sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Saúde em Juruti

Prefeitura inaugura Centro de Testagem e Aconselhamento



A Prefeitura Municipal de Juruti, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), inaugurou nesta sexta-feira, 23 de setembro de 2011, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/AIDS.

O CTA é um serviço de saúde voltado para ações de diagnóstico e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Nele, serão realizados testes para HIV e sífilis, inicialmente. Posteriormente também serão disponibilizados testes para as hepatites B e C, gratuitamente. Tem como objetivo ampliar o acesso da população em geral aos aconselhamentos, às ações de prevenção e ao diagnóstico da infecção.

Ao procurar um CTA, o usuário tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que pode ser individual ou coletiva para oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer suas informações e dúvidas sobre DST e HIV/Aids e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras que dispõe para prevenir-se. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2010 foram registrados em Juruti 5 casos de HIV, sendo 3 homens e 2 mulheres. Em 2011 foi registrado apenas 1 caso.

A estrutura CTA corresponde a uma sala de coleta, dois consultórios, uma sala de aconselhamento coletivo e uma recepção. A equipe de atendimento é composta para dois enfermeiros, uma psicóloga, uma assistente social, um assistente administrativo com o apoio dos médicos que atendem na rede pública municipal.

O serviço funcionará integrado ao ambulatório de tratamento de fumantes, ficando as quartas-feiras reservadas para atender a este público. O Centro vai funcionar das 8h as 14h na antiga Sala de Emergência do Hospital Municipal de Juruti.

Fonte: Semcom/Juruti

Nenhum comentário:

Postar um comentário