quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Opinião

Gastando a Bola 
                                                                                                                    [Por: Rui Neri]



São Raimundo e São Francisco entre o sonho e a realidade

São Raimundo e São Francisco entram em campo nesta quarta-feira para a 6ª rodada do Parazinho 2012 em situação idêntica, ou seja, somente a vitória interessa para os dois para continuarem em evidência no certame. Caso empatem ou percam seus jogos, os dois podem arrumar as malas e apenas cumprir tabela na última rodada domingo que vem.

Mas a vida de Leão e Pantera não está nada fácil. O time azulino joga contra o Águia de Marabá dentro da casa do adversário. Vai pegar um time que depende de uma vitória para garantir sua vaga ao quadrangular e que dificilmente será batido no Zinho de Oliveira. Trata-se de um time que começou perdendo, mas a partir da segunda partida se reabilitou e está praticamente classificado.

Por sua vez, o São Raimundo tem a vantagem de jogar em casa, só isso, mas pega um time que já mostrou que veio para ser campeão. O Cametá tem o artilheiro da competição e continua sendo o único invicto da competição. O São Raimundo vem de resultados negativos e entra em campo com um time todo desfalcado.

Se alguém me perguntasse quem tem mais chance de sair com uma vitória hoje, eu diria que é o São Francisco, pois quando o time joga fora de casa os jogadores se superam, já que sabem que somente essa vitória interessa ao clube que saiu lá de baixo e chegou à primeira divisão. O problema é que o Leão joga sem seu principal articulador, o meia Diego Carioca, que saiu contundido na última partida contra a Tuna. Além disso o São Francisco está mais entrosado que o São Raimundo.

Quanto ao São Raimundo eu diria que o time teria condições de vencer o Cametá em Santarém se tivesse com seu plantel inteiro. Entretanto, o Pantera fez a maior besteira na partida contra o Independente, teve três de seus principais jogadores expulsos. Vai jogar sem Labilá, Helder e Evair. O técnico Nildo vai improvisar na defesa e isso não é muito bom. O único titular, Filho, ainda não entrou no campeonato.

Portanto, vejo que se São Francisco e São Raimundo conseguirem um empate hoje à noite, a torcida já pode comemorar, o que infelizmente não é suficiente para eles continuarem na competição. Na última partida, domingo que vem, não dá para contar com vitória, embora essa  possibilidade exista. O São Raimundo joga contra o Paysandu em Belém e lá leva pressão, empurrão, marcação de árbitro, da federação, enfim, lá fazem tudo para favorecer o Paysandu. O São Francisco joga contra o Remo em Santarém, mas isso não é garantia de vitória, pois mesmo jogando em Santarém, também há favorecimento ao time da capital.

Tomara que eu esteja errado e o São Francisco surpreenda o Águia com uma vitória e vença o Remo domingo que vem em Santarém, e que o Pantera desbanque o Cametá com uma vitória hoje e ganhe do Paysandu na Curuzu domingo. Sonhar não custa nada.
[Rui Neri é professor especialista, jornalista e cronista esportivo há 25 anos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário