analisado tudo que havia no processo e a decisão foi tomada com base em processos semelhantes. No final, entendi que havia a necessidade da cassação”, explica a juíza Eva Amaral Coelho, relatora do processo.
De acordo com a lei, a cassação é imediata. Após sua publicação do acórdão, a cassação será efetivada, porém, a relatora diz que o acusado ainda pode recorrer da decisão.
“Normalmente os penalizados procuram liminares para suspender o efeito do recurso e continuar no mandato. Ele (Puty) tem vários caminhos a seguir, mas se o TRE-PA acatou o que foi relatado é porque realmente encontrou ilegalidades. Não iríamos tomar uma decisão de qualquer jeito”, argumenta.
A publicação do acórdão, por outro lado, ainda não tem data definida, pois houve um voto divergente. Caso seja confirmada a cassação de Puty, assume o mandato o primeiro suplente do PT, o santareno Carlos Martins, irmão da ex-prefeita de Santarém Maria do Carmo Martins.
(DOL)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ação de Governo

Prefeitura entrega madeira em comunidades atingidas pela cheia
Madeira entregue aos comunitários de Igarapé
das Fazendas
A Defesa Civil de Juruti, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Governo, entregou, no dia 25 de maio, na comunidade Nossa Senhora do Carmo, na região do Igarapé das Fazendas, 102 dúzias de tábuas e 13 dúzias de pernamancas. O prefeito Marco Aurélio Dolzane participou da entrega, assim como a secretária de Saúde, Ana Márcia Cunha, secretário de Governo, Sebastião Soares, e de Integração Comunitária, Antônio Marcos Tavares.

Foram 31 famílias atingidas pela enchente de 2013 e essa foi primeira comunidade a receber a ajuda da Prefeitura. “Estamos atentos a essa enchente. Fortalecemos a Defesa Civil de Juruti para que essa situação de dificuldade dos nossos ribeirinhos seja amenizada. Com recursos próprios iniciamos a entrega de madeira e posteriormente serão as cestas básicas e remédios, através de convênios com Estado e Governo Federal”, disse o prefeito.

Decreto estabelece ponto facultativo no Pará na sexta-feira

Em virtude do feriado de Corpus Christi, que transcorre na próxima quinta-feira (30), o governador Simão Jatene tornou facultativo o trabalho na sexta-feira (31), nos órgãos estaduais da administração direta e indireta. O expediente facultado será compensado com o acréscimo de uma hora à jornada diária de trabalho, entre os dias 27 e 29 deste mês. Algumas áreas específicas, no entanto, não são abrangidas pelo decreto governamental.

Os órgãos da saúde, arrecadação e defesa social devem estabelecer escalas de serviço especiais para os servidores, a fim de que o atendimento à população não seja prejudicado. O decreto com a medida foi publicado nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial do Estado.

Fonte: Agência Pará

Imprensa

Basa e Sindicato fazem homenagem pelo Dia da Imprensa
Acontece neste dia 27 de maio de 2013, as 16 horas, no auditório "Pérola do Tapajós", da Superintendência do Banco da Amazônia, a grande homenagem aos profissionais destaque da Imprensa 2013, pela passagem do Dia Nacional da Imprensa.
O evento é uma parceria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e televisão de Santarém, mais conhecido como Sindicato dos Radialistas, em reconhecimento pelos serviços prestados por estes profissionais a sociedade santarena, através da radiodifusão, televisão e jornal escrito.
No evento serão entregues as premiações a todos os homenageados e será servido um sensacional coquetel para confraternizarmos uns com os outros.

