quarta-feira, 4 de abril de 2012

Meio Ambiente

Juruti ganha autonomia para atuar na questão ambiental
Prefeito Henrique Costa recebe
certificado de autonomia
O município de Juruti foi habilitado a ter mais autonomia na fiscalização e monitoramente das questões ambientais, principalmente no que diz respeito a licenciamentos. Em uma reunião com o secretário de estado de Meio Ambiente (SEMA), José Colares, e a Prefeitura de Juruti, através do prefeito Henrique Costa, decidiram a que a SEMMA Juruti assumirá suas competências no município.
Com essa transferência de parte das responsabilidades para o município de Juruti, a SEMMA fará novas atividades como o licenciamento. “Não só vai facilitar o trabalho, como melhorar a vida das pessoas que precisam de informações, precisam resolver pequenos problemas sem precisar ir a Belém, porque antes somente a SEMA tinha essa competência”, afirmou o prefeito Henrique Costa.
O novo diretor do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (IDEFLOR), Thiago Valente, parabenizou a SEMMA e disse que espera o retorno dessa nova etapa. “Para o estado do Pará, essa divisão de tarefas vai descentralizar a gestão ambiental. Significa que a ação de estado fica mais próxima do cidadão. Para o município, significa autonomia na gestão, poder com seus próprios meios, destravar os problemas locais. Antes não poderia ser feito porque quase 90% dos problemas só poderiam ser resolvidos em Belém, e hoje Juruti pode, com o seu corpo técnico ter uma autonomia de gestão”.
O biólogo, Bruno Leão, que representou o secretário Expedito Repolho, evidenciou que a liberdade que a atual gestão deu a ele e a sua equipe foi determinante. “A gestão nos deu carta branca para tratar desse assunto e conseguimos com muita luta, já que foram inúmeras reuniões e viagens a Belém. Sabemos dos desafios e das responsabilidades que nos esperam. Mas estamos todos felizes. Temos o reconhecimento da sociedade dos trabalhos que fazemos em Juruti a frente da Secretaria”, disse o biólogo.
A promotora de justiça, Lilian Braga, afirmou em seu discurso que a habilitação deixa o Ministério Público mais amparado na questão ambiental, pois de fato a SEMMA Juruti assumirá suas competências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário