segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Prestação de contas


Henrique Costa presta contas na Câmara Municipal

A manhã da última quarta-feira, 31, entrou para a história da Juruti, pois o prefeito de Juruti, Henrique Costa e seu secretariado, estiveram na câmara de vereadores do município para fazer a prestação de contas do seu governo do período de 2007 a 2010.
O prefeito usou a tribuna da câmara por cerca de duas horas em que fez um relato das atividades da Prefeitura de Juruti durante esse período, considerado os anos que mais entrou dinheiro nas contas do executivo, mostrou através de um slide uma planilha de custo, com receitas e despesas da prefeitura.
Henrique Costa deixou claro que fez a prestação de contas para os vereadores e populares presentes por se tratar de uma administração transparente e deixar claro que não teme qualquer tipo de acusação contra ele. “Estou hoje aqui porque eu quero” disse, observando que por lei, o executivo não necessita prestar contas nem para o legislativo e nem para a população e sim para o Tribunal de Contas.
Após a explanação do prefeito, alguns vereadores usaram a tribuna para expressar suas opiniões a respeito da prestação de contas, o vereador Raimundo Amarildo, disse que esteve contente com a atitude do prefeito de abrir as pastas da prefeitura para a população tomar conhecimento de como está sendo utilizado o dinheiro público, falou ainda que foi ele (Amarildo) que tomou a iniciativa para que o prefeito fizesse essa prestação de contas, por haver diversos boatos na cidade que o prefeito e seu secretariado estariam enriquecendo ilicitamente com o dinheiro público.
apesar de todas os documentos serem mostrados, vereadores da oposição contestaram a prestação de contas, como o vereador Carlos Alberto, líder da bancada do DEM, que fez vários questionamentos.
Usando a tribuna, o prefeito disse que a oposição tenta encontrar irregularidades em tudo que a prefeitura faz, e disse que pedirá em ato público um confrontamento de contas entre Prefeitura de Juruti e Alcoa para que seja colocado a limpo o ‘disse-me-disse’, quanto a questão de ramais, Costa salientou que todos os ramais construídos ou recuperados pela Prefeitura de Juruti é feito o serviço de drenagem para que a água escoe sem danificar de imediato o leito da estrada.
Diversos questionamentos ainda foram feitos pelos vereadores da oposição, mas como fugiu do assunto, que era a prestação de contas de contas da Prefeitura, o presidente da Câmara decidiu intervir e por fim encerrou a sessão por entender que assuntos pessoais estavam sendo tratados durante a reunião.
Tensão – Alguns vereadores da oposição não satisfeitos com a prestação de contas chegaram a se alterar, sendo preciso a intervenção de seguranças da Câmara e da Polícia Militar.
Os vereadores da bancada do DEM questionaram os valores que o prefeito e seus secretários recebem como funcionários públicos e que “compram carrões, constroem casas, apartamentos, etc” questionou Carlos Alberto.
Henrique Costa disse que não sabe da vida privada de seus secretários, mas, por conta dessa especulação, já solicitou que todos os secretários façam uma prestação de contas de seus bens adquiridos após assumirem o cargo na prefeitura de Juruti, para que em uma oportunidade em breve seja apresentado a toda sociedade jurutiense. Costa disse ainda, que não teme falar de seu patrimônio porque não foi conquistado ilicitamente, e se a oposição acha que existe irregularidade e tem como provar isso, que entre na justiça para que seja tomada medidas cabíveis. O prefeito ainda chegou a ir à tribuna para falar de sua vida privada, mas o presidente da Câmara, Cleverson Mafra, entendeu que o assunto estava fugindo da prestação de contas e deu por encerrado a sessão.
O prefeito Henrique Costa, disse que ates de assumir o cargo público já tinha sua vida voltada para o comércio, e que seus bens adquiridos nos últimos anos não são apenas provenientes de seu salário como prefeito, mas de  suas empresas que geram lucro.
Portal Agora Juruti com informações do Portal Juruti

Nenhum comentário:

Postar um comentário