sábado, 25 de maio de 2013

Cultura

Tribos de Juruti se apresentam neste sábado em Monte Alegre
Fazendo parte das comemorações dos dez anos do jornal Tribuna da Calha Norte, acontece na cidade de Monte Alegre neste sábado, 25, a apresentação dos destaques das tribos de Juruti Mundurukus e Muirapinima.  Segundo informações do diretor do referido jornal, Genival Cardoso, os componentes das tribos jurutienses não serão apenas uma atração a  mais da festa, mas sim, levarão aos moradores de Monte Alegre a cultura de Juruti representada pelo Festival das Tribos Indígenas que acontece em Juruti.
A programação tem o apoio da Prefeitura de Juruti que proporcionou condições para o deslocamento dos dois grupos até a cidade pintacuia. Segundo o prefeito Marco Aurélio Dolzane,  trata-se de um evento que valoriza nossa cultura, pois é uma oportunidade que as duas tribos de Juruti terão de divulgar seus potenciais e o próprio Festribal que acontece no último final de semana no tribódromo municipal. “Sabemos que além de ajudarmos os dois grupos a se apresentarem até Monte Alegre, esse evento também é uma forma de divulgar Juruti e nosso potencial cultural na região”, avaliou Marco Aurélio.
As tribos Mundurukus e Muirapinima seguirão de barco próprio que deixará o porto da cidade nesta sexta-feira retornando no domingo pela parte da noite. Cada uma levará em torno de 25 componentes dentre os quais os principais destaques que serão apresentados ao público que comparecer ao clube Roda Viva no bairro Serra Ocidental, na cidade de Monte Alegre.
Além dos componentes e diretores das tribos, uma comitiva da prefeitura de Juruti composta pelo secretário de cultura, Carlos Pinheiro, e o assessor de imprensa do gabinete, Rui Neri Rebelo, também se deslocará até Monte Alegre,  numa forma de valorização do nosso principal produto turístico e cultural que é o Festribal, que este ano acontecerá no período de 25 a 28 de julho.


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Audiência Pública

Alcoa não vai participar de reunião convocada pelo Movimento Acorda Juruti
Em nota encaminhada à Imprensa, a direção da Alcoa Mina de Juruti, descartou a possibilidade da empresa participar da audiência convocada pelo movimento "Acorda Juruti". Leia a seguir a íntegra da nota da empresa.

Nota Posicionamento Alcoa
A Alcoa recebeu com surpresa a carta-convite para participar de reunião pública convocada por representantes do movimento intitulado Acorda Juruti, visto que a Companhia sempre esteve aberta ao diálogo direto com a comunidade Jurutiense e participa regularmente do Conselho Juruti Sustentável (Conjus) – fórum público legitimamente constituído para a discussão de propostas e encaminhamentos concretos para a resolução de questões sociais, econômicas e ambientais do município.

A Alcoa Mina de Bauxita de Juruti foi implantada e opera em total acordo com as exigências legais e cumpre rigorosamente os compromissos voluntários assumidos desde as audiências públicas na etapa de licenciamento do empreendimento. Diante disso, a Companhia reitera que as afirmações contidas na carta não refletem o que de fato ocorre e ocorreu nos anos de atuação desta empresa em Juruti.

Desde o período de implantação do projeto, a Alcoa faz voluntariamente pela região muito mais do que a lei determina, sempre movida pelo respeito às comunidades onde atua e pela crença na coexistência harmoniosa entre a mineração, o meio ambiente e própria comunidade. Alguns exemplos destas ações são:

·         Recolhimento de R$ 427 milhões em tributos, impostos e compensações nas esferas municipal, estadual e federal entre os anos de 2006 e primeiro trimestre de 2013;
·         Somente ao município de Juruti foram destinados R$ 167 milhões deste total;
·         A empresa pagou até o presente momento R$ 18 milhões a título de participação no resultado da lavra aos superficiários das áreas mineradas, por intermédio da Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho (Acorjuve), por meio de repasses mensais que continuarão a ser feitos a esta entidade;
·         A empresa implementou, em conjunto com a Prefeitura e Câmara Municipal, a Agenda Positiva, que é um conjunto de ações voluntárias para o desenvolvimento do município. Das 54 obras acordadas, 46 já foram entregues, duas estão em andamento e seis serão iniciadas. Até o momento a empresa investiu R$ 69 milhões nesta iniciativa.

É importante qualificar adequadamente o que é responsabilidade da Alcoa e o que é o papel de outros atores da sociedade. Face ao volume extraordinário de recursos financeiros e de iniciativas sociais e ambientais que foram destinados a Juruti por meio de órgãos públicos e associações de natureza civil desde antes da implantação do projeto, entendemos que a questão que se coloca à sociedade jurutiense é a discussão da sustentabilidade do município, englobando a gestão e as políticas públicas, bem como a aplicação dos recursos destinados pela Alcoa às associações de natureza civil.

Desde que a Alcoa iniciou a implantação da Mina de Bauxita de Juruti, a indústria mundial do alumínio se transformou estruturalmente. Existe excesso de produção de alumínio, o que consequentemente tende a reduzir a demanda para a bauxita de Juruti. Independente deste cenário e dos resultados negativos da operação, a Alcoa honrou com todos os compromissos, legais e voluntários, assumidos com a comunidade de Juruti.

Frente ao exposto e por entender que o município já dispõe de um mecanismo legítimo para discussão das questões de sustentabilidade de Juruti, o Conjus, a Alcoa informa que não comparecerá ao evento citado e continuará a participar ativamente do Conselho, que terá sua próxima reunião no mês de junho. Nesta ocasião a Alcoa estará, como sempre esteve, à disposição da comunidade jurutiense para refletir sobre as ações específicas do Poder Público e das instituições da sociedade civil que contribuirão a curto e médio prazos para assegurar a sustentabilidade do município e, ao mesmo tempo, a competitividade e a continuidade das operações da Mina de Bauxita de Juruti.

Por fim, a Alcoa repudia a afirmação de que a empresa “domina os meios de comunicação para impedir qualquer divulgação negativa”. Ao contrário a empresa respeita e incentiva a liberdade de imprensa, por entender que este é um meio democrático para que a sociedade tome ciência da realidade.

Funcionalismo Municipal

Prefeitura de Juruti inicia pagamento de servidores dia 28 de maio
Dando prosseguimento à política de valorização do servidor público, a Prefeitura de Juruti inicia o pagamento dos servidores municipais ainda dentro do m~es de maio, como é o propósito do prefeito Marco Aurélio Dolzane e do vice, Jonas Morais.
Na relação a seguir, você confere as datas dos pagamentos dos funcionários de cada secretaria.
28/05/2013 – terça-feira
Secretaria Mul. de Administração
Secretaria Mul. de Finanças
Secretaria Mul. de Planejamento
Secretaria Mul. de Comunicação
Secretaria Mul. de Integração Comunitária
Secretaria Mul. de Produção
Gabinete do Prefeito
Secretaria Mul. de Assistência Social
Secretaria Mul. de Infraestrutura
Secretaria Mul. de Meio Ambiente
Secretaria Mul. de Governo
29/05/2013 – quarta-feira
Servidores da Secretaria Municipal de Educação – FME
Agentes Comunitários de Saúde
31/05/2013 – sexta-feira
Secretaria Municipal de Saúde
03/06/2013 – segunda-feira

Secretaria Mul. de Educação – FUNDEB

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Funcionalismo


Pagamento dos servidores inicia a partir do dia 24

Pagamento dos servidores inicia a partir do dia 24O governo do Estado inicia na próxima sexta-feira (24) o pagamento dos servidores públicos da administração direta e indireta, referente ao mês de maio de 2013. Segundo o cronograma divulgado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), os inativos militares e pensionistas civis e militares serão os primeiros a receber. O pagamento será encerrado na sexta-feira (31), com os servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da capital e do interior. Abaixo, o calendário de pagamento:
 
Maio de 2013
 
Dia 24 (sexta-feira) - Inativos militares e pensionistas civis e militares
 
Dia 27 (segunda-feira) - Inativos civis e pensões especiais/Sead
 
Dia 28 (terça-feira) - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, NAF, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran, Secom e Setur
 
Dia 29 (quarta-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, Fundação Tancredo Neves, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, IAP, Imetropará, Iasep, Igeprev, Imprensa Oficial, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp, Loterpa, CPH e NGTM
 
 
Dia 31 (sexta-feira) - Seduc

terça-feira, 21 de maio de 2013

Atentando no HRBA

Médico baleado no HRBA será transferido para São Paulo
O médico neuropsiquiatra Edson Ferreira Filho será transferido na manhã desta terça-feira (21) para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para continuar o tratamento que iniciou no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, oeste do Pará. O médico viaja às 7 horas da manhã. Ao chegar à capital paulista, dependendo da avaliação, o médico poderá ser transferido até mesmo para outro país visando continuar o tratamento.


O médico foi baleado no último dia 9 de maio, dentro do HRBA enquanto trabalhava. Ele levou tiros na região do tórax e um no punho. O atirador foi identificado como Elionaldo dos Santos Silva, de 37 anos, que entrou no hospital armado com um revólver calibre 38, roubado no município de Rurópolis, oeste do Pará. O atirador alegou ter sido paciente da vítima durante 10 anos, mas não havia sido curado de uma depressão, motivo pelo qual cometeu o crime.

O atirador foi encaminhado à Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura, aguardando a conclusão do inquérito policial e a decisão da Justiça sobre seu destino.

Redação Notapajos

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vigilância


Procon apreende mercadorias imprópria para consumo em Almeirim
Uma equipe do Procon (órgão de defesa do consumidor) esteve recentemente realizando ação preventiva e punitiva na cidade de Almeirim e no Distrito de Monte Dourado, onde muitos estabelecimentos foram fiscalizados e, em alguns casos, autuados com muita mercadoria apreendida.
A ação do Procon contou com a parceria do Departamento de Vigilância Sanitária do município de Almeirim. Foram apreendidos materiais de higiene e limpeza, alimentos com prazo de validade vencido ou impróprio para o consumo humano, entre eles muita bebida como refrigerantes e energéticos.
De acordo com o coordenador da ação, a principal infração foi a ausência do Código de Defesa do Consumidor exposto ao acesso do consumidor. “Quando você abre um comércio você tem que estudar o ramo. Saber com o que você vai lidar o que você vai precisar de licença, alvará. Tem que conhecer a lei e se você não conhece tem aqueles profissionais que podem orientar e dar suporte para que funcione em perfeitas condições”, alerta Leandro Pina, coordenador do Procon em Almeirim.
A Lei que obriga todo estabelecimento comercial a ter o Código de Defesa do Consumidor é de julho de 2010. “Não tem como a pessoa dizer que desconhece”. Fonte PMA com TCN e PJ.


Mistério

Rapaz continua desaparecido nas matas da região da Mina
Após vários dias de busca, até ontem o rapaz conhecido por Miqui, ainda não tinha sido localizado, na região do Assentamento Socó. Na semana passada, bombeiros de Juruti e Santarém estiveram envolvidos na busca sem sucesso. Ele saiu de casa no dia 9 de maio para trabalhar no terreno em empresário Wagner, dono da loja Encontro das Águas.
Segundo relato de seu colega, ele saiu do local onde estava dormindo alegando estar sendo perseguido por um tal de "pretinho" e pela polícia. Deixou apenas uma camisa e um par de sandálias.
Informações dão conta de que a Acorjuve foi acionada e mandou uma equipe para o local a partir de hoje, 20, que fica a 45 quilômetros da cidade para o lado da mina. Miqui estudou na escola Raimundo Coelho Fundamental é e filho de Nazaré e Pedro Gaspar, moradores das proximidades do açougue do Nhunhum.

Manchetes esportivas

Corinthians suporta sufoco santista e fica com o título paulista
Paysandu conquista 45º campeonato paraense
Em Minas Gerais não deu para o Cruzeiro. Galo, de Ronaldinho, fica com o título
LEIA AQUI

domingo, 19 de maio de 2013

Desenvolvimento Regional


Copa do Brasil


PAYSANDU QUER TIRAR VAGA NA "MARRA" DO NAVIRAIENSE
Discordo veementemente dessa onda de querer ganhar vaga nos bastidores no futebol paraense. Primeiro foi o Remo que não teve competência para ganhar do Paragominas, inclusive levando um show de jogadores dispensados pelo Remo porque eram ruins, e ficou querendo comprar vaga do estado de Rondônia, mas os times de lá não concordaram.
Agora me vem o Paysandu que, por pura incompetência de seus jogadores, diretores e técnico, perdeu dentro de casa para o pobre do Naviraiense que veio lá do interior do Mato Grosso do Sul e mostrou que futebol se ganha dentro de campo. Com o caldo derramado a diretoria busca no "tapetão" a vaga para continuar na Copa do Brasil alegando que o time do MS usou um jogador ilegalmente.
Acho que a diretoria do Paysandu deveria se mandar e arrumar jogadores que tenham vergonha na cara e honrem a camisa que vestem e não querer ficar justificando sua incompetência iludindo a torcida de que o time vai continuar na CB.
Já vi esse filme outras vezes, que o diga o plantel de 2011 quando um tal de Salgueiro de Pernambuco deu uma surra no Papão dentro da Curuzu.
Vamos jogar futebol e ganhar dentro de campo, é muito feio querer ganhar na marra no futebol.

sábado, 18 de maio de 2013

Infraestrutura


Leitor relata condições da Rodovia Translago; confira!

A Rodovia PA-257, conhecida como ‘Translago’, que liga Santarém a Juruti, no oeste do Pará, está em condições precárias para o tráfego de veículos. A via, que beneficia toda a região do Lago Grande, apresenta buracos e lama e em período chuvoso e representa perigo aos condutores que passam pelo local.

Um leitor do Portal Notapajos.com relatou o que viu durante uma visita as comunidades de Ajamuri e Santa Helena, no Lago Grande. Ele disse que a cada dia fica mais estressante andar pela rodovia e que espera que o governo mande recuperar alguns quilômetros de estrada que servem a mais de 100 comunidades dos municípios de Santarém e Juruti. Ele ainda afirmou que espera que não haja mortes para que, assim, o poder público tome alguma providência.
Comunidade Murui, na Rodovia Translago. (Foto: Padre Sidney Canto)

Comunidade Paissandu, na Rodovia Translago. (Foto: Padre Sidney Canto)

Comunidade São José, na Rodovia Translago. (Foto: Padre Sidney Canto)


A Rodovia Translago tem 150 quilômetros e, por meio da rampa da localidade de Patacho, proporciona acesso rodo-fluvial entre os municípios de Santarém e Juruti, com duração média de três horas de viagem, em embarcação de médio porte, na época de vazante do rio.
Redação Notapajos

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Suspense

Jovem continua desaparecido nas matas de Juruti
Um jovem de cerca de 23 anos está desaparecido há 9 dias nas matas da região do Assentamento Socó, distante em torno de 45 quilômetros do centro de Juruti.
Informações dão conta de que dois jovens saíram da cidade para trabalhar numa comunidade dessa região. Nas primeiras horas da manhã do dia 9 de maio um deles alegando que estava sendo perseguido pela polícia adentrou à mata e não mais retornou.
O colega retornou a cidade e comunicou o fato aos seus familiares que iniciaram as buscas. Sem ter sucesso e passado três dias acionaram as autoridades de Juruti que também foram ao local. 
As buscam se intensificaram nos três últimos dias com a presença de voluntários, bombeiros civis de Juruti e bombeiros militares de Santarém. Até o final desta tarde, 17, nenhum vestígio do jovem foi encontrado e as buscas foram dadas por encerradas. A mata onde o jovem se perdeu é muito fechada e que dificulta as buscas.
Relatos - sobre o caso, ouvimos vários relatos. Um deles dá conta de que o jovem informou ao seu colega antes de sumir na mata que estava sendo perseguido por um "pretinho" que lhe ofereceu cigarro; outro diz que ele alegou estar sendo perseguido pela polícia, o que não havia no local. As pessoas acreditam que ele estava tendo visões estranhas. Até mesmo um vidente foi contatado para ajudar na localização do jovem, mas suas orientações não resultaram em nada. Uma delas dizia que o jovem estava sentado no tronco de uma árvore grande, que é o que mais tem na região. 

Câmara Municipal de Juruti

Vereadora propõe construção de rodovia intermunicipal
Vereadora Mônica Brito propôs
construção de estrada intermunicipal
A vereadora Mônica Brito (PPS) encaminhou projeto de lei à Mesa Diretora da Câmara pedindo que o prefeito municipal de Juruti realize consórcio junto aos municípios de Itaituba e Parintins, a fim de realizar estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira para a construção de uma rodovia intermunicipal.
Pela proposta da parlamentar, a rodovia vai interligar os municípios de Juruti, Parintins e Itaituba à rodovia BR-163, Santarém-Cuiabá e Juruti será o principal articulador e gestor do consórcio promovendo os meios necessários à mobilização dos municípios parceiros e/ou partícipes a fim de que seja instituída  uma Comissão Técnica Pró-Implantação e bem encaminhar os estudos propostos.
Em um dos trechos de sua justificativa, a vereadora Mônica Brito cita que "como vereadora deste município defendo a abertura de uma rodovia intermunicipal que poderá mudar o perfil de nosso município nos próximos 15 anos, que nos integre verdadeiramente ao nosso país, que dê oportunidade para que este município cresça de verdade, que nos interiorize e nos dê acesso para um Brasil de novos tempos, para um Brasil que cresce. Juruti não pode ficar no isolamento; com a rodovia, além do aspecto interativo e integrativo, teríamos muitas outras vantagens..."
O projeto da vereadora foi encaminhado para a comissão de Constituição e Justiça da Casa que vai apresentar parecer dentro dos próximos dias para que seja apreciado e votado em plenário.

Óbidos

Óbidos se prepara para o Festival do Jaraqui
É tempo de piracema! É tempo de jaraqui. Nessa época a frente da cidade de Óbidos, no Oeste do Pará, vira uma verdadeira festa. O cenário se transforma em um monte de canoas e pescadores com suas malhadeiras pegando cambadas de jaraqui, peixe tradicional da região e de carne bastante apreciada.
A população fica só na espera das canoas encostarem para dar seus preços pelo pescado. Hoje o preço ainda está um pouco salgado. Já teve ano de estar bem melhor. Mas acredita-se que ainda vai baixar mais o valor que está em média 8 por 10 reais.
Justamente por esse período apresentar grande abundância desse delicioso pescado é que foi criado, através de projeto do saudoso vereador Hugo Ferrari, o tradicional Festival do Jaraqui, que ocorre na primeira quinzena de junho. Enquanto não chega o Festival, a população vai fazendo a festa com a dança dos jaraquis na frente da cidade.

Em Terra Santa

Escolas entram na batalha por um trânsito seguro
Nesta sexta-feira (17), será lançado no município de Terra Santa, oeste paraense, o projeto Educação para o Trânsito. A iniciativa tem apoio da Mineração Rio do Norte (MRN) através do Fundo para Infância e Adolescência (FIA). O evento terá início às 17h, no Ginásio Municipal da cidade.
Haverá também homenagens às vítimas de acidente de trânsito, sorteios de brindes, encenações e palestras.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Educação superior


UFOPA mantém nota do Enem no processo seletivo de 2014

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) anuncia que manterá a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como a única via de ingresso à Universidade no próximo processo seletivo, o de 2014. O anúncio foi feito pelo pró-reitor de Ensino de Graduação (PROEN), Prof. Dr. José de Oliveira Aquino.
Segundo o pró-reitor, o mesmo procedimento de 2013 será mantido para o processo seletivo de 2014. No entanto, como mais da metade dos alunos da universidade são oriundos de escolas públicas, a única mudança prevista refere-se ao percentual de 50% destinado às cotas sociais. “Nós devemos ter uma mudança neste aspecto, uma vez que mais da metade dos nossos alunos são oriundos das escolas públicas”, explica.
Em defesa do Enem, o pró-reitor de graduação ressalta que o exame é a forma de acesso à universidade mais democrática que existe atualmente. “Considero o Enem amplamente democrático, pois o aluno que deseja ingressar na UFOPA não precisa se deslocar até Santarém ou a um município-polo da universidade para realizar o processo seletivo da UFOPA, e isso é fantástico”, avalia.
O último processo seletivo da UFOPA considerou como referencial de seleção o maior resultado do Enem dos anos de 2012 e 2013. O processo seletivo habilita para admissão à UFOPA em seu semestre inicial, denominado Formação Interdisciplinar I.
Talita Baena – Comunicação/UFOPA

Enchente

Águas do Rio Amazonas já invadem parte da avenida Marques Diniz
Parte mais baixa da avenida Marques Diniz já
foi tomada pelas águas fluviais
Como é comum nessa época do ano, as águas do rio Amazonas, que banha Juruti, já começam a invadir a parte mais baixa da orla da cidade, na rua Marques Diniz. Por enquanto o fenômeno natural não causou maiores prejuízos para  a cidade, mas a Defesa Civil já está atenta para tomar as devidas providências na hora que a situação piorar.
Pelos cálculos das pessoas que atuam naquela área da cidade com venda de peixe, a altura do cais de arrimo nesse trecho da cidade mede em torno de 8 metros, o que significa que a cheia desta ano já se aproxima do nível de 2009, considerada uma das maiores dos últimos tempos.
No interior do município de Juruti, várias comunidades já estão submersas e já encaminharam pedido de ajuda à Prefeitura. Através da Defesa Civil, a Prefeitura de Juruti deve doar madeira para ajudar na reposição dos assoalhos das residências e na construção de pontes de acesso. 

Educação

Escola Raimundo Coelho realiza projeto Pacto pela Educação
Alunos estão empenhados nas ações do programa

Está de vento em pôpa a ação do Projeto da Secretaria de Educação do Estado "Pacto pela Educação". nesses dois dias, 16 e 17 estão acontecendo atividades de pintura das salas de aula e do muro da escola. 
Os alunos estão empenhados juntamente cm os professores-monitores. A comunidade toda está envolvida e isso é muito bom, pois mostra o compromisso e a solidariedade dos alunos do Raimundão Coelho para com sua escola.
Os alunos sabem que a escola é a sua segunda casa, por isso não se negaram a participar.
A ação prossegue por todo o dia desta quinta e sexta e culmina com uma programação no dia 18, sábado.
Desde já a direção da Escola Estadual Raimundo de Souza Coelho agradece a todas as pessoas que estão participando dessa importante ação do Pacto pela Educação.





Esporte

Paysandu perde em casa e está fora da Copa do Brasil
Papão provou que ainda está muito frágil
para o Brasileirão
O time paraense tinha a vantagem do empate, mas acabou cedendo e entregou o jogo para o time matogrossense por 2 a 0 e está fora da Copa do brasil. Ao Papão que não contava com essa derrota, resta agora conquistar o título do Parazão domingo contra o Paragominas em Belém.

LEIA TAMBÉM

1) Copa do Brasil tem mais sete classificados
2) Timão prejudicado pelo árbitro está fora da Libertadores
3) Definido árbitro da final do Parazão 2013

CLIQUE AQUI

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Muirá on line

Tribo Muirapinima instala internet grátis na Aldeia Muirá
De acordo com informações da diretoria da Tribo Muirapinima, a partir de hoje, a população já pode contar com internet para cesso gratuito nas dependências da Aldeia Muirá. Para quem tiver interesse em se conectar basta digitar o  nome do sinal que está como "CRENÇA INDIGENA" 

Em Manaus

Lutador jurutiense ganha medalha em Manaus
Sivaldo conquistou mais uma
medalha como lutador
Em mais um evento de MMA, o lutador jurutiense Sivaldo Silva conquistou mais uma medalha na sua carreira. O evento aconteceu no dia 11 de maio no ginásio Minenberg na capital amazonense. Sivaldo conquistou o 1º lugar na categoria master até 40 anos. Sivaldo representou Juruti através da Academia Remansinho dos Dragões que é filiada à Academia Nova União, de Manaus.

Celpa

Câmara realiza sessão sobre energia elétrica em Juruti
Vereador Janisson pediu esclarecimentos da
Celpa sobre os problemas em Juruti
Atendendo requerimento de autoria do vereador Janisson Natividade(PT), aprovado pelos demais parlamentares, a Câmara Municipal de Juruti, no seu papel de defensora do povo, realiza hoje uma sessão de esclarecimentos sobre a energia elétrica em Juruti.
No seu pronunciamento o vereador Janisson cobrou da empresa melhorias urgentes no sistema de abastecimento de energia para acabar com os constantes apagões que tem prejudicado a população. Ele cobrou ainda informações sobre o programa Luz para todos que não estrá atendendo aos moradores da zona rural do município.
O diretores da Celpa estão mostrando a real situação em que Juruti se encontra e anunciando as melhorias que pretende implantar em nossa cidade.
Vale ressaltar que hoje a Celpa não está mais ligada ao grupo Rede e sim ao grupo Equatorial e se chama apenas Celpa.
O presidente da Câmara, vereador Edjanio Peruano Printes está presidindo a sessão e também aproveitou para reivindicar a melhoria do fornecimento de energia elétrica em Juruti.
Todos os vereadores presentes aproveitaram o ensejo para pedir explicações sobre os mais diversos problemas apresentados no setor de energia elétrica a fim de informar para a população o que está realmente acontecendo.
Veja outros flagrantes da sessão da Câmara desta quarta-feira sobre energia elétrica